Há pouco tempo atrás as unhas não eram uma parte de destaque no todo. As mulheres faziam as unhas, tiravam as cutículas, pintavam e só. Hoje, é preciso acompanhar as tendências, várias coleções que saem o tempo todo e ter unhas que se encaixam no seu estilo.

Veja também nossas dicas de como cuidar bem das unhas.

Porém, não adianta ter uma coleção enorme dos melhores esmaltes e das cores da moda, mas não cuidar das unhas. Da mesma forma que você passa hidratante todos os dias, faz esfoliação facial e passa protetor solar, as suas unhas também precisam de cuidados.

unhas sempre saudáveis
Unhas bonitas e saudáveis. Foto: Freepik

Ter e manter unhas saudáveis vai muito além de estar com as unhas sempre pintadas. E, ao contrário do que muitos acham, ter as unhas sempre pintadas e não dar um intervalo deixando as unhas sem produtos químicos ajuda a melhorar a saúde delas.

Além disso, remover as cutículas sempre não é uma boa ideia. Elas são protetoras naturais que impedem que micro-organismos entrem no corpo pela ponta dos dedos. Também tem o fato de que é muito importante  os alicates e espátulas sempre bem higienizados para não correr o risco de contaminação.

Saiba como as unhas podem identificar doenças e veja nossas fotos de unhas decoradas..

Hidratando as unhas

Além da sua pele, as unhas também precisam ser hidratadas. Isso as mantêm sempre saudáveis e bonitas. Faça isso ao menos 1 vez por semana com produtos específicos. Aplique fazendo movimentos circulares.

  As facilidades do xampu a seco

O mau hábito de roer as unhas

Além do óbvio, roer as unhas as deixa enfraquecidas e você pode engasgar com algum pedacinho que soltar. Uma informação que talvez você não saiba: a saliva é uma substância ácida e que acaba enfraquecendo as unhas com o tempo.

Siga o seu formato normal

Unhas redondas devem ser cortadas redondas e unhas quadradas segue o mesmo padrão. Quando isso não é seguido as unhas quebram com muita frequência e é muito difícil ter unhas grandes assim.

Sua unha precisa de descanso

Tirar o esmalte da unha e ir já colocando novamente não é aconselhável. Os produtos químicos do esmalte enfraquecem as unhas. Um dia antes de ir até a manicure tire o esmalte e deixe sua unha respirar por, pelo menos, 12 horas.

Unhas bonitas e saudáveis. Foto: Freepik

Cuidado nunca é demais

Ter o seu próprio quite de manicure com lixa, espátula e, principalmente, alicate é muito importante. Normalmente os salões que levam o trabalho a sério esterilizam os alicates, mas você prefere arriscar? Cuide da sua saúde e tenha o seu quite.

Cuidado com os sapatos apertados

Eles pressionam demais as unhas e podem chegar a causar inflamações e até infecções. Também tem o caso da famosa “unha encravada” que é muito comum de aparecer em pessoas que usam calçados fechados e apertados.

Removedores x Acetona

Os removedores de esmaltes são sempre a melhor opção quando comparados à acetona. Esta substância resseca as unhas e não adianta ficar se preocupando em hidratá-las e no dia seguinte usar acetona para retirar o esmalte.

Muito contato com a água

Eu sei que tem gente que não tem como fugir uma pia de pratos ou de lavar o passeio de casa. Mas, o melhor é usar luvas na hora de fazer isso porque o excesso de água enfraquece as unhas. A propósito, luvas de látex e aquelas que tem um “pozinho”, muito usadas em hospitais não são as mais adequadas.

  Coleção de esmaltes Impala Fun chega às prateleiras
Unhas bonitas e saudáveis. Foto: Freepik
Unhas bonitas e saudáveis. Foto: Freepik

Alimentação é primordial

Uma substância muito importante para o bom crescimento e saúde das unhas é a queratina. Ela é que dá a “dureza” das unhas e se as suas quebram com facilidade pode ser que seja falta de proteína. Outro problema é falta de alguns sais minerais como o ferro e o selênio que também ajudam a fortalecer e manter as unhas saudáveis.

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui