Tampão Mucoso – O que é? Como identificar?

tampão mucoso pode ser encontrado no início da gestação, sendo uma secreção expelida pelo corpo da mulher. Possui uma função muito importante de proteção para o feto que está se desenvolvendo. Entretanto, nem sempre as mulheres conseguem identificar o mesmo, e ainda, há a possibilidade de confundi-lo com outros tipos de secreções.

Para tanto, elaboramos este guia para lhe auxiliar neste importante assunto. Acompanhe.

tampão mucoso
Mulher grávida com etiquetas com ponto de interrogação sobre a barriga. Foto: Freepik

O que é o tampão mucoso?

Em linhas gerais o tampão mucoso nada mais é do que uma secreção produzida no início da gestação, pelo próprio útero da mulher. Ele tem a função de criar uma barreira capaz de impedir que bactérias e infecções penetrem ali, podendo causar complicações ao bebê. Este tampão pode ser liberado somente no trabalho de parto, ou então, alguns dias antes da criança nascer, dando vestígios de que a gestação está chegando ao fim.

Leia também: Teste de gravidez é totalmente preciso?

Vale salientarmos que cada mulher pode se deparar com aspectos e cores diferentes, entretanto, é até “fácil” diferencial o tampão de outros tipos de líquidos vaginais. Para isso, é necessário prestar bastante atenção, pois quando o tampão “dá sinal”, é preciso tomar outras providências importantes. Veja a seguir, portanto, como identificar o mesmo.

Como identificar?

Vale salientarmos que o muco é composto por eletrólitos e açúcares simples, servindo como base para tampar o orifício cervical externo. Ele está presente não somente na gravidez, como também durante a ovulação, porém, mais fino para permitir a passagem dos espermatozoides.

A partir do começo da gestação, por conta da progesterona, este muco tende a ficar muito mais espesso, pois apenas desta forma ele irá isolar a ligação do útero com a parte externa do corpo. Isso faz com que o bebê fique protegido contra agentes invasores, sujidades, bactérias, etc.

  7 dicas para Dormir Melhor
tampão mucoso
Teste de gravidez positivo. Foto: Freepik

Para identificar o mesmo, é necessário se atentar para as possíveis características abaixo:

  • Quando o muco é transparente e em pouca quantidade: Pode estar relacionado com as poucas semanas antes do parto;
  • Marrom e em pouca quantidade: Essa cor pode aparecer por conta das contrações do útero, ou então, pelo peso do bebê;
  • Transparente ou colorido, em grande quantidade: Trata-se de um sinal de que o dia está próximo. Entretanto, ele não pode conter sangue, ok?
  • Com sangue e bastante muco: O colo já está dilatando para o parto, e as contrações podem iniciar a qualquer instante.

Leia também: Teste de gravidez positivo: O que fazer?

Atente-se para os sinais do corpo

Além de se atentar para o muco em si, repare também em todos os outros sinais do seu corpo. Como por exemplo, menstruação atrasada, enjoos ou quaisquer outros sintomas que possam estar associados à uma gravidez. Além disso, lembre-se também que o aspecto deste tipo de muco é muito mais denso e espesso, sendo assim, diferente de outros líquidos vaginais que estamos acostumadas a ver.

Mulher com as mãos sobre a barriga. Foto: Freepik

Lembrando ainda que em casos de dúvidas e questionamentos, é mais adequado você conversar com o seu médico de confiança.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui