Se você quer relaxar e ter um dia todinho para você, o spa em casa pode ser uma excelente opção. Por meio dele você poderá cuidar da sua saúde mental, da sua pele, cabelos e promover muito bem-estar para si mesma.

Quer saber como fazer um spa caseiro com tudo o que você tem direito, e sem ter que gastar muito? Então acompanhe este guia de hoje e mãos à obra!

Veja mais: 7 maneiras de manter o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa

Como ter um dia no spa em casa?

spa em casa
Mulher de toalha satisfeita com seu spa em casa. Foto: Freepik

Para ter um dia no spa em casa é muito simples. Você precisará pensar em quais são os seus produtos favoritos, selecionar os procedimentos que deseja fazer e aproveitar muito relaxando e descansando.

Abaixo fizemos um passo a passo que considera todos esses pontos. Veja:

O que não pode faltar no spa em casa – produtos e procedimentos

O primeiro fator que deve ser levado em conta é o que não pode faltar no spa em casa. Afinal, a gente sabe que existem aqueles produtinhos e procedimentos que fazem toda a diferença, não é mesmo? Então prepare caneta e papel para anotar toda a nossa lista e dicas:

1. Cuidados com os cabelos

  • Shampoo: Com o shampoo, que pode ser antirresíduo, você iniciará o seu spa em casa. Lave bem as madeixas para deixá-las prontas para o processo de hidratação.
  • Máscara hidratante: Aplique a máscara hidratante escolhida. Massageie bem cada mecha do seu cabelo e certifique-se de que todos os fios receberam o produto. Não tenha pressa nesta etapa: aproveite o momento para se curtir.
  • Enxaguar os fios e condicionar: Depois do tempo de pausa, lave bem os seus fios, tirando todo o produto. Retire o excesso de água e aplique o condicionador nos cabelos, massageando todo o comprimento.
  • Use um creme de pentear depois do banho para modelar as madeixas e deixe-as ainda mais tratadas e bonitas.

Vale ressaltar que durante o tempo de pausa da máscara hidratante você poderá usar máscaras no rosto, por exemplo. Assim você otimiza o tempo.

Leia mais: Inteligência Artificial: Como ela impacta a nossa saúde

2. Cuidados com a pele do rosto

spa em casa
Mulher de roupão sorrindo em frente ao espelho. Foto: Freepik

Enquanto o seu cabelo recebe a hidratação no dia de spa em casa, é hora de cuidar da sua pele do rosto. Essa etapa também requer cuidados especiais, e você deve aproveitar cada segundo para cuidar bem da sua pele.

  1. Aplique um gel de limpeza no seu rosto úmido, massageando bem e retirando todo o excesso de oleosidade e restos de maquiagem que possam estar na pele.
  2. Em seguida, seque o seu rosto e prepare uma argila para aplicar na pele. Aplique-a com delicadeza, dando mais ênfase às regiões com mais acnes e oleosidade.
  3. Espere a argila agir sobre a pele, sem deixar que ela seque completamente e, em seguida, enxágue. Enquanto estiver removendo a argila, faça movimentos circulares com a ponta dos dedos, pois isso fará com que a sua pele receba, ainda, uma leve esfoliação.
  4. Lave bem o rosto com água corrente e seque-o com delicadeza, dando leves batidinhas com a toalha.
  5. Aplique um sérum sobre o seu rosto, espalhando com cuidado e delicadeza. Aproveite o momento para sentir o cheirinho do produto e a sensação refrescante que ele promove.
  6. Aplique vitamina C depois que o sérum secar e deixe-a ser absorvida pela sua pele.
  7. Finalize o spa em casa para o rosto com um bom hidratante. Opte por produtinhos bem cheirosos, pois eles tornam o momento mais gostoso.

Veja também: Saúde mental e trabalho remoto: Como manter o bem-estar trabalhando em casa

3. Cuidados com o corpo

spa em casa
Mulher com máscara de pepino no rosto tirando selfie. Foto: Freepik

Com a pele bem cuidada e os cabelos hidratados e macios, é hora de partir para os cuidados com o corpo. Estes cuidados devem começar no seu banho (enquanto você remove a argila do rosto e hidrata os cabelos). Veja quais produtos usar e como fazer esse momento de cuidados com a pele do corpo:

  1. Depilação: Se quiser, você pode aproveitar o dia de spa em casa para fazer a sua depilação mensal/semanal. Aqui você escolhe se opta pela cera (caso tenha experiência) ou fica com a lâmina. Também é possível adquirir cremes depilatórios, caso seja do seu agrado.
  2. Esfoliação: Lembre-se de usar um bom sabonete para ensaboar a pele e, em seguida, use um bom esfoliante corporal. Nesta etapa você deve focar na massagem que fará em todo o seu corpo, sentindo o cheiro do esfoliante e vivendo esse momento de forma plena. Acredite, é incrível!
  3. Óleo massageador e hidratante: O óleo massageador pode ser aplicado depois que você esfoliar e enxaguar toda a pele do corpo. Neste momento você poderá desligar o chuveiro e aproveitar vários minutos de automassagem. O ideal é que nas pernas a massagem aconteça de baixo para cima, e nos membros superiores, de cima para baixo. Isso melhora a circulação e deixa a pele mais bonita.
  4. Hidratante: Você pode optar por enxaguar o óleo ou não. Caso opte, invista em um bom hidratante no final do processo de spa em casa para o corpo. Use um bem cheiroso. 🙂

Leia mais: Cuidados com a pele do rosto no verão – 6 dicas importantes

4. Unhas e mãos

spa em casa
Mulher tomando banho. Foto: Freepik

As suas unhas e mãos também merecem uma atenção a mais no spa em casa. Você poderá fazer:

  1. Uma esfoliação poderosa, massageando bem entre os dedos.
  2. Hidratar a pele e empurrar a cutícula.
  3. Remover a cutícula (se for do seu agrado).
  4. Cortar e ou lixar as unhas.
  5. Esmaltar, nem que seja apenas com uma base.

5. Lábios

Os lábios também podem receber uma esfoliação e hidratação, desde que sejam usados produtos específicos para eles. Não use outros esfoliantes nos lábios! Pois você poderá agredir demais e fazer com que feridas aparecerão.

6. Saúde mental

A sua saúde mental também poderá ser aflorada no seu SPA em casa. Veja algumas ideias:

  • Você poderá ligar uma música que gosta e que seja bem calma e tranquila.
  • Além disso, é possível praticar meditação por alguns minutos, se desconectando de tudo e relaxando a mente.
  • Use aromaterapia para despertar boas sensações no corpo e na mente.
  • Leia um livro para desconectar-se das coisas e focar apenas em algo que seja prazeroso para você.
  • Faça alongamentos e sinta o seu corpo, se conecte com ele – isso faz bem à mente.

Escolha o melhor ambiente da sua casa

spa em casa
Aromatizador de ambiente. Foto: Freepik

Além de ter todos os itens e práticas de um bom spa em casa, é preciso escolher um bom ambiente para essa prática. Você precisará de um espaço para ter todos os produtos disponíveis, além de contar com um silêncio que seja reconfortante.

Lembre-se também de que um ambiente arejado dá mais sensação de leveza e liberdade. Por isso, use um espaço que tenha janela e você possa abrir para sentir esse contato com o exterior.

Se quiser se deitar para relaxar com a máscara capilar e facial, faça o spa em casa no seu quarto. Você vai adorar o resultado!

Escolha toalhas aconchegantes para o seu spa em casa

spa em casa
Mulher de roupão enquanto faz spa em casa. Foto: Freepik

As toalhas e os roupões que serão usados precisam estar macios e cheirosos. Esse pequeno contato com a pele pode fazer toda a diferença na hora de você sentir o aconchego e todo o relaxamento que um spa em casa propõe.

Por isso, inclusive, que preparar-se para o dia com antecedência pode ajudar na hora de criar um clima e um espaço mais adequado ao spa. Afinal, você poderá já lavar as toalhas e deixá-las à disposição para o seu momento de sossego.

Veja também: Mindfulness: Quais os benefícios para mulheres acima de 40 anos?

Desligue todos os eletrônicos no seu spa em casa

Não se deixe distrair do seu momento de autocuidado com as notícias na televisão ou as mensagens no celular. Simplesmente se desconecte de tudo e foque em você mesma, apreciando a sua companhia e cada momento do seu spa em casa.

Esse momento de desconexão com as coisas do mundo e conexão com o seu mundo pode fazer toda a diferença no resultado.

Faça o dia de spa em casa compartilhado

spa em casa
Mulher lavando os cabelos. Foto: Freepik

Se quiser tornar o momento ainda mais divertido, ou quiser algo íntimo com seu parceiro ou parceira, opte por um spa em casa compartilhado. Assim, na hora de massagear a pele, um pode fazer no outro, tornando o momento super gostoso e descontraído.

Isso, inclusive, pode ser um programa muito interessante para comemorar um dia especial de um casal. 🙂

Deixe as preocupações do lado de fora

Por fim, lembre-se de que na hora de se aventurar em um spa em casa é fundamental que você deixe as preocupações do lado de fora.

A gente sabe que não dá para separar quem somos dentro de casa de quem somos no dia a dia de maneira geral. Mas, na hora de viver um momento de autocuidado, tente distrair a sua mente.

Se pensar em preocupações, medite. Se ficar preocupado novamente, preste atenção no produto que está aplicando e assim por diante. Tente focar no aqui e agora e aproveite este precioso momento!

 

Bom spa em casa para você! Aproveite muito e divirta-se, descansando a mente e o corpo!

Leia mais:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui