O óleo de coco não faz bem apenas para ajudar na perda de peso e reduzir as taxas de colesterol ruim. Ele também é um excelente produto para tratar os cabelos, dando muito brilho e hidratação para os fios. Uma forma de tratar as madeixas é fazer uma boa umectação capilar com o óleo de coco.
Veja também como usar o óleo de coco para ajudar no emagrecimento.
Mas, o que é umectação capilar?
Bom, a umectação é um tipo de tratamento para os cabelos nos quais você aplica óleos 100% naturais. A aplicação é rápida, não precisa de muitas frescuras, é barata e ainda consegue dar resultados incríveis. Você pode aplicar o óleo deixando-o por um determinado tempo agindo enquanto faz as suas coisas.
Por que devo fazer umectação com óleo de coco?
O primeiro motivo é porque ele dá um brilho inigualável aos cabelos e não há nenhum produto químico envolvido no processo. Ou seja, o risco de agressão capilar é zero! Fazer esse procedimento confere inúmeros nutrientes para os fios e de forma bem concentrada. Afinal de contas, o óleo de coco consegue agir no córtex capilar, ou seja, na estrutura interna do fio. Veja outros benefícios do óleo de coco para os cabelos:
- reduz os frizz e as pontas duplas;
- fortalece, evitando a quebra e a queda capilar;
- sela o fio, protegendo o córtex de possíveis agressões externas;
- deixa o cabelo hidratado por mais tempo;
- presença de vitamina E, que aumenta o crescimento capilar;
Diferença entre óleo de coco e silicone
É muito comum que as pessoas confundam a ação desses dois produtos para os fios, mas eles têm ações diferentes para o cabelo. Enquanto que o silicone trabalha na cutícula do fio, ou seja, na parte mais externa, o óleo de coco age de maneira mais profunda, na porção interna dos cabelos. O silicone forma um tipo de capa protetora, coisa que o óleo de coco não faz, mas também ajuda para que os cabelos fiquem mais fortes e firmes.
Saiba quais são os principais benefícios da manteiga de karité para os cabelos.
Como usar o óleo de coco nos cabelos
Você pode usá-lo puro, aplicando uma pequena porção nas madeixas até que elas estejam inteiramente recobertas pelo óleo. Não há uma quantidade exata já que existem cabelos de tamanhos e volumes diferentes. É possível também usar o óleo de coco nas máscaras de hidratação, xampu e condicionador. Lembrando que nestes produtos já existe uma certa quantidade de óleo colocado pela indústria química.
Muita gente tem mania de aplicar produtos nos cabelos em quantidades vultuosas achando que isso fará o resultado ser melhor do que o esperado. Mas, é preciso tomar cuidado, pois o tiro pode sair pela culatra. O excesso de produto pode até mesmo danificar e enfraquecer os fios.
Descubra quais os benefícios do óleo de argan e ojon para os cabelos.
O óleo deve ser aplicado com a ajuda das mãos, da raiz até as pontas. Para facilitar o processo você pode dividir o cabelo em pequenas partes. O processo de umectação deve ser realizado a cada 15 dias. Porém, a frequência dependerá do tipo de cabelo. Por exemplo, cabelos mais ressecados e os cacheados precisam de, pelo menos, umectação 1 vez por semana já que se danificam mais rapidamente que os outros tipos.