touca de cetim vem se tornando cada vez mais popular no universo feminino. Isso se deve ao fato de que ela promove muitos benefícios para as madeixas, deixando os cabelos mais macios, bonitos, alinhados, definidos e com menos frizz.

Mas, você sabe qual a real funcionalidade dessa touca? Quer entender como usar e quais são todos os benefícios desse produtinho barato, mas milagroso? Então veja todas as nossas dicas e respostas no conteúdo de hoje! Acompanhe.

Depois veja também: Olha o frizz! Maneiras fáceis de evitar esse pesadelo

touca de cetim
Mulher usando touca para dormir. Foto: Freepik

Para que serve a touca de cetim?

A touca de cetim serve para proteger os cabelos do atrito com a fronha do travesseiro. Isso porque tanto a fronha, quanto a coberta e o lençol, podem ter muitos tecidos à base de algodão, que “sugam” a oleosidade natural dos fios, causando um atrito intenso nos cabelos.

Esse atrito é o que causa o temido frizz, a perda da hidratação, o desalinhamento dos cachos e muitos outros danos às madeixas.

Assim, podemos dizer que a touca feita de cetim tem por objetivo proteger os cabelos dos outros tipos de tecidos que têm na cama, mantendo os fios mais saudáveis e bonitos. Isso ocorre uma vez que o cetim “desliza mais” nas madeixas, além de que ele não irá absorver a oleosidade natural dos cabelos.

Dessa forma, a touca de cetim serve para que você durma tranquilamente, como uma princesa, sem temer que a fronha ou outro tecido da cama “destrua” os seus cabelos.

Veja também: Cabelos coloridos saudáveis: 8 dicas para fazer durar mais

Como usar a touca de cetim?

Usar a touca de cetim é muito simples, mas o ideal é que você encontre a forma mais adequada para o seu cabelo. No caso das cacheadas, o coque “abacaxi” (que é aquele coque frouxo no topo da cabeça) é uma boa pedida para colocar a touca em seguida.

Já os cabelos lisos e mais ondulados podem ser “emboladinhos” no topo da cabeça, com as mãos, e depois colocada a touca. Sem a necessidade de amarrar os cabelos.

touca de cetim
Tecido de cetim. Foto: Freepik

É claro que você precisa testar os seus fios e ver o que pode ser mais benéfico para a sua estrutura capilar, uma vez que cada cabelo é praticamente único.

Vale ressaltar que a touca deve ser colocada apenas nos cabelos secos, e não molhados. Se você dormir com ele molhado, a umidade atravessará a touca, molhará a fronha e o seu cabelo ainda pode quebrar, não secar e proliferar fungos que causam a temida caspa.

Leia mais: Hidratação com Babosa – Dicas e sugestões

Como colocar touca de cetim? Como colocar o cabelo na touca de cetim?

Uma maneira “universal” de colocar a touca no cabelo é a seguinte:

  1. Pegue o seu cabelo e enrole de maneira bem suave, sem “apertar” muito. Apenas o suficiente para formar um coque super frouxo no topo da cabeça.
  2. Segure esse coque com uma mão e posiciona a touca na testa. Use o formato da cabeça para “abrir a touca” enquanto vai encaixando-a por cima do coque.
  3. Posicione a outra mão por cima do coque, mas pelo lado de fora da touca, segurando-a assim.
  4. Tire a mão que segura o cabelo por dentro da touca e use-a para ajeitar o restante da touquinha.
  5. Pronto! Agora é só ajustar o elástico (se for uma touca ajustável) e pronto.

É possível usar as toucas de outras formas também, como com tranças. Assim, a touca irá proteger os fios e você ainda irá modelar as madeixas, deixando-as com um leve ondulado em todo o comprimento.

Leia também: Passo a Passo: Cachos com Chapinha?

Como usar touca de cetim para dormir?

Basicamente, é só encaixar as madeixas dentro da sua touca e ajustá-la à largura da sua cabeça. Assim os fios ficarão protegidos dentro da touquinha e você poderá se deitar tranquilamente. Não tem segredo, a touca permitirá que você durma tranquila, sem se incomodar com os fios embolando na cama.

touca de cetim
Mulher usando touca para dormir. Foto: Freepik

Quando usar a touca de cetim? Quem pode usar a touca de cetim?

A touca de cetim pode ser usada para muitas finalidades e por qualquer pessoa. Veja algumas funcionalidades interessantes:

  • Diminuir o ressecamento devido ao atrito.
  • Acabar com o frizz nos cabelos.
  • Manter os cachos alinhados.
  • Diminuir o amassado nos cabelos lisos.
  • Preservar a hidratação capilar.
  • Proteger tranças e dreads.
  • Evitar que o cabelo longo fique “enroscando” na cama.
  • Diminuir os nós que podem surgir durante a noite.
  • Trazer mais conforto na hora de dormir.
  • Diminuir a queda de cabelo na cama e no quarto.
  • Manter os fios mais arrumadinhos e menos arrepiados.
  • Evitar a quebra dos cabelos com o atrito constante.

Quanto à quem pode usar, a resposta é: todas as pessoas que queiram proteger a integridade dos fios, o formato de um penteado ou simplesmente ter o conforto de dormir sem os fios incomodando no rosto.

Para que serve touca de cetim no cabelo cacheado?

A touca de cetim para cabelos cacheados serve para deixar os fios mais protegidos do atrito com o travesseiro. Além disso, a touca garante que a finalização se mantenha, rendendo um excelente day after. Por fim, o frizz tende a diminuir nas cacheadas que dormem com a proteção proporcionada pelo cetim.

touca de cetim
Mulher com cachos definidos. Foto: Freepik

Veja também esta nossa dica: Hidratação com Ovo – Como fazer, Benefícios para Pele e Cabelo

Pode usar touca de cetim na umectação?

Pode. Mas depois que você dormir fazendo a umectação, é imprescindível que a touca seja lavada para, mais tarde, ser utilizada para proteger os fios novamente. Sendo assim, não adianta deixar apenas secar, depois da umectação, sem lavar, ok? Pois o óleo que permanece na touca poderá pesar os fios.

Faz mal para o cabelo dormir de touca?

Depende. Se você dormir com os cabelos úmidos ou presos de uma forma que abafe demais o couro cabeludo, a oleosidade pode aumentar e consequentemente a caspa pode aparecer. Por via das dúvidas, tire uma noite para deixar o cabelo mais livre, usando a fronha de cetim e apenas o coque abacaxi.

Qual lado usar a touca de cetim?

O lado “brilhante” é o que deve ter contato com os cabelos. Isso porque é ele quem irá promover menos atrito nas madeixas, uma vez que irá “deslizar” sobre os fios facilmente. Se a touca estiver ao contrário, o efeito dos benefícios será reduzido consideravelmente.

Veja também: 5 mitos sobre cabelos pretos que você talvez ainda não conheça

touca de cetim
Mulher com cachos definidos. Foto: Freepik

Quais os benefícios da touca de cetim?

Os benefícios da touca de cetim são muitos, e só quem experimenta esse produtinho sabe o quanto ele pode mudar o aspecto dos fios na manhã seguinte. Veja algumas dessas vantagens:

  1. Diga adeus ao frizz.
  2. Cabelos mais macios, sedosos e maleáveis.
  3. Finalização capilar mantida por muito mais tempo.
  4. Mais brilho aos fios, que se mantém com as cutículas fechadas.
  5. Diminui o contato com sujidades que possam estar no lençol e na cama.
  6. Mais conforto na hora de dormir.
  7. Diminuição no tempo de preparo do “day after”.
  8. Proteção de penteados, como no caso de mulheres que precisam dormir de tranças ou de bob.

Além de que os cabelos ficam muito mais bonitos com o uso constante da touca. Vale muito a pena experimentar!

Como lavar minha touca de cetim?

A lavagem deve ser delicada e, por isso, não coloque a sua touca na máquina de lavar, certo? Mas sim, siga as recomendações abaixo:

  1. Use uma bacia com água fria e uma colher de sabão neutro.
  2. Mergulhe a touca nessa misturinha e deixe agir por 5 minutos.
  3. Esfregue com as mãos, delicadamente, limpando bem a sua touca.
  4. Enxágue abundantemente e deixe secar em um ambiente bem ventilado, mas sem contato com o sol.

Não use água quente na sua touca, pois ela poderá encolher um pouquinho se você fizer isso. Deixe sempre em temperatura ambiente.

touca de cetim
Mulher usando touca para dormir. Foto: Freepik

Onde comprar touca de cetim?

Na internet você pode encontrar uma grande variedade de lojas que oferecem as toucas de cetim nas mais diversas cores, estilos e tamanhos. Há possibilidades ajustáveis, outras de tamanho único, etc. Você pode encontrar diversas possibilidades no Mercado Livre, por exemplo.

Além disso, você mesma pode costurar a sua touquinha de cetim caso tenha alguma habilidade com costura à mão ou na máquina. É super simples e o tecido de cetim pode ser bem baratinho para você. Encontre-o em lojas de aviamentos e aproveite.

 

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre a touquinha de cetim e já pode apostar nessa possibilidade para cuidar dos seus cabelos da melhor maneira possível. Experimente e fique ainda mais linda!

Agora, aproveite também estes nossos outros conteúdos:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui