tie dye é um estilo que nunca sai de moda. Super personalizado e customizado, é capaz de enaltecer a sua maneira de ser de acordo com as cores e formas que você mesmo escolhe.

Quer aprender um pouco mais sobre essa maneira de decorar as suas camisetas básicas e brancas? Então segue o texto de hoje e transforme peças que estão paradas no guarda-roupa!

Para ler mais tarde: Moda das calças Boyfriend: Como usar

O que é o estilo tie dye?

Em linhas gerais, o estilo tie dye nada mais é do que uma forma de customizar peças de roupa de maneira “marmorizada”, uma vez que será criado formas diferentes com as tintas que serão jogadas sobre o tecido.

Assim, você conquista peças coloridas, diferentes e muito bonitas, para deixar o seu look mais alegre e descontraído. É uma forma muito simples de customizar peças de roupa antigas, que você não sabe como aproveitá-las. Assim, renova a peça e ainda fica na moda com um item muito bonito!

tie dye
Camiseta pintada usando a técnica de tie dye. Foto: Freepik

Veja também: Como fazer tricô – Confira dicas e Passo a passo

Como fazer peças tie dye?

Para fazer as suas peças no estilo tie dye é muito simples. Você nem precisará de muito material para ter um resultado incrível no final. Abaixo elaboramos um passo a passo completo, com imagens, para você aprender a pôr a mão na massa e assim ter resultados lindos. Vamos lá?

Materiais necessários

  • Camiseta branca;
  • Tintas de tecido nas cores desejadas;
  • Copinhos com água;
  • Pincel ou bisnaga para pôr a tinta;
  • Elásticos.

Leia mais: Como fazer esfoliantes caseiros

tie dye materiais
Materiais para pintar camiseta. Foto: Freepik

1- Enrole a camiseta úmida e prenda com elástico

O primeiro passo é você umedecer a sua camiseta. Para isso, você pode utilizar o auxílio de um borrifador. Afinal, não é para deixar a peça completamente encharcada, ok? E também não muito seca! Mas sim, úmida o suficiente.

Depois de umedecê-la, é hora de enrolar, como na imagem abaixo. E quando terminar de enrolá-la, deverá prender com alguns elásticos, para que ela não fique se mexendo durante a sua produção.

tie dye enrolando camiseta
Enrolando a camiseta branca para pintá-la depois. Foto: Freepik

2- Pinte a camiseta, em cada parte delimitada, com tinta diluída

Veja abaixo que foram utilizados 3 elásticos para prender a peça em um rolinho de maneira firme. Depois disso, você deverá começar a sua produção com a tinta diluída.

Para isso, utilize o copinho com um pouco de água apenas para deixar a tinta menos espessa. Ela não precisa ficar extremamente aguada, pois isso poderá deixá-la fraca e com menos fixação. Mas sim, vá misturando aos poucos, até formar uma mistura nem muito densa, nem tão líquida.

Leia também: Hidratante Labial Caseiro – Dicas e como fazer

Depois, utilize o pincel para pintar cada pedacinho. Por exemplo, na imagem abaixo você pode ver que é possível usar o próprio elástico como delimitador para cada parte que será colorida.

  • Dica: Você poderá usar o pincel com a tinta diluída, ou então, colocar a misturinha com água dentro de bisnagas, aplicando diretamente na camiseta.
  • Importante: Você precisa pintar toda a camiseta para ter um bom resultado. Ou seja, nada de deixar pedacinhos em branco, ok? A não ser que a sua camiseta seja feita com cores claras e você queira pequenos fragmentos brancos.
tie dye 3
Camiseta enrolada e úmida, para iniciar a pintura. Foto: Freepik

3- Deixe a camiseta secar no sol, dentro de uma sacola

Você poderá colocar o seu rolinho de camiseta, depois de pintar, dentro de uma sacola. Deixe a sacola no sol, por algumas horas, para que o excesso de água seja evaporada e a camiseta seque.

Veja também: Como Fazer Maquiagem Simples – Saiba Como Começar

Depois que grande parte da umidade se dissipar, você poderá prender a camiseta em um cabide, como na foto abaixo, e deixar em algum lugar com ventilação, para que haja um resultado ainda mais rápido de secagem e fixação da cor.

O tempo de secagem pode variar de camiseta para camiseta. Mas se você puder deixar secar umas 2 horas no sol, e depois, 24 horas no cabide, a fixação será bem feita.

tie dye
Camiseta secando no cabide. Foto: Freepik

4- Assim que secar, é só usar!

Depois que a sua camiseta estiver bem sequinha, você poderá passar a ferro, com cuidado e usando a opção de peças delicadas, pois dependendo da tinta escolhida, ela poderá ficar mais sensível.

tie dye
Camiseta pronta para uso. Foto: Freepik

Por fim, é só usar a sua camiseta costumizada com tie dye! Aposte agora nas nossas dicas de combinação desse estilo e arrase com looks incríveis. Continue lendo.

tie dye
Menina usando camiseta colorida com técnica tie dye. Foto: Freepik

Como usar looks com tie dye?

Agora que você já aprendeu a fazer a sua peça de tie dye, é hora de começar a usar a camiseta com combinações lindas.

Para isso, você poderá escolher qualquer cor de camiseta para compor o seu look. Entretanto, algumas dicas poderão lhe ajudar:

  • Para noite, use peças em tons mais clarinhos e quentes, pois chamarão mais a atenção e darão um maior destaque ao look.
  • Durante o dia, os tons escuros caem bem. Porém, se você estiver usando a sua tie dye em um dia de verão, os tons quentes podem combinar muito mais.
  • Use a peça de acordo com o evento no qual você irá. Por exemplo, se quiser mais discrição, use peças com menos cores e em tons mais frios. Se puder ousar, as cores mais claras, quentes e coloridas são as mais indicadas.
tie dye
Diversas camisetas tie dye penduradas na arara. Foto: Freepik

Leia mais: Unhas Louboutin: A moda das unhas dupla face

Tie dye: Cores com peças mais sóbrias

Uma forma de garantir que a sua combinação seja efetiva e traga bons resultados para todo o seu look é justamente sabendo misturar as peças. O segredo do sucesso nesse tipo de produção sempre será a harmonia e o equilíbrio em todas as cores que você escolher.

Para isso, peças mais sóbrias e em tons mais discretos poderão ser usados com a sua nova camiseta. Por exemplo, ela ficará linda com um shortinho preto ou em tons mais escuros. Vale também apostar no oposto: Um short branco super combina com essa composição.

Lembre-se que apesar de não existir um certo e errado, a harmonia é quem ditará as suas escolhas, e a mesma inclui o seu bem estar com as peças usadas.

Veja também: Cores diferentes em cada unha é a nova moda

Camisetas despojadas para looks incríveis

Se você gosta de um look mais despojado e diferente, certamente não terá muita dificuldade para montar composições lindas. As camisetas coloridas são ótimas para quem curte o estilo street, deixando as produções mais desconectadas e sem aquele aspecto de “certinho”.

tie dye
Menina segurando camiseta pintada artesanalmente. Foto: Freepik

Escolha uma cor que predomine

Outra dica para que a sua peça com tie dye tenha um resultado ainda mais lindo é: Escolha uma cor que predomine. Assim, na hora de fazer a sua camiseta em casa você poderá eleger a cor – ou a família de cor – que será o ponto alto da sua peça.

Assim, investe em uma maior quantidade nela e depois acrescenta outras diferentes, que podem ser opostas ou que combinam com a cor que predomina. Aqui, nesta etapa, quem escolhe a combinação é você e o seu gosto pessoal!

tie dye
Homem apertando camiseta dentro da água com tinta para tingimento. Foto: Freepik

E aí, gostou das dicas? Então é hora de pôr a mão na massa para começar a produzir a peça que revolucionará o seu guarda-roupa.

Leia mais:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui