Teste de gravidez positivo: O que fazer?

Você se deparou com um teste de gravidez positivo e agora está confusa com relação à quais decisões tomar diante disso? Não sabe a quem recorrer e, até mesmo, duvida do resultado do teste? Então não deixe de acompanhar este conteúdo.

Pois nele vamos lhe dar alguns direcionamentos que poderão servir de suporte para você, desde que você os leia atentamente e permita-se pensar um pouco sobre a situação. Afinal, é mais do que o normal se sentir um pouco confusa neste momento, ok?

Apenas acompanhe o nosso conteúdo e saiba mais.

teste de gravidez positivo
Pessoas segurando teste de gravides. Foto: Freepik

O que fazer com um teste de gravidez positivo?

Primeiramente, é muito importante que você se tranquilize de alguma forma e não permita que todas as emoções negativas tomem conta de você. É claro que este processo é um pouco difícil, e pode tomar proporções diferentes de mulher para mulher.

Entretanto, você precisa ter em mente que ao se deparar com um teste de gravidez positivo você deverá dar um tempo para si. Não há a necessidade de, no mesmo instante, anunciar a gravidez para todas as pessoas, ok? Mas sim, tire um momento para digerir a informação até se sentir mais tranquila.

Para ler mais tarde: Principais sintomas da gravidez

A gente sabe que incertezas podem surgir, até mesmo quando você estava planejando ter um bebê. Afinal, é uma mudança. E como toda mudança, ela pode aparecer um pouco “assustadora”. Mas saiba que tudo isso que você está sentindo é completamente natural!

Nós, seres humanos, gostamos muito de permanecer em repouso, no comodismo. Isso é algo inato de nossa espécie! Por isso, toda vez que nos deparamos com uma situação que desencadeie algum tipo de mudança expressiva, o medo e a angústia surgem.

  Alimentos que ajudam com o refluxo

É como se o nosso organismo estivesse trabalhando para nos “esquivar” do potencial “problema”. Mas isso não quer dizer que a gravidez é um problema. Mas sim, que o nosso corpo entende que tudo que é novo e nunca foi vivido pode ser encarado como perigoso e, consequentemente, nos sentimos assustadas.

teste de gravidez positivo
Mulher grávida com foto do ultrassom. Foto: Freepik

Tendo isso em mente, você pode parar para refletir sobre outros momentos que se sentiu angustiada de um modo parecido. Perceba que independente do que já aconteceu, o sentimento de angústia passa, desde que você dê um tempo para si mesma absorver as informações, ok?

Pense primeiramente em você. Respire, descanse. Até mesmo, se distraia. Não tente apenas enxergar o que “há de ruim”, e visualize também as coisas boas. Isso poderá ajudar bastante.

Leia também: Gravidez e diabetes: como lidar com a situação?

Há chances do resultado estar errado?

Um teste de gravidez, seja qual for, ele se baseia em um pressuposto específico: ele irá mensurar o resultado a partir do nível de hormônio da gravidez hCG (gonadotrofina coriônica humana) que a mulher possui.

Ou seja, os níveis deste hormônio aumentam assim que a mulher inicia a gravidez e, considerando isso, todos os testes se atentarão para este ponto. É por isso que 99% das vezes os testes de farmácia são fidedignos a realidade e casos onde há alguma divergência no resultado (o chamado “falso positivo”) é muito raro e só acontece quando:

  • A mulher esteve grávida recentemente;
  • A mulher está fazendo algum tratamento pra fertilidade e o mesmo elevou o hormônio hCG;
  • A condição de saúde pode estar comprometida com cistos ovarianos que elevam os índices do hCG, apesar de que esta condição é extremamente rara.
  Câncer de ovário: risco e perigo silenciosos

De todo modo, para se sentir mais segura do resultado, você pode fazer mais um teste ou, caso sinta necessidade, o exame de sangue para ter absoluta certeza. Embora você saiba que estes testes possuem uma taxa de quase 100% de certeza, tanto para resultados positivos, quanto para os negativos.

Veja também: Teste de gravidez caseiro: como fazer

Mulher segurando teste de gravidez positivo. Foto: Freepik

A quem recorrer primeiro?

Cada caso, é um caso. E, tendo em vista um teste de gravidez positivo, antes de anunciar a mesma, você precisa pensar em quem você gostaria que soubesse da situação ali. É claro que o pai da criança e a sua família poderão ser um bom suporte para este momento, mas você, antes de mais ninguém, precisa respirar, se tranquilizar e compreender a dimensão do momento.

Depois disso, poderá contar para alguém de sua confiança, além de procurar o seu médico para dar a notícia também. Lembre-se que é muito importante que o um profissional da saúde esteja ao teu lado durante toda a gravidez, ok? Visto que ele que acompanhará todo o desenvolvimento do bebê.

Além disso, você pode procurar, por exemplo, uma doula. As doulas acompanham as mulheres grávidas, desmistificam diversos tipos de tabus que você possa ter com relação a gravidez e o bebê e, com isso, dão certo apoio psicológico para a mulher.

Assim, além de ter uma profissional com você, é possível ter alguém que você considere como uma verdadeira amiga. Que estará com você à disposição para sanar dúvidas e lhe apoiar em suas decisões.

Lembre-se: um teste de gravidez positivo pode sim ser um pouco assustador. Mas, ao mesmo tempo, ele pode ser percebido como uma linda realização na vida de uma mulher. Respire fundo e pense na possibilidade com calma, a partir disso, viva esta nova fase em sua vida!

  Saiba Como se Prevenir da Obesidade

Leia também: Tire suas dúvidas sobre exercícios físicos durante a gravidez

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui