A vida está corrida: é trabalho, academia, compromissos sociais, etc. Ainda assim, você dá sempre um jeito de cuidar dos cabelos, proteger a pele, caprichar na maquiagem, fazer as unhas… são pequenos detalhes diários que, por mais que seu tempo ande escasso, você sempre dá conta, já reparou? Confira dicas para ter um sorriso saudável!
Mas como está a sua saúde bucal? Quanto tempo diário você dedica exclusivamente a cuidar de sua boca e de seus dentes da maneira como eles devem ser cuidados?
Pode parecer bobagem, mas a maioria das pessoas acaba se esquecendo de se proteger contra doenças bucais sem perceber. Cuidar da boca é mais do que escovar os dentes diariamente – e é fundamental para que seu corpo esteja totalmente 100%.
Quando sua boca está saudável de verdade?
Hálito puro e com cheirinho agradável não é a única garantia de limpeza efetiva. Repare também se seus dentes estão livres de resíduos entre si e se sua gengiva não está inchada ou sangrando durante a escovação.
Diante do espelho (e se você tiver um espelhinho melhor) sempre cheque sua boca; observe a coloração da parte de dentro da bochecha, fissuras na gengiva ou aftas e também se todos os dentes estão “lisinhos”. Dente áspero é sinal de sujeira, ou até mesmo placa começando a se formar.
Mesmo com pouco tempo na hora das refeições, sempre dedique no mínimo cinco minutos para higienização da sua boca. No trabalho, na faculdade ou em casa. Na bolsa, leve com você escova e creme dental, além de um enxaguante para complementar.
Dicas para um sorriso saudável
- Primeiramente, mantenha sua alimentação em dia, lembrando-se de incluir em seu cardápio diário alimentos que contenham cálcio. Consuma vegetais de cor verde escuro, leite, cereais, frutas e ovos.
- Escove seus dentes sem pressa: todos os lados de cada dente deve receber atenção, assim como língua e bochechas.
- O fio dental deve ser utilizado diariamente e nenhum dente deve ficar de fora.
- Na hora de escolher um enxaguante bucal, opte pelo o que contem flúor e faça uso dele sempre após as escovações.
- Evite fumar e também alimentos que “amarelam” os dentes como café e beterraba. Faça sempre um bochecho com água após o consumo e se puder, escove os dentes rapidamente.
- Existem cremes dentais e fitas com substâncias que prometem clarear os dentes, mas elas devem ser utilizadas apenas se seu dentista recomendar.
Manchas nos dentes
As manchas superficiais são conhecidas como “extrínsecas” e são removidas durante a escovação ou durante uma sessão de limpeza realizada no consultório dentário. No entanto, já as manchas “intrínsecas” são o terror de muitas pessoas: não saem sem ajuda e em alguns casos não tem solução. Lembre-se, porém:
Para um sorriso saudável, nunca tente nenhuma receita caseira “milagrosa” para clareamento dental. Você pode piorar o problema ou enfraquecer o esmalte da superfície do dente.
Estudos recentes da Temple University, na Filadélfia, apontam que o consumo de refrigerantes em excesso também prejudica a saúde bucal. Isso acontece porque a acidez presente na bebida pode ocasionar erosões nos dentes, principalmente se a pessoa não for adepta de uma rotina de limpeza dentária exemplar.
- Cuidado com suas dietas: cortar radicalmente alguns alimentos de sua rotina pode não ser uma boa ideia. A carência de vitaminas pode enfraquecer as unhas, os dentes e deixar sua boca vulnerável a doenças.
- Beba água. A água ajuda a eliminar açucares presentes na boca além de resíduos pequenos.
Lembre-se: Para um sorriso saudável, a prevenção é – e sempre será – a melhor atitude a ser tomada. E a mais barata também. Portanto, lembre-se de cuidar com carinho de sua boca.