Tudo sobre Depilação: história, tipos e escolhas

Mencionada desde os tempos mais remotos, a depilação corporal atravessou os estigmas culturais, religiosos e estéticos como uma conduta bastante comum entre as pessoas. Se atualmente a remoção dos pelinhos indesejados é, ou direcionado para propósitos meramente estéticos, ou apenas para se estar em dia com o bom trato da higiene pessoal e seus asseios, fato é que ela existe muito antes do que se possa imaginar. Pois desde os anos que antecedem a Jesus Cristo na terra, as pessoas já se depilavam com suas  técnicas arcaicas e, por vezes doloridas; meios logicamente muito menos sofisticados do que os dias atuais.

depilação

Relata a literatura histórica sobre a confecção de líquidos depilatórios a base de soda caustica,  sangue e gordura de vários animais. Intragável, não? Mas esse fora o princípio de tudo. Diz-se por aí que a rainha egípcia Cleópatra retirava os fios menos queridos de seu corpo, usando largas faixas de panos mergulhados em cera quente: mais uma vez um prenúncio das ceras modernas.

Passados os tempos, a humanidade em todas as suas regiões, épocas e culturas não abandonou a prática depilatória da remoção de pelos na cútis, ao contrário, a cada dia diversas técnicas de depilação vêm surgido, assim como as já existentes vêm ganhando adendos aperfeiçoadores e surpreendentes. Falemos então das depilações nos dias de hoje?

depilaçãoPotencialmente apressada, dinâmica e multifacetada, é assim que a sociedade se desenha. Esse mesmo grupo de pessoas é também cada vez mais preocupado com o bem-estar atrelado à  beleza e à saúde. Para isso, tem sempre havido um tratamento estético destinado a cada tipo de pele, de desejo, de sensibilidade e necessidade, mais ou menos duradouros, demorados, custosos ou não, os meios de  depilação se desdobram por entre as criatividades e especialidades dos profissionais da beleza e de clínicas de estética destinadas para os tratamentos depilatórios. Dos mais tradicionais ao mais inusitados, fato é que eles não param de crescer e de se otimizar.

  Penteados para Cabelos Cacheados 2013 - Dicas e Tendências

Aproveite e confira também nossa matéria sobre a depilação a laser.

Mediante as possibilidades, as dúvidas se avultam: Mas quais as técnicas menos agressivas à pele? Depilar com cera quente ou cera fria? Não quero gastar muito dinheiro para me depilar, o que fazer? Há meios para que a depilação não doa tanto? O que escolho: a depilação definitiva a laser ou métodos menos invasivos e mais habilidosos manualmente, mas de repente não tão eficazes, como a remoção de pelos com linha? Os cremes depilatórios são alergênicos? Qual é a melhor marca de cremes e de ceras? O depilador elétrico é apenas recomendado para fios mais grossos e mais difíceis de se arrancar? Vejamos então alguns dos métodos mais populares e festejados de depilação e descubramos o mais indicado para sanar nossas vontades.

depilaçãoHá, em linhas gerais, dois grandes grupos de métodos de depilação por que se poderá escolher: a depilação definitiva, ou seja, a feita a laser que se caracteriza por arrancar desde a raiz a possibilidade de crescimento do fio na região em que se aplica, ou a depilação não-definitiva que engloba uma série  de intervenções depilatórias, consistindo apenas na diminuição da quantidade de pelos, o afinamento da penugem e o tempo espaçado maior entre os crescimentos dos pelinhos e a necessidade de sua reaplicação.

Para a diversidade das  técnicas de depilação não-definitiva, o uso da lâmina na hora de se depilar é o primeiro de nossa lista por ser mais prático e mais comum. Técnica rápida e barata, mas que peca pelo crescimento ligeiro e grosseiro do fio e pelo aspecto áspero e manchado no local onde foi utilizado. Dicas: Sempre use bastante sabão ao se depilar com a lâmina; cuide para não irritar ou cortar sua pele e jamais reaproveite lâminas usadas, velhas ou com aspecto enferrujado e desleixado.

  Xampu bomba: o milagre para o crescimento dos cabelos

Ainda no grupo das depilações não-definitivas, tem se falado muito na famosa depilação com linha, exigente da habilidade e destreza por parte do profissional da beleza que a executa. Apesar de trabalhosa, é quase que só vantagens, uma vez que consiste em não ferir, irritar ou provocar alergia em pessoas de pele mais sensíveis à depilação.

Sempre geradora de polêmicas e discussões, o uso da cera. As técnicas de depilação com ceras frias e quentes residem no grudamento de uma cera na região da pele em favor da retirada dos pelos. Como escolher a cera? Basta saber o fim a que se destina, ou seja para que você a deseja. Ao passo que a cera fria é mais prática e menos eficaz e indicada para regiões com pelos mais grossos, peles mais oleosas e menos sensíveis, como a região da barba dos homens; a cera quente é mais trabalhosa, porém mais eficaz, para todas as regiões do corpo. Encontram-se com muita facilidade as ceras em farmácias ou lojas especializadas, com preços variados e marcas sortidas, seu preparo reside em aquecer de dez a quinze minutos antes da aplicação. Atenção: teste antes a temperatura da cera em uma parte diferente do seu corpo, para evitar queimaduras e mal-estares na hora da operação.

depilaçãoPreste bastante atenção ao uso de cremes industrializados para depilação, pois sua composição química é feito de produtos que amolecem o pelo, tornando fácil e indolor a sua retirada. Entretanto, não ignore algum tipo de sensibilidade excessiva a um dos componentes da fórmula do produto escolhido, pois, caso isso aconteça, sua pele poderá responder negativamente. Faça o teste de toque antes! Outro método polêmicos, entre os não-definitivos é o depilador elétrico. Funciona mesmo? Formado por pequenas e várias pinças metálicas, o aparelho não irrita a pele, mas dói bastante na retirada de pelos finos. Assim, torna-se indicado para os homens e suas barbas grossas, atualmente os modelos são muitos e cada vez mais ergonômicos, adaptando-se as curvas da face masculina, removendo o pelo de regiões jamais atingidas pelas lâminas. Deixemos para os rapazes, então! Viu só? A escolha do método depilatório é uma questão de bom senso. Já escolheu o seu método de depilação? Mãos à obra!

  Dúvidas sobre o Botox (Toxina Botulínica)

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui