Muita gente se questiona se o teste de gravidez é totalmente preciso e como que ele funciona. Afinal, neste momento delicado, muitas vezes podemos ter dúvidas com relação à eficácia do teste e a forma de interpretar o mesmo. E pensando nisso, elaboramos este guia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe a seguir:

teste de gravidez é totalmente preciso
Mulher segurando um relógio. Foto: Freepik

Tudo sobre o teste de gravidez

Abaixo vamos sanar as dúvidas mais frequentes sobre questões relacionadas ao resultado para que possamos concluir se um teste de gravidez é totalmente preciso ou não. Vamos lá?

Leia também: Teste de gravidez positivo: O que fazer?

Como funciona um teste de gravidez?

Antes de qualquer coisa, é importante que possamos entender como funciona, de fato, um teste de gravidez. Apenas assim poderemos saber se um teste de gravidez é totalmente preciso.

De todo modo, os testes que você compra em farmácias se baseiam no nível de hormônio da gravidez hCG (gonadotrofina coriônica humana) que a mulher possui. Isto é, ele irá “mensurar” a quantidade de hormônio que pode estar presente na urina e, a partir disso, estabelecer o resultado do teste como positivo ou negativo.

teste de gravidez é totalmente preciso
Mulher grávida com a mão na barriga. Foto: Freepik

Quais as chances de dar errado?

Podemos dizer que as chances de o resultado estar errado (e assim, haver a necessidade de um novo teste) são muito baixas. Na verdade, um teste de farmácia tem 99% de chances de estar correto. O que pode ocasionar um falso resultado positivo são alguns fatores envolvidos com a saúde da mulher. Sendo eles:

  • A mulher esteve grávida recentemente (com isso, o hormônio da gravidez pode ainda estar em um nível elevado no organismo);
  • A mulher está fazendo algum tratamento pra fertilidade e o mesmo elevou o hormônio hCG;
  • A condição de saúde pode estar comprometida por conta da presença de cistos ovarianos que elevam os índices do hCG, porém, vale salientarmos que esta condição é expressivamente rara.

Saiba mais:  Teste de gravidez caseiro: como fazer

Um teste de gravidez é totalmente preciso?

Partindo do pressuposto de que os dois questionamentos acima nos responde muita coisa, um teste de gravidez é totalmente preciso, mas, se as condições médicas da mulher estiverem alteradas, o resultado poderá sim ser errôneo. Ou seja, se você não se enquadra nos requisitos que mencionamos no tópico anterior, o seu teste é sim preciso.

  Como Saber Se Estou Acima do Peso?

Qual o teste mais seguro?

Apesar de possuir 99% de efetivação com o teste de urina, muitas mulheres ainda preferem apostar no exame de sangue. Visto que este tem mais precisão, mesmo quando há outros quadros médicos envolvidos com a mulher. É por conta disso que muitas buscam o exame de sangue depois do exame caseiro, numa tentativa de haver mais confiabilidade no resultado.

Teste de gravidez é totalmente preciso?
Mulher grávida na consulta médica. Foto: Freepik

Como analisar o resultado do teste de gravidez?

Cada teste de gravidez pode apresentar as suas próprias características quanto ao método de avaliação dos resultados. Há, portanto, três modelos clássicos, que são mais costumeiramente utilizados:

  • Quando aparecem dois riscos: Neste caso, o teste de gravidez é positivo, mesmo quando o segundo risquinho é bem fraquinho.
  • Quando aparece um sinal de mais: Aqui o teste pode ser dado como positivo quando o sinal de mais (+) aparece no mesmo.
  • Quando aparece escrito “grávida”: Alguns testes mais modernos apontam explicitamente o resultando, acentuando a palavra “grávida” no visor do teste.

Se você se deparar com qualquer um dos resultados acima, significa que você está grávida. Caso contrário, você ainda não está.

Teste de gravidez positivo

O seu teste de gravidez deu positivo? Então a primeira coisa que você deve fazer é se acalmar e analisar a situação com tempo e paciência. Este momento é repleto de dúvidas e sensações que podem lhe deixar um pouco ansiosa e até mesmo estressada.

Contanto que você viva o momento com calma, você se sairá bem. Não precisa anunciar o resultado pra todo mundo, logo no primeiro instante, ok? Mas sim, aguarde o momento que você se sentir mais segura quanto a isso.

Agora que você já sabe se um teste de gravidez é totalmente preciso ou não, poderá fazer o seu teste e analisar o mesmo com muito mais propriedade e conhecimento. E caso você ainda tenha alguma dúvida sobre este importante assunto, deixe um comentário aqui abaixo para que possamos conversar com você.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui