Supermercado: mensal ou semanal?

Não importa se você é casada ou mora sozinha, é quase certo que já saiba que as compras no supermercado representam uma parcela importante de seu planejamento mensal e também consomem uma parte considerável do dinheiro destinado às contas do lar, não é verdade?

Para facilitar a organização as pessoas costumam dividir as compras desse tipo em intervalos que podem ser mensais ou semanais.

Mas afinal, qual é a maneira ideal de se fazer compras? Quantas vezes ir ao supermercado no mês pode te trazer economia e possibilidade de melhores compras? Analise os prós e os contras de cada opção antes de se decidir.

Compras mensais no supermercado

 Compras supermercado

A grande vantagem da compra mensal é não precisar voltar ao supermercado pelo resto do mês. Essa é a solução ideal para quem dispõe de pouco tempo, por exemplo, e também para quem consome muitos produtos no período. Em alguns supermercados, é possível encontrar os produtos em grandes quantias, com preço especial para atacado. Além de levar bastante mercadoria, você também economiza no bolso.

Outra vantagem é a possibilidade de se organizar de maneira mais clara com relação às contas. O dinheiro para o supermercado entra na lista mensal de despesas e você já sabe quanto pode investir naquele mês.

Em contrapartida, é primordial o uso da lista de compras, para não correr o risco de esquecer algum item. Além do mais, é preciso prever que produtos faltarão ou acabarão na metade do mês, para se prevenir e não ficar sem. Por isso é importante calcular direitinho o quanto você vai precisar de cada coisa para o período.

  Fatos pouco conhecidos sobre as emoções

Já os preços podem ser um problema para quem faz compras mensais. Pela impossibilidade de se comprar em outro dia do mês, pode ser que você se veja obrigada a comprar determinado produto pelo preço que encontrar naquele dia e perder alguma promoção futura. Itens como frutas e verduras também podem estragar no decorrer das semanas, sendo necessário recorrer a alguma mercearia ou feira durante o mês de qualquer forma.

Compras semanais no supermercado

Compras supermercado

Está precisando economizar não é mesmo? Então sugerimos que ao fim desta leitura, que você leia também nossas dicas para economizar no material escolar e também nossas dicas para economizar o seu dinheiro.

Fazer compra semanalmente possui a grande vantagem de evitar o desperdício. Munida com a lista essencial do que você vai precisar apenas para os próximos dias, é muito mais fácil fazer economia e evitar compras supérfluas.

Outra super vantagem é o fato de encontrar alimentos mais frescos e maior variedade nos preços, como “promoções relâmpago” de supermercados diferentes, já que você pode comprar determinado item em determinado local, onde sabe que o preço compensa mais ou a oferta é mais fresca. A pesquisa de preços continua sendo uma arma importante para quem deseja cuidar do dinheiro com cautela.

O ponto negativo da compra semanal é o compromisso de ir ao supermercado com muito mais frequência. Se você dispõe de pouco tempo e não tem a ajuda de alguém na hora dessa tarefa (para revezar, por exemplo) isso pode se tornar inviável.

Antes de se decidir pelo melhor meio de fazer suas compras, lembre-se de pesar todos os prós e contras e claro, levar em consideração seu estilo de vida e horários. Escolha o que for melhor para você e para seu bolso.

  6 Atitudes minimalistas para levar uma vida mais leve

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui