Saiba Tudo Sobre o Botox (Toxina Botulínica)

Hoje em dia, a aplicação de botox é um dos procedimentos não cirúrgicos mais requisitados nas principais clinicas de estéticas e cirurgia plástica. O número de pessoas que vem procurando o procedimento de botox vem crescendo cada vez mais, tanto mulheres quanto homens estão se submetendo as injeções de botox, a fim de livrar-se das temidas rugas e marcas de expressão.

Saiba Tudo Sobre o Botox (Toxina Botulínica)

Chega certa idade em que você se olha na frente do espelho e começa a perceber algumas rugas de expressão na testa, ao redor dos olhos, alguns pés de galinha e percebe-se que esses pequenos probleminhas estão te deixando com uma aparência cansada e envelhecida. Então, eis a questão, da onde está saindo essas rugas e linhas de expressão? Sempre que rimos ou choramos, qualquer movimento de expressão faz com que os músculos se contraem, com o passar do tempo esses movimentos repetitivos de contrações de músculos resulta no desenvolvimento de linhas de expressão profundas, ou seja, desenvolvem o famoso pé de galinha e vincos no rosto.

Com o passar dos anos, as linhas passam a ficar mais pronunciadas, especialmente nas mulheres, pois a pele feminina é mais delicada e as linhas de expressão tornam-se mais exageradas e permanentes. A boa notícia, é que existe um tratamento estético para reduzir ou amenizar as incomoda rugas de expressão. Esse tratamento estético chama-se botox, conhecido também pelo nome de toxina botulínica tipo A.

Saiba Tudo Sobre o Botox (Toxina Botulínica)

Basicamente, no tratamento com botox é utilizado pequenas injeções de toxina botulínica nas áreas que aparentam com mais visibilidade as rugas e linhas de expressão, principalmente ao redor da bolsa e dos olhos, onde os músculos faciais se contraem com maior força. As injeções de botox são aplicadas diretamente nos músculos que estão provocando as linhas de expressão e rugas, causando um relaxamento temporário e proporcionando uma aparência mais suave e rejuvenescida para o rosto.

Devido a isso, o botox se tornou um excelente tratamento para rugas faciais, principalmente na testa e nas laterais dos olhos onde se desenvolve os pés de galinha. Recentemente, o uso do botox está sendo usado para pequenos graus de flacidez cervical e para hiperidrose excessiva na região palmar e axilar.

  Aprenda a usar Rímel Colorido - Passo a Passo

O efeito da toxina botulínica pode ser visto já nas primeiras horas de aplicação, mas especificamente nas 48 horas. Após essas horas ocorre uma estabilização do efeito, que se mantém por um período de quatro meses. O efeito do envelhecimento da pele deve ser a exposição solar inadequada em horários proibidos e sem proteção eficaz.

Saiba Tudo Sobre o Botox (Toxina Botulínica)

O botox é ideal para as pessoas que não desejam ser submetidas a procedimentos cirúrgicos, as que ainda não precisam ou então para as pessoas que desejam manter o resultado da cirurgia plástica. A toxina botulínica ajuda a retardar, mantém e até mesmo ajuda a reverter os sinais de envelhecimento com muita eficácia. Sem dúvidas, o botox pode ser considerado um dos métodos de rejuvenescimento facial mais eficazes dos últimos anos.

Perguntas Freqüentes sobre o Botox

A toxina botulínica pode ser feita em todas as idades?
A resposta é sim, algumas pessoas possuem os músculos faciais fortes e isso pode contribuir para o surgimento de marcas de expressão muito cedo, principalmente após os 20 anos. Já nas pessoas mais idosas, ar marcas de expressão são mais profundas e necessitam de um tratamento para serem visualizadas. Mas, independentemente da idade, todo mundo pode usufruir dos benefícios do botox.

Quanto tempo dura o efeito do Botox?

O efeito pode permanecer no rosto por até 6 meses em homens e 8 meses na mulher. Após esse tempo, os músculos tratados voltam a ser o que eram antes, ai então a toxina botulínica pode ser refeita para manter o rosto com uma pele sempre jovial.

Saiba Tudo Sobre o Botox (Toxina Botulínica)

A aplicação do Botox dói?
O material usado para fazer as aplicações é muito delicado, as agulhas são microagulhas finíssimas, mas também são usados cremes anestésicos para que o tratamento seja mais tolerável e confortável para o paciente.

  Dicas para Deixar os Cabelos Loiros ou Vermelhos Sempre Lindos

Quanto tempo leva uma aplicação de Botox?
A aplicação do botox é totalmente simples e dura em média 10 minutos, muito rápido. O procedimento pode ser feito na própria clinica e o paciente poderá voltar ao trabalho ou para a casa imediatamente após o procedimento.

É necessário repouso após as aplicações? 
Não.

Saiba Tudo Sobre o Botox (Toxina Botulínica)

Mitos e Verdades sobre o Botox (Toxina Botulínica)

A Toxina Botulínica pode deixar a boca torta?
A resposta é não. O botox apenas relaxa a musculatura e evita a contração excessiva dos músculos, totalmente diferente da técnica de preenchimento muito usada pelas mulheres, que faz com que o volume dos lábios e de outras regiões do rosto aumente, remodelando as formas e os contornos do rosto original.

Os efeitos da toxina botulínica são imediatos?
Não. Os efeitos do botox começam a aparecer apenas após cinco dias da data da aplicação. Os efeitos duram em média de quatro a seis meses. Portanto nem pense em agendar uma aplicação de botox dias antes daquela sua festa tão esperada ou de algum evento social. Os resultados do botox são rápidos, mas não instantâneos. Eles podem demorar de 24 à 48 horas para começar a aparecer.

Saiba Tudo Sobre o Botox (Toxina Botulínica)

O botox vicia?
Não, já que a toxina botulínica é aplicada diretamente no músculo, ou seja, não causa nenhum tipo de dependência ou vício. Portanto mulherada, podem ficar tranquilas em relação ao vicio do botox, pois não existe isso. É totalmente mito.

O Botox pode ser aplicada a qualquer momento?
Não. Os efeitos do botox duram de quatro a seis meses, ou seja, o paciente só pode fazer a manutenção do botox ou aplicá-lo novamente após esse período, portanto respeite o tempo da manutenção da toxina botulínica.

Saiba Tudo Sobre o Botox (Toxina Botulínica)

Contra Indicações do Botox

A propriedade do botox, de paralisar os músculos, é conhecida desde a década de 70, no entanto só no começo da década de 90 que o botox passou a ser explorado e utilizado para tratamentos estéticos e na correção de vários tipos de disfunção muscular. A toxina botulínica é usada, por exemplo, para reabilitar pacientes que tiveram derrame e apresentam espasticidade muscular, fazendo com que os músculos relaxam e, com o apoio da fisioterapia, permite ao doente recuperar mais rapidamente a sua função.

  Depilação - Acabe com os Pelinhos Indesejáveis

As vitimas de dores lombares ou cervicais crônicas também podem ser beneficiadas com o uso da toxina botulínica bem como pessoas com problemas no músculo das cordas vocais, também sujeito a espasticidade a qual provocam problemas de rouquidão. Além de alterar a expressão natural do rosto, o uso indevido do botox pode acabar deixando as pálpebras caídas. Por isso muitos médicos desaconselham à injeção da toxina botulínica nas têmporas ou na parte lateral da testa.

Saiba Tudo Sobre o Botox (Toxina Botulínica)

Os benefícios do botox também são contra-indicados em pessoas idosas com flacidez na pele, por causa da ação especifica do botox sobre o músculo. Como a injeção da toxina botulínica ajuda a relaxar a musculatura da pele pode acabar fazendo com que a pele caia, principalmente se o paciente estiver com a pele flácida. Portanto o uso do botox deve ser feito com muita cautela, confira as contra-indicações do botox abaixo:

Saiba Tudo Sobre o Botox (Toxina Botulínica)

  • Pacientes intolerantes à agulha
  • Mulheres grávidas ou que ainda estejam amamentando
  • Pacientes sensíveis aos componentes do botox
  • Infecção ou machucados na região a ser aplicado o botox
  • Pacientes com doenças auto-imunes (lúpus eritematoso sistêmico) ou neuromusculares (miastenia gravis)
  • Paciente com uso de antibióticos devido à interação medicamentosa e anticoagulante ou aspirina podendo causar o risco de sangramento excessivo. Nesse caso é preciso suspender o uso de antibióticos por quatro dias antes da aplicação do botox.

Separei mais esses conteúdos para você:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui