Sono x Peso: O que esses 2 tem em comum? Muitos estudos e pesquisas na área da saúde mostram que existe relação entre dormir bem e alimentação, porém, algumas pessoas não se deram conta disso.

Sono x Peso: Dormir bem à noite requer interferência de diversos fatores, assim como o ganho de peso não está somente relacionado à alimentação descontrolada.

Contudo, é preciso entender que dormir pouco ou ter um sono de péssima qualidade pode comprometer o metabolismo, a produção de hormônios e os hábitos alimentares.

Por isso, se você tem interesse em saber como o Sono x Peso estão interligados, vem com a gente que vamos lhe explicar como essa relação funciona e quais são os seus efeitos na alimentação e na saúde como um todo.

Para ler mais tarde: Os Alimentos Antioxidantes para o Verão 2021

Sono x Peso – Descubra quais os efeitos dessa relação

O sono possui quatro fases: a primeira é o sono leve, depois sono leve 2, sono profundo e sono REM, que corresponde a quarta fase, onde ocorrem os sonhos.

sono x peso
Homem desligando o despertador. Foto: Freepik

Cada um dos ciclos possui uma duração de tempo, que pode variar conforme a pessoa, o local e a qualidade do sono.

Atentar-se para essa qualidade é primordial para garantir o bem-estar e a saúde como um todo. Isso porque as noites mal dormidas podem trazer consequências, não somente nas nossas emoções como o estresse, mais também pode desencadear doenças como a obesidade.

Veja também: Vilões da dieta em 2021: Como evitar e acelerar a perda de peso

Sono x Peso – Dormir mal a noite engorda?

O mais indicado é que se conclua todos os ciclos do sono, trazendo equilíbrio para o corpo e para a mente, sem que haja interrupções.

Porém, quando o sono é interrompido, pode elevar uma alta produção de hormônios ligados à obesidade, como o cortisol, responsável pelo acúmulo de gordura na barriga.

Saiba que dormir poucas horas de sono também contribui para o ganho de peso, produzindo um excesso de grelina, hormônio responsável pela vontade de comer.

sono x peso
Mulher com sono enrolada na coberta. Foto: Freepik

Além de aumentar os níveis de grelina, dormir pouco reduz a quantidade do hormônio leptina, que é produzido nas células de gordura e promove a sensação de saciedade.

Em consequência disso, a fome durante a noite pode sim trazer ganho de peso, pois o desejo de comer, principalmente alimentos gordurosos, acontece na privação do sono.

E para completar, nosso metabolismo fica mais lento ao tentar digerir certos alimentos como os carboidratos e açúcares durante a noite.

Leia mais: Projeto verão 2021: As últimas novidades para você manter a boa forma

Sono x Peso – O que pode afetar um sono de qualidade?

As dificuldades em queimar calorias e o descontrole alimentar são efeitos dessa relação entre sono x peso, mas você já pensou o que pode estar afetando a qualidade do seu sono?

Muitos desses efeitos estão relacionados aos nossos hábitos, como passar noites mal dormidas, seja por preocupações em excesso, desconfortos em geral ou até rotinas irregulares.

O nosso cérebro produz hormônios que regulam o nosso organismo, e muitas vezes, a forma que nos alimentamos está ligada a essa produção.

sono x peso
Mulher subindo na balança. Foto: Freepik

Além disso, as preocupações do dia-a-dia também afetam o nosso emocional, gerando ansiedade, que poderá reverberar a vontade excessiva de comer.

Sendo assim, entender o que pode estar afetando a qualidade do seu sono poderá ajudar a manter o seu peso e o processo de emagrecimento saudável.

Afinal, uma noite bem dormida auxilia na disposição do corpo, ajudando a combater o sedentarismo e os riscos de doenças que afetam também o sistema imunológico.

Portanto, um corpo bem nutrido exige uma noite boa de sono, alimentação saudável e prática regulares de exercícios, não se esquecendo também, dos cuidados com a saúde mental.

Leia mais: Janta engorda? O que você deve comer à noite

Sono x Peso – Afinal, como melhorar o sono durante a noite?

Comece pelo ambiente onde você dorme e o ritual realizado antes de dormir. Isso porque estes são pontos da sua rotina que precisam ser analisados, pois podem denunciar hábitos que prejudicam a qualidade do seu sono.

Confira se o ambiente onde você está dormindo possui uma temperatura ideal para seu corpo, livre de barulhos, ruídos e desconfortos, como por exemplo, a roupa que você está vestindo.

sono x peso
Mulher medindo a cintura com a fita métrica. Foto: Freepik

Verifique se o seu colchão e travesseiros estão aconchegantes o suficiente, para manter seu corpo em uma posição confortável e com uma postura correta.

A luz do dia também faz com que nosso cérebro produza menos hormônio do sono, como a melatonina, por isso, verifique as janelas e bloqueie a luz durante o sono.

Veja também: Spinning: Deixa a perna grossa e define a barriga?

Outra dica importante é evitar comidas estimulantes, como o queijo, bacon e nozes que possuem substâncias como a tiramina, que libera a noradrenalina, sendo este um hormônio estimulante cerebral.

Algumas bebidas estimulantes também precisam ser evitadas, como o vinho, o guaraná e a cafeína (café e refrigerantes), que podem causar problemas para dormir.

Um ponto importante é definir um horário para ir para cama, evitando ficar ao celular ou assistindo televisão enquanto estiver se preparando para dormir.

A quantidade de horas dormidas determinadas por especialistas é entre 7 e 9 horas de sono, por isso, você deve verificar este ponto para criar uma rotina qualificada para a sua saúde.

sono x peso
Balança com diversos alimentos. Foto: Freepik

Se preferir beber algo antes de dormir, prefira os chás como os de erva-doce e camomila, que são calmantes naturais e estimulam o sono.

Leia também: Como fazer encontros amorosos em 2021 em meio à Pandemia?

Sono x Peso – Como se alimentar para ter uma noite mais tranquila

Como trouxemos logo acima, o sono pode ser prejudicado pela alimentação, porém, existem alimentos que podem tornar a sua noite mais tranquila.

Lembre-se sempre que os alimentos que proporcionam muita energia ao corpo devem ser consumidos durante o dia, ou antes de realizar atividades físicas noturnas.

Desse modo, se você quer dormir bem a noite, evitando o ganho de peso ou contribuindo com sua dieta saudável, acompanhe quais são os alimentos que promovem uma noite bem dormida.

Mas lembre-se, a alimentação noturna deve ocorrer de duas a três horas antes de dormir, para dar tempo de o organismo trabalhar naturalmente a digestão.

Veja também Os benefícios do exercício físico para o cérebro

sono x peso
Mulher enrolada na fita métrica. Foto: Freepik

Sono x Peso – Prefira consumir alimentos ricos em vitamina B6

Os alimentos ricos em vitamina B6 ajudam na produção de serotonina, hormônio responsável por regular o humor, apetite, ritmo cardíaco e o sono.

Quando este hormônio está abaixo dos níveis adequados, pode causar mau humor, falta de concentração, depressão e dificuldades para dormir.

Diante disso, é importante que você consuma alimentos que possuem este tipo de nutriente, mas que sejam em quantidades consideráveis para sua dieta.

Entre os alimentos ricos em vitamina B6 estão o frango, banana cozida e vegetais verde-escuros como brócolis, espinafre e couve.

Não se esqueça, a forma de consumir os alimentos também contribuem para seu peso e sono de qualidade, por isso, aqui vão algumas dicas:

  • Prefira comer o frango assado ou cozido, evitando consumir o alimento frito ou com molhos regados de sódio;
  • A banana é sim uma fruta calórica, por isso, consuma uma unidade cozida a noite;
  • Os vegetais podem ser cozidos no vapor, ou oferecidos cru, combinados em uma salada crocante e nutritiva.

Além de vitamina B6, os vegetais verde-escuros possuem magnésio que está diretamente relacionado à nossa saúde como um todo.

sono x peso
Mulher acordando disposta. Foto: Freepik

Outro alimento que pode ser incluso em sua dieta noturna do sono é o alface, que também possui vitamina B6 e magnésio, que ajuda no relaxamento do corpo.

Leia mais: Vitamina D Contra o Colesterol

Sono x Peso – Consuma cereal de aveia para uma noite mais tranquila

Se você quer fazer um lanchinho mais leve e que lhe ajude a dormir mais tranquilo, aposte na aveia, um cereal rico em triptofano.

Este aminoácido, quando metabolizado, se converte em serotonina, hormônio que contribui para uma noite bem dormida e de qualidade.

Por isso, em sua dieta você pode acrescentar duas colheres de aveia com banana, até mesmo uma hora antes de você ir dormir.

Outra receita para dormir bem é o mingau de aveia, que pode ser preparado quentinho com leite semidesnatado e mel, que contribuem para um sono tranquilo.

Se preferir uma receita doce de verão, aproveite o iogurte natural com aveia, uma refeição nutritiva e refrescante  para comer à noite em dias quentes.

Leia também: Como cuidar do corpo no verão 2021 em meio à pandemia?

Sono x Peso – Frutas que ajudam a regular o sono e o peso

As frutas também têm um papel importante quando o assunto é regular o sono e a alimentação saudável, já que elas produzem grandes benefícios.

Como já vimos, a banana cozida é fonte de vitamina B6 e potássio, podendo ser combinada com diversas receitas bem saborosas.

Além disso, as frutas vermelhas são antioxidantes naturais, e também entram na lista de alimentos para um sono tranquilo, que ajudam também na recuperação do organismo.

sono x peso
Mulher escondida embaixo da coberta comendo um doce. Foto: Freepik

O consumo da laranja também pode ser uma opção de refeição noturna, já que a fruta cítrica eleva os níveis de melatonina, hormônio que induz o sono.

Outra frutinha que contribui para os ciclos do sono é a saborosa cereja, que pode ser consumida em forma de suco ou em unidades.

Veja mais: Curva Glicêmica – Qual a Importância deste Exame?

Sono x Peso – Outros alimentos de baixa calorias que ajudam no sono

Existem outros alimentos com baixo teor calórico que ajudam na qualidade do sono, entre eles estão as leguminosas e oleaginosas.

Os pratos feitos com grão-de-bico ou lentilhas são ótimas opções, ricas em triptofano, que auxiliam em uma noite bem dormida.

Já as nozes, amêndoas e o pistache se tornam aperitivos noturnos liberados, desde que venham ser consumidas em quantidades recomendadas para uma dieta saudável.

Contudo, é importante avaliar a quantidade de calorias dos alimentos, ingerindo de forma correta para não prejudicar a sua dieta e descanso de qualidade.

Aliás, não só a dieta que é prejudicada pela forma errada no consumo de alimentos e noites mal dormidas, mas sim, as doenças como a obesidade e a diabetes também são influenciadas por estes maus hábitos.

Viu só como o sono x peso possuem uma relação? Que tal compartilhar com seus amigos essas informações, para que eles também fiquem por dentro dessas importantes informações sobre dieta e dormir bem?

Leia também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui