Traje Esporte Fino Masculino e Feminino: O que usar?

O convite para aquela festa finalmente chegou. Você abre o envelope, olha com atenção o local, dia e horário. Baixa os olhos para o rodapé do papel e lê: traje esporte fino acima do RSVP. Ufa!! Que alívio: é o tipo de traje social mais comum para as festas atualmente. Está tranquilo!

Recomendamos que você confira também nossa matéria especial sobre Penteados para Festas.

Chame seu amor e já podem ir combinando detalhes para a festa. Para fazer bonito, basta levar em consideração alguns detalhes importantes quando se fala de traje esporte fino para homens e para mulheres.

Esporte fino masculino

Vamos começar por ele. O traje esporte fino é o mesmo que passeio completo, ou seja, terno é obrigatório e deve ser usado com uma gravata e camisa social. Dependendo da formalidade do evento, inclua o colete (terno completo).

Se o evento vai acontecer à noite, o recomendável é escolher um paletó escuro que pode ser simples ou com listras (risca de giz). O terno azul marinho, por exemplo, é perfeito para casamentos e formaturas a noite. Os ternos simples podem ser combinados com camisas de padrões discretos e gravatas lisas. Se ele preferir uma gravata mais chamativa, pode escolher padrões como listras, bolinhas ou outras ilustrações de moda, mas muito discretas para evitar parecer deselegante.

Combinando com a camisa – Com paletós de cores neutras, como o preto, cinza e azul escuro, pode-se combinar qualquer cor de camisa. Assim, a gravata pode ser da mesma cor, mas mais escura do que a camisa ou na cor do terno. Já gravatas estampadas devem ter, em seu desenho, a cor da camisa. Em caso de dúvida, uma camisa branca é sempre garantia para não errar.

Se a cerimônia é na parte da manhã, o homem pode optar por ternos em tons mais claros, como o cinza mais claro, branco, bege ou marrom, por exemplo. Camisa branca e cores nude coordenam bem com essas peças. Para esta ocasião, pode-se abrir mão do pescoço muito estruturado e deixar de fora a gravata.

  Como usar Lenços

Combinando sapatos e cintos – Para completar o look, sapatos de couro com cadarços e cinto também em couro, mais estreito e em estilo social, com uma fivela discreta.

Quando o paletó é preto, azul ou cinza, o sapato é sempre preto. Para tons de bege, marrom ou verde, sapatos marrons são a melhor escolha. E o cinto deve ser sempre da mesma cor do sapato. Meias podem combinar com a cor dos sapatos ou calças, mas para não dar margem a erros, escolha uma cor que combine com a calça.

Dicas para ele: Traje esporte fino masculino

Paletó – Atenção para que o paletó não esteja nem muito justo ou sobrando nos ombros e se as ombreiras não estão grandes demais. O tamanho ideal é a meio palmo do fim do braço (mede-se com os braços estirados para baixo). O comprimento das mangas é na altura da junção do pulso e da mão, deixando mais ou menos um dedo de camisa aparecendo.

Calças – Quando sentado, as pregas e os bolsos da calça não podem ficar estufados ou apertados. A barra da calça deve cair sobre os sapatos. Porém, se A barra à “italiana” (com dobras na barra) é mais recomendada para homens mais altos.

Não importa se o evento é mais informal, a elegância ainda é essencial. Jeans e tênis ficam para o passeio de verdade (campo, clube, shopping, cinema etc).

Traje Esporte Fino feminino

Tendo vestido ao seu amado, agora a planejar bem o seu traje, levando em consideração um fator que aparentemente complica a vida de uma mulher, quando se fala em etiqueta e protocolo: não existe uma uniformidade no tema para o traje esporte feminino! Não há parâmetros que regem o traje social feminino com há para o masculino, sendo um termo bastante difícil de aplicar no vestuário da mulher.

  A moda das Décadas

As mulheres têm uma considerável liberdade de se vestir em termos de “etiqueta”, por isso, deve sempre orientar-se pelo bom gosto, algumas regras, e de vez em quando, pela moda.

O traje esporte fino para mulheres, em si só, consiste em uma ampla gama de possibilidades, desde saias e calças lisas ou estampadas, terninhos, vestidos mais leves, camisas e até tops. O salto dos sapatos deve ser baixo, médio ou alto. As bolsas devem ser em tamanho médio (nunca maxi), e o material, de preferência mais leve, como tecido, assessórios discretos e a maquiagem pode ser leve e discreta.

O estilo esporte fino feminino pode ser usado em distintas ocasiões que pedem certa formalidade e elegância sem exageros. No entanto, dentro deste largo intervalo de escolhas, vamos dar algumas orientações gerais para ter em mente, quando o evento exige esse tipo de traje.

Um curinga para este traje é o cocktail dress. Trata-se de um vestido que vai bem para eventos desde os semi-formais ao black tie. O comprimento frequentemente toca o tornozelo (cerca de 5cm acima, é chamado comprimento de chá). Antes de meados do século 20 este tipo de vestido era conhecido como “fim de tarde”. Depois, passou a ser chamado de “vestidos de baile” e ganhou o titulo atual (cocktail) nos anos 80.

Em um evento semi-formais (esporte fino), pode-se usar a versão cocktail curto e a tendência 2013 são os modelos de saias com assimetrias bem marcadas, sendo mais curtos na frente, com fenda em S ou V, ou com fenda lateral.

Leia também nosso artigo especial sobre Roupas Sociais para Mulheres.

Dicas para ela: Traje esporte fino feminino

  • O traje esporte fino pode ser usado em várias ocasiões, tanto de dia quanto à noite. Ele exige tecido mais fino e comprimento mais comportado (um pouco acima dos joelhos é o indicado para vestidos, saias e shorts).

  • Evite brilho demasiado, também nos acessórios e na maquiagem.
  • Os terninhos combinam perfeitamente nesse visual de esporte fino feminino. Dependendo da ocasião, ganham um toque moderno se usados com shorts mais elaborados.
  • Sapatos são uma parte essencial do traje esporte fino feminino. Esse traje aceita desde as sandálias sem salto ao salto alto. Para garantir uma elegância a mais, habilite-se a um certo salto, principalmente se optar por calças pantalonas (para alongar um pouco mais a figura feminina) ou vestido cocktail, uma vez que este destaque bem as pernas.

  • Uma bolsa poderosa, cintos e bijuterias são complementos indispensáveis para essa produção. Atenção especial neles.
  • Escolhida roupa para seu traje, fique atenta apenas à equivalência entre estilos, se você estiver acompanhada, para estabelecer a igualdade de condições pelo menos no vestiário do casal.
  Dress Code – Descubra o Traje Adequado para Cada Festa!

Agora, volte ao convite recebido e responda ao RSVP, no rodapé em letras miúdas (Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa para: “Responda por favor“) e confirme presença ao evento.

Boa sorte!

Separei mais esses conteúdos para você:

9 COMENTÁRIOS

  1. Uma dica que estamos dando para vários leitores do nosso site é misturar o visual mais elegante do esporte fino com as camisas estampadas. Elas estão bem na moda entre os homens e podem criar um visual incrível durante o dia.

    Já o jeans, não gostamos muito e preferimos não recomendar. Mas, em último caso, um jeans com uma lavagem básica e sem muita textura também combina muito bem com visual. Mas, é importante caprichar no restante.

    Parabéns pelo artigo, muito bom!

  2. Não entendi, foi dito aqui q o paletó e gravata são obrigatórios e nas fotos a maioria não aparece a gravata . É ou não obrigatório uso de gravata??…

  3. Bom percebe se que falta assessoria no quesito roupas! Feio…
    Vão começar a ser como tantos outros negócios milionários que só enchem os bolsos do topo da pirâmide?

  4. Se poder me ajudar agora eu agradeço, tenho uma festa pra ir hoje a noite, apartir das 9 horas, é uma festa de debutante, e o traje exigido é esporte fino, eu comprei uma vestido lindo de tecido transparente com forro, é azul escuro, quase preto na cintura tem um detalhe de pedras pequenas, ele é bem discreto, mas estou na duvida quanto ou tecido se não me engano é chifoon, agora a duvida que está me matando pode ou não usar esse tipo de roupa em uma festa desse tipo???

  5. Tenho um casamento pasta ir e no convite determina b traje elegante fino e leve. O horário é às 16:30h.
    Gostaria de orientação imagens de alguns vestidos adequados, confirme exigidos.

  6. Dúvida:tenho um aniversário de 15 anos pra ir com meu marido eu queria ir cm um vestido longo de tecido estampado é meu marido calça jeans cm uma blusa branca manga comprida será q combina nossos traje pra esse evento será a noite .

  7. Tenho um casamento para ir no dia 1 de junho as 16h e tenho dúvidas sobre o traje que é esporte fino. Tenho 58 anos 1.60 cm, 58 kg. Minha preferência é por vestido ou terninho. Não uso sapatos muito alto. Me ajudem!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui