Há uma boa razão para conhecer os benefícios da pílula anticoncepcional ser o método mais popular de controle de natalidade: seu sucesso é de 99,9% quando tomada corretamente.
Porém, o planejamento familiar não é o único benefício do contraceptivo hormonal feminino. De 11,2 milhões de mulheres que tomam o remédio, apenas 14% declaram que o uso é exclusivamente para prevenir uma gravidez.
Outros 58% usam parcialmente para controle de natalidade, segundo uma pesquisa do Guttmacher Institute. Os benefícios da pílula para além da contracepção incluem:
Índice
Melhoria na qualidade da pele
14% das mulheres tomam a pílula para se livrar da acne. Pílulas com estrogênio e progesterona reduzem a produção de androgênio. Esse é um hormônio que aumenta a produção de óleo pela pele.
Período menstrual menos doloroso
Mais da metade das mulheres sentem dor por um ou dois dias durante a menstruação, em média. Cerca de 31% das mulheres declaram usar a pílula para amenizar cólicas e dores generalizadas.
O medicamento reduz a produção de prostaglandinas e tornam o endométrio mais fino. Isso resulta em uma menstruação mais leve.
O ciclo menstrual fica mais regulado
Peso, stress, outros medicamentos e alimentação podem bagunçar o ciclo menstrual. Mesmo saudável, uma mulher pode ter ciclos irregulares.
O ciclo considerado normal é de 28 dias, mas entre 24 e 31 dias é considerado normal. Com a pílula o ciclo fica mais previsível.
Embora o sangramento não seja de fato uma menstruação (pois quem toma pílula não ovula) ele acaba ocorrendo de forma mais controlada, possibilitando planejamento.
Afinal, nenhuma mulher quer ser surpreendida pela menstruação durante a tão esperada viagem à praia.
Benefícios da pílula na luta contra o câncer
Câncer de ovário é a quinta causa de de morte por câncer nos Estados Unidos. Mais de 22 mil mulheres foram diagnosticadas em 2016 nos EUA.
Contraceptivos orais hormonais podem reduzir esse risco em até 50%, segundo estudos publicados nos últimos anos.
O câncer de endométrio, um dos mais comuns no útero, também cai muito quando há uso da pílula. Mesmo depois de deixar a pílula a proteção continua.
Ameniza os sintomas de endometriose
A endometriose é um pesadelo para muitas mulheres. Ela ocorre quando o tecido que preenche o útero começa a crescer fora do útero, nos ovários, trompas e bexiga, por exemplo.
Enquanto algumas não têm sintomas, outras padecem com dores excruciantes e dificuldade para engravidar. Os hormônios da pílula ajudam a diminuir o crescimento desses tecidos.
Ajuda com a Síndrome do Ovário Policístico (SOP)
Esse é o distúrbio hormonal mais comum entre as mulheres, com cerca de 10% delas tendo o problema em idade fértil.
Alguns sintomas são excesso de pelos no rosto, peito, costas e membros. Acne, perda de cabelo e ganho de peso também são sintomas.
Não há cura, mas a pílula pode regular os ciclos menstruais, reduzir a queda de cabelo e diminuir a acne.
Quer saber mais sobre hormônios femininos? Veja nossa matéria sobre como os hormônios afetam sua saúde!