Finger food é um conceito gastronômico que consiste em servir um cardápio sem a necessidade de uso de pratos ou talheres. Sempre em pequenas porções, esse é um tipo de opção ideal para eventos e pode ser adaptado para atender dos mais sofisticados, como casamentos ou festas de 15 anos, aos mais informais como festas de aniversário ou reuniões familiares.

Em palitos ou potinhos, a proposta do finger food é servir de maneira descontraída. Você pode optar pelo serviço volante, onde garçons servem as opções de finger food aos convidados, ou montar uma mesa bem bonita onde eles mesmos possam se servir. Você vai se impressionar com a praticidade e variedade de opções disponíveis.

finger food com tomates
Porção de finger foods com tomate cereja. Foto: Freepik

As top 15 receitas de finger food

Confira a seguir as receitas mais populares de finger food que são perfeitas para qualquer tipo de evento e ainda contam com maneiras práticas de serem feitas. Anote os ingredientes e as dicas de como fazer cada prato!

 Finger food: 1. Palito de tomate, queijo e bacon

Ingredientes:

Tomatinho cereja
Queijo de sua preferência (com consistência para ser preso ao palito)
Bacon

Preparo: 

Higienize os tomatinhos e corte-os ao meio para que sirvam de base para no palito. Em seguida, corte o queijo em cubos e reserve os dois na geladeira. Corte o bacon em cubos e em uma frigideira aquecida deixe fritar em fogo médio alto, numa temperatura suficiente para que o bacon frite ao invés de cozinhar. Após dourar, retire do fogo e acomode em um prato com papel toalha para retirar o excesso de gordura

Montagem:

Garanta que os tamanhos dos cortes do tomate, queijo e bacon sejam parecidos e espete o tomate, queijo e bacon no palito, respectivamente.

 Finger food: 2. Batatinha no palito

Ingredientes:

300 gramas de batata tipo bolinha
1 ramo de alecrim
Sal grosso

Preparo: 

Pré-aqueça o forno em 200º. Lave bem as batatinhas e disponha sobre uma assadeira. Polvilhe com as folhas de alecrim e sal grosso e em seguida leve ao forno por 20 minutos ou até que as batatas estejam bem douradas e amolecidas por dentro.

Montagem:

Espete palitinhos nas batatas e disponha-as em um recipiente onde fiquem com uma distância mínima entre elas para evitar que as cascas se encostem. Sirva com o molho de sua preferência.

 Finger food: 3. Crepe suíço

Ingredientes:

1 xicara de leite em temperatura ambiente
2 ovos médios
350 gramas de farinha
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de fermento químico
Sal
Manteiga para untar

Preparo: 

Bata no liquidificador o leite, os ovos e o óleo até misturar todos os ingredientes. Em seguida adicione a farinha e o sal até formar uma mistura homogênea e sem grumos e por fim adicione o fermento e misture tudo novamente. Unte a crepeira com manteiga e coloque um pouco da massa. Por cima, coloque o recheio de sua preferência e em seguida cubra com um pouco mais de massa. Deixe assar até que fique douradinho e consistente. Como sugestão, faça recheios de queijo e presunto, tomate com queijo ou ainda combinações doces, como chocolate preto e branco!

 

 Finger food: 4. Canapé de carpaccio

Ingredientes:

Para os canapés:

1 pacote de torradinhas
14 fatias de carpaccio de carne
Queijo parmesão ralado

Para o molho:

2 colheres (sopa) de alcaparras
1/2 colher (chá) de mostarda
1/2 colher (chá) de molho inglês
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de suco de limão

Preparo:

Processe todos os ingredientes do molho até virar uma pasta homogênea.

Montagem:

Arrume as torradinhas em um prato. Em cada uma delas, coloque meia fatia de carpaccio e sobre ele meia colher de chá do molho. Finalize com um pouco de parmesão ralado.

 

 Finger food: 5. Guacamole

Ingredientes:

1 abacate grande maduro
2 tomates sem semente
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de coentro (ou salsinha)
1 dente de alho espremido
Suco de um limão
Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo: 

Amasse o abacate com um garfo e reserve. Pique os demais ingredientes lembrando de retirar as sementes do tomate. Misture todos os ingredientes em um recipiente e, se desejar, finalize com um fio de azeite.

Montagem:

Disponha o recipiente com o guacamole ao lado de opções para servir como as tradicionais tortilhas de milho ou torradinhas de sua preferência.

 

 Finger food: 6. Espetinho caprese

Ingredientes:

Queijo mozarela
Tomatinho cereja
Folhas de manjericão

Preparo:

Corte o queijo em cubos e o tomatinho ao meio retirando as sementes. Lave bem as folhas de manjericão e deixe secar sobre o papel toalha.

Montagem:

Em um palito, coloque o queijo, o tomate e finalize com a folhinha de manjericão.

 

 Finger food: 7. Dadinho de tapioca com queijo-de-coalho

Ingredientes:

1 ¼ de xícara (chá) de tapioca granulada
250 g de queijo-de-coalho
½ litro de leite
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta branca

Preparo: 

Em uma tigela grande, rale o queijo-de-coalho. Junte a tapioca e misture. Tempere com sal e pimenta.
Ferva o leite e em seguida despeje sobre a mistura da tigela com a tapioca, mexendo bem, com cuidado para não formar grumos, até que todo leite tenha sido incorporado. Não deixe endurecer muito. Transfira a mistura para uma assadeira forrada com papel filme e espalhe com a colher. Para deixar a superfície lisa, cubra com filme e alise com as mãos. Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 3 horas.
Forre o fundo de uma assadeira com papel-manteiga e pré-aqueça o forno a 180 ºC.
Transfira a massa para uma tábua, retirando o plástico e com uma faca, corte em tiras , e  posteriormente em cubos. Leve para assar por 40 minutos até dourar ou se preferir, frite em óleo quente.
Montagem: 
Espete palitinhos nos dadinhos de tapioca e coloque-os em um recipiente lado a lado. Sirva com um molho agridoce como opção.

 Finger food: 8. Cestinhas de bacalhau

5 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tomate sem pele e sem semente picado
1/3 xícara (chá) de salsinha picada
200ml de leite de coco
3 colheres (sopa) de molho de tomate
1 embalagem de 500g de postas de bacalhau
20 discos de massa de pastel tamanho aperitivo

Preparo:
Cozinhe o bacalhau em água fervente. Retire a pele e a espinha e desfie manualmente ou use um processador.
Refogue a cebola no azeite, acrescente o alho e mexa por alguns minutos. Acrescente o tomate e refogue bem para que ele solte água e fique desmanchando. Adicione o bacalhau e a salsinha. Mantenha no fogo, mexendo sempre, para secar por completo os líquidos que se formarem. Junte o molho de tomate e o leite de coco. Adicione sal e pimenta de acordo com o seu gosto. Reserve.
Acomode a massa de pastel em forminhas de alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido a 200⁰C até começar a dourar as bordas. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar.

Montagem:

Acomode as massas de pastel em um prato de servir e separadamente mantenha o recheio de bacalhau em um recipiente como um rechaud, de forma que fique sempre aquecido. Só coloque o recheio das cestinhas de pastel na hora de servir, evitando amolecer a massa.

 

 Finger food: 9. Canapé de abobrinha

Ingredientes:

1 abobrinha média do tipo brasileira ou italiana
3 tomates
1 dente de alho
Alho frito
Azeite a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Folhas de manjericão
Ramos de tomilho ou orégano fresco

Preparo: 

Lave e pique os ingredientes conforme a lista acima.
Coloque um fio de óleo ou azeite em uma frigideira grande e esquente em fogo médio. Passe os dentes de alho nas laterais das fatias de abobrinha e coloque na frigideira. Salpique um pouco de sal em cada abobrinha e deixe fritando até o lado de baixo ficar levemente coradinho e vire.
Quando você conseguir espetar o garfo, mas ainda com certa dificuldade, ela estará no ponto. A abobrinha não pode ficar muito macia. Desligue o fogo e transfira estas abobrinhas para um prato. Caso estejam muito oleosas, seque levemente com um papel toalha antes de servir. Salpique pimenta a gosto

Montagem:

Coloque as fatias de tomate sobre as abobrinhas e decore com uma folhinha de manjericão, entre a abobrinha e o tomate. Salpique alho frito e coloque um raminho pequeno de tomilho. Tempere com mais uma pitadinha de sal, e se quiser, com um fiozinho de azeite.

 Finger food: 10. Canapé de patê de ovo

Ingredientes:

1 pacote de torradinhas
2 ovos cozidos
1 colher (sopa) de maionese
1 colher (sopa) iogurte natural de consistência firme
Salsão picadinho
Maçã picadinha
Picles para decorar
Salsinha e cebolinha
Sal e pimenta

Preparo:

Cozinhe os ovos. Espere esfriar, descasque e pique. Pique também o salsão e a maçã e misture tudo com a maionese e o iogurte.

Montagem:

Coloque o patê sobre as torradinhas e finalize decorando com a salsinha e a cebolinha.

 

 Finger food: 11. Barquete de gorgonzola

Ingredientes:

Para o patê de gorgonzola:

350 g de queijo gorgonzola ou blue cheese
1/2 lata de creme de leite light

Para os barquetes:

1 pacote de barquetes prontas
5 damascos secos
Amêndoas (na mesma quantidade de barquetes)

Preparo:

Amasse o queijo e o creme de leite na processadora, caso você não tenha, amasse o queijo com um garfo e misture com creme de leite. Bata até chegar na consistência de patê.
Corte os damascos em fatias e separe as amêndoas.

Montagem:

Na barquete, coloque um pouco do patê de gorgonzola, uma fatia pequena de damasco e finalize com uma amêndoa.

 

 Finger food: 12. Bruschettas de queijo com tomate

Ingredientes:

1 baguete pequena
2 tomates grandes maduros
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
2 ramos de manjericão
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo:

Preaqueça o forno a 180 ºC. Corte a baguete em fatias e em seguida disponha em uma assadeira grande, uma ao lado da outra e leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos até ficarem crocantes e levemente douradas.
Lave, seque e corte os tomates ao meio. Descarte as sementes e corte cada metade em cubos. Transfira os tomates para uma tigela, junte as folhas de manjericão e regue com 2 colheres (sopa) de azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture delicadamente. Descasque o dente de alho.

Montagem:

Esfregue o dente de alho sobre cada torrada e coloque uma porção do tomate temperado. Regue com um fio de azeite e sirva a seguir.

 

 Finger food: 13. Chips de batata doce

Ingredientes:

2 unidade de batata doce
1 colher de chá de páprica doce
2 colheres de copa de óleo vegetal de girassol
Sal a gosto

Preparo:

Lave bem as batatas esfregando a casca com uma esponja. Seque-as com um pano de prato. Com uma faca bem afiada corte as batatas em fatias bem finas e uniformes.
Em uma tigela, adicione as fatias e os demais ingredientes. Misture bem até todas ficarem cobertas pelo óleo e pelos temperos.
Forre uma assadeira com papel manteiga e distribua as fatias lado a lado, sem sobrepor.
Leve ao forno preaquecido a 140ºC por cerca de 30 minutos. Retire do forno e vire todas as fatias com ajuda de um garfo para assar do outro lado. Retorne ao forno por mais 30 minutos. Retire do forno novamente e vire as fatias. Vá tirando aos poucos as fatias que já estão no ponto.

Montagem: 

Sirva os chips em bowls ou recipientes fáceis de pegar as fatias.

 

 Finger food: 14. Cestinha de frango com requeijão

Ingrediente:

Para o recheio:

1 xícara de peito de frango cozido e desfiado
4 colheres (sopa) de champignon picadinho
1 tomate pequeno sem pele e sem semente picado
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
1/3 de pote de requeijão cremoso
Sal e pimenta do reino

Para as cestinhas:

20 discos de massa de pastel tamanho aperitivo

Preparo:

Em um recipiente, misture todos os ingredientes do recheio e reserve.
Forre forminhas de empada com massa de pastel e leve ao forno por alguns minutos até dourar levemente as bordas.

Montagem:

Disponha as cestinhas em um refratário e coloque os recheios em cada uma delas, sem ultrapassar as bordas.

 

 Finger food: 15. Wrap com folha de couve

Ingredientes:

6 folhas de couve cortadas no sentido do comprimento
3 ovos
1 lata de atum light
2 colheres de requeijão
1 cenoura pequena ralada

Preparo:

Cozinhe os ovos, pique e depois amasse com um garfo. Numa tigela misture os ovos e os demais ingredientes e acerte o sal.

Montagem:

Recheie as folhas de couve, enrole e disponha em uma travessa. Se preferir, finque palitinhos para prender melhor as folhas e ficar mais prático na hora de servir.

finger food tradicional
Pequenas fatias de pães cobertas com pasta e frio. Foto: Freepik

As receitas de finger food tem a característica de serem variadas, por contarem com diversas combinações de recheios e bases. Seja com opções como canapés ou mini sanduiches naturais, essa é a melhor alternativa para quem busca servir sem a necessidade de talheres e louças. Com pequenos pratos, bowls e principalmente palitinhos, você vai garantir uma variedade incrível de finger food para servir no seu evento, seja ele qual for.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui