Conheça os sinais do câncer de mama e fique atenta!

Uma das atrizes mais adoradas da TV americana, Julia Louis-Dreyfus divulgou no fim de setembro que está com câncer de mama. Os sinais do câncer de mama são diversos.

Aos 56 anos, ela não deu detalhes sobre o estágio ou o prognóstico de seu caso, mas trouxe à tona a necessidade de ficar atenta. As mulheres devem começar a checar os seios a partir dos 20 anos. Um caroço não é o único sinal que se deve procurar.

câncer de mama

Mudança no tamanho ou formato dos seios

Os seios podem aumentar de tamanho devido à gravidez e ciclos menstruais. Porém, se mudanças no tamanho e formato deles acontecem foram desses períodos, um médico deve ser procurado.

Mamilos invertidos

Essa região dos seios pode variar de cor, tamanho e foramto de mulher para mulher. Porém, se os mamilos mudam repentinamente, ficando, por exemplo, invertidos ou com tamanho diferente, é um sinal de alerta.

Vermelhidão, coceira e feridas

O atrito do sutiã em dias quentes pode criar irritação na pele, claro. Porém, qualquer alteração dolorosa sem justificativa pede uma visita ao médico o quanto antes.

Saída de líquido do mamilo

Qualquer excreção deve ser motivo de atenção.

Afundamento da pele

Qualquer alteração que se assemelhe a um afundamento da pele, em qualquer parte do seio, também é considerada um sinal de alerta e pede visita ao médico.

Inchaços na axila e clavícula

Algumas mulheres desenvolvem inchaço durante a menstruação. Porém, se o inchaço persistir e aumentar, procure um médico.

Mudança na textura da pele

Se a pele ao redor dos mamilos adquirir aparência de casca de laranja, procure orientação médica.

Dor constante

Durante o período menstrual, muitas mulheres enfrentam dores nos seios. Aquelas que possuem seios mais avantajados sentem-se mais sensíveis quando praticam esportes. Porém, a dor passa quando essas atividades e períodos acabam. Se não passar, é hora de procurar um médico.

  Lentes de Contato – Quais os tipos e como usá-las

Veia visível

As veias dos seios não são muito aparentes (mulheres mais claras podem enxergar um pouco delas). Então se uma veia que não aparecia agora está visível e até mesmo crescendo, deve-se procurar um médico. Alguns tumores bloqueiam ou prejudicam a passagem do sangue pelas veias.

Um caroço (mais comum dos sinais do câncer de mama)

O caroço é o sintoma mais divulgado como sinais do câncer de mama. Porém, como vemos acima, não é o único. No auto-exame, se um caroço pode ser sentido mesmo sendo invisível, é bom procurar um médico.

Agora que você já aprendeu a identificar, não deixe de ler nossa matéria sobre câncer de mama – cinco passos que ajudam a prevenir!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui