NadaFrágil.com.br

Tipos de cabelo: Descubra qual o seu tipo de fio


Milena Costa

Algumas moças não entendem sobre tipos de cabelo, se perdem um pouco na hora de entender seus fios e não cuidam deles da forma apropriada. Os cabelos possuem formas diferentes e são divididos em 4 categorias e algumas subcategorias.

Vale ressaltar que nenhum desses fios é feio ou inferior, vamos relacionar aqui todos os tipos de fios de cabelo. Isso vai te ajudar a descobrir qual o seu e como cuidar melhor dele. Assim eles vão ficar ainda mais saudáveis e bonitos.

Tipos de cabelo: Lisos

Tipos de cabelo

Os lisos são divididos em 1a, 1b e 1c. Nenhum desses fios tem onda, sendo todos fios retos e sem nenhuma ondulação. Os fios 1a, no entanto, são mais finos, costumam ser bem brilhantes e oleosos. Pois a oleosidade natural do couro cabeludo não encontra barreiras e consegue alcançar todo o cumprimento do cabelo.

Os lisos 1b também são bem lisos, oleosos e brilhantes, mas são mais grossos. O 1c é ainda mais grosso. Sendo um fio bem pesado, e também oleoso e brilhante. A diferença neles está no fio ser fino ou grosso.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 1o mitos e verdades sobre queda de cabelo

Ondulados

Tipos de cabelo

Se você tem aquele cabelo que não se identifica nem com lisos nem com cacheados, você provavelmente é ondulada. Os ondulados estão na moda, mas o ondulado tipo 2a não tem nada a ver com aquelas ondas da Tv.

Os 2a são fios finos em formato de S, que costumam se parecer com cabelos lisos, mas tem ondas sem definição.  São cabelos leves e não ganham volume. Os fios 2b possuem ondas mais marcadas embora sejam leves e podem se parecer com ondas de babyliss.

Os fios 2c são ondulados quase cacheados. Tem volume e as ondas tem um formato em S bem marcado chegando até a formar alguns cachos pelo cabelo. Chegam a ser confundidos com cabelos cacheados.

Tipos de cabelo: Cacheados

Tipos de cabelo

Chegamos às cacheadas, os fios 3a são os primeiros da categoria. São fios que formam cachos abertos e definidos. É um cabelo solto e brilhoso. Os cabelos 2b tem fios com cachos mais fechados e definidos, as pontas são mais secas, pois a oleosidade encontra dificuldade para chegar até elas.

Por último na categoria, o fio 3c, que é fino e com cachinhos estreitos e muito bem definidos. Esses fios também possuem as pontas mais ressecadas. Por isso é preciso ter mais cuidado com eles.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como montar seu cronograma capilar

Tipos de cabelo: Crespos

Tipos de cabelo

Mesmo com os fios cacheados ganhando cada vez mais espaço, a categoria de fios crespos infelizmente ainda sofre preconceito. Toda a categoria é de cabelos lindos e mais ressecados. Por isso todos precisam de muitos cuidados.

Os fios 4a se caracterizam por ser fios bem estruturados, com cachos bem fechados que continuam assim secos ou molhados.  Os fios 4b tem bastante volume, podem adotar um formato de zigue zague e os cachinhos costumam se enroscar um no outro.

Os 4c tem pouca definição, uma curvatura muito muito justa, que fazem o fio encolher bastante. São fios muito ressecados e fios finos, tudo isso faz esse cabelo requerer mais cuidados bem específicos.

Cabelos com mais de uma textura

Tipos de cabelo

Sim, é possível que tenhamos mais de uma textura nos cabelos, tendo duas ou até mesmo três texturas diferentes. Geralmente não variam de uma categoria para outra, variando entre tipos de cabelo parecidos.

Se você acha que seu cabelo sofreu mudanças e hoje é uma textura diferente do que foi há alguns anos, mesmo sem ter alisado, por exemplo. Acontece que muito corte, procedimentos químicos, produtos e o próprio tempo podem fazer os fios irem mudando.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como cuidar e recuperar seus cabelos com queratina líquida

Dica

Tipos de cabelo

A melhor dica que podemos dar é que ao observar os tipos de cabelo, tente descobrir o seu. Depois cuide dos seus fios de acordo com os cuidados que seu tipo precisa. Comprar produtos para outros tipos não ajuda.

Busque usar produtos próprios para o seu tipo, repor os nutrientes corretamente e cuidar de cabelos ressecados.  Se você faz processos químicos tome cuidado, e use produtos próprios para cabelos danificados por química.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *