treino ABC feminino tem se tornado cada vez mais popular nas academias do país. Isso se deve ao fato de que esse “programa de treino” traz facilidades na hora de organizar os grupos musculares que são estimulados a cada sessão na academia.

Porém, se você ainda não sabe como funciona e quais são os reais benefícios desse treino, acompanhe este conteúdo e fique por dentro do assunto!

treino abc feminino
Mulher descansando durante o treino. Foto: Freepik

O que é o treino ABC feminino?

O treino ABC feminino nada mais é do que um treino que divide os grupos musculares em 3 partes, ou seja, parte A, B e C. Assim, é possível intercalar os grupos, a fim de atingir melhores resultados na hipertrofia e no treinamento de musculação.

Esse tipo de treino visa focar em cada grupo muscular em uma sessão da academia, aumentando a concentração do aluno e fazendo com que a intensidade do treino seja mais efetiva e focada no objetivo que você possui. Isto é, se a sua meta é atingir a hipertrofia dos glúteos e coxas, esse treino pode lhe ajudar a chegar lá “mais rápido”, tendo em vista o foco que é estabelecido nos treinos.

Leia mais: Zumba: Como pode te ajudar a emagrecer no verão 2021

Quais os benefícios do treino ABC feminino?

Os benefícios do treino ABC feminino são inúmeros, além de serem o fator primordial que está fazendo essa técnica ficar cada vez mais popular dentro das academias. Se você ainda está em dúvida se aposta nesse modelo de treino, veja os principais benefícios por trás do ABC:

  • Favorece a recuperação muscular e acelera a hipertrofia: Como cada dia será focado em um grupo muscular, a tendência é que o descanso e repouso dos demais grupos seja mais efetivo e construtivo. Afinal, você passará mais de dois dias descansando um dos grupos, fazendo com que a hipertrofia seja mais acelerada. Isso porque é quando descansamos que os nossos músculos crescem e se desenvolvem.
treino abc feminino
Mulher treinando o braço. Foto: Freepik
  • Promove maior foco e concentração: Por fazer com que você foque em determinados músculos, durante um dia de treino, você terá muito mais foco e concentração durante os exercícios. Além disso, você conseguirá manter-se mais alinhado aos seus objetivos, à medida que percebe os resultados.
  • Ajuda a organizar os dias de treino de maneira mais efetiva: Organizar os dias de treino de acordo com os músculos que serão estimulados é uma forma de garantir uma rotina muito mais assertiva e efetiva. Logo, você conseguirá melhores resultados, com o passar do tempo.
  • É estimulante e ajuda na motivação: Ver os resultados atingidos e conseguir focar em um só grupo muscular, a cada sessão de treino, ajuda a manter a motivação e a empolgação em dia, sendo que estes fatores são fundamentais para seguir em frente com os seus objetivos.
  • Intensifica o trabalho físico de determinado grupo muscular: O foco é o maior ponto positivo do treino ABC feminino, afinal, você intensifica o trabalho físico de determinado grupo muscular, aumentando os resultados e consequentemente a sua autoestima e bem-estar.

Como fazer o treino ABC feminino?

Para executar o treino ABC feminino é muito importante que, antes de qualquer coisa, você converse com o seu educador físico. Lembre-se de que cada organismo necessita de cuidados especiais, o que faz com que não possamos lhe passar um treino completo sem antes avaliar o seu caso, seu biotipo, organismo, etc.

treino abc feminino
Mulher pulando corda. Foto: Freepik

Cada corpo funciona de uma forma e apresenta peculiaridades, assim, seguir um treino pronto pode não trazer os resultados que você almeja e, em alguns casos, pode ainda causar o efeito rebote, a partir do momento que você pode se lesionar, por exemplo.

De todo modo, podemos exemplificar que o treino ABC feminino pode seguir uma rotina semelhante a:

  • Segunda: treino A.
  • Quarta: treino B.
  • Sexta: treino C.

Em casos mais avançados, é possível treinar de segunda à sábado, usando o domingo para o descanso pleno. Nessa situação, o ideal é seguir treino A, B, C e novamente treino A, B e C. Quanto aos grupos musculares, podemos simular da seguinte forma:

  • Treino A: Quadríceps, isquiotibiais, glúteos, adutores, panturrilha.
  • Treino B: Costas, bíceps e abdômen.
  • Treino C: Peito, tríceps e ombro.

Veja também: Emagrecimento X Imagem Corporal. Confira a diferença

treino abc feminino
Educador físico auxiliando aluna. Foto: Freepik

Dicas para impulsionar os resultados do treino ABC feminino

Agora que você já sabe o que é o treino ABC feminino, já conheceu as vantagens e as possibilidades de divisão, é hora de ver as nossas dicas para impulsionar os seus resultados. Atente-se:

Crie um revezamento entre os grupos musculares

É muito importante criar o revezamento entre os grupos musculares. Isto é, não adianta apenas dividir as regiões do corpo no treino ABC e querer fazer os três treinos no mesmo dia, e em dias seguidos.

Isso apenas sobrecarregará o organismo e, ao invés de melhorar os seus resultados, atrapalhará os seus objetivos. Respeite o descanso e a pausa entre cada grupo muscular.

Atente-se ao seu corpo e as mudanças que nele ocorre

Observe o seu corpo, ele pode ser a chave para o seu sucesso nos treinos. Isto é, se você sentir desconfortos e dores, converse com o educador físico para diminuir a intensidade dos treinos. Da mesma forma, sempre se atente aos resultados (mesmo pequenos) que você atinge a cada dia. Isso vai lhe ajudar a se sentir mais motivada.

treino abc feminino
Mulher descansando depois do treino. Foto: Freepik

Aumente a intensidade à medida que você vai se desenvolvendo

Não adianta manter o treino igual durante todo o ano, não é mesmo? É preciso ir aumentando a intensidade, de tempos em tempos, de acordo com o seu desenvolvimento. Isso fará com que, aos poucos, você suba a “escadinha” do crescimento muscular.

Cuide do seu descanso e da sua alimentação

A sua alimentação também é muito importante. Por isso, consuma alimentos saudáveis e de acordo com as suas necessidades energéticas.

Além disso, não se esqueça de que o descanso é muito importante. Sem ele, a hipertrofia não será atingida de maneira efetiva e é bem possível que você cause o efeito rebote, perdendo massa magra. Portanto, respeite as pausas, o sono e os dias de descanso!

Esteja atenta às recomendações do seu Educador Físico

O seu educador físico será o seu melhor amigo durante os seus treinos. Esteja atenta ao que ele lhe apresenta e sugere. Não tente fazer um treino sozinha, tampouco aumentar o nível e a carga de acordo com a sua vontade.

É preciso respeitar o seu organismo e buscar respaldo científico na hora de incluir algo novo no seu treino. E esse respaldo só pode ser dado por um profissional qualificado, ou seja, pelo educador físico. Assim certamente você terá bons resultados com o treino ABC feminino.

Leia mais: Treino HIIT: ideal para quem quer emagrecer

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui