Você Sabe Mesmo Como Lavar o seu Cabelo?

Já reparou que quando você vai ao salão de beleza o cabeleireiro demora um tempão só para lavar seu cabelo? É um tal de molhar, aplicar produto, enxaguar, massagear e recomeçar o processo… Ou seja: ele sabe que uma boa lavagem é essencial para dar vida ao seu cabelo e limpá-lo de verdade. Por que não fazer o mesmo em casa?

Parece muito simples, mas por causa da falta de tempo e da correria do dia-a-dia, às vezes não lavamos nosso cabelo da forma como ele deveria ser lavado. O resultado é um cabelo pesado e que continua com a aparência de sujo.

Então vamos acabar com isso. Dedique alguns minutinhos a mais para cuidar melhor da moldura do seu rosto e colha os frutos de uma boa lavagem, seguindo o passo a passo:

PASSO 1: Pentearpentear o cabelo

Solte seu cabelo e penteie com pente ou escova apropriados para seu tipo de fio, aquele mesmo, com o qual você já está acostumada. Penteie os fios da raiz às pontas. Isso estimula a circulação do couro cabeludo e deixa os resíduos “soltos” na extensão do fio, mais fáceis de serem removidos na lavagem.

PASSO 2: Molhe muito bem os fios

Encharque, literalmente, seu cabelo. A temperatura ideal da água fica entre o morno e o frio. Não utilize água muito quente. Molhe bem cada parte de sua cabeça, deixando a água escorrer para a parte de trás da nuca. Certifique-se de que a água penetrou bem entre todos os fios e couro cabeludo.

PASSO 3: Não exagere no shampoo

Espuma em excesso não é sinal de limpeza eficaz. Para cabelos curtos e médios, utilize o centro da palma de sua mão como medida. Deposite o shampoo bem no meio, fazendo uma espécie de concha em volta. Para cabelos longos, a lavagem de cabeloquantidade pode ser ligeiramente maior. Com a outra mão espalhe o produto muito delicadamente entre seus dedos e aplique imediatamente sobre a cabeça, procurando alcançar todas as partes dela.

  Como Cuidar Dos Cabelos Em Casa

PASSO 4: Uma boa massagem

Esse passo deve ser realizado sem pressa. Com a ponta dos dedos explore todo seu couro cabeludo com movimentos constantes mas sem fazer muita pressão. Massageie bem. Depois para o comprimento dos fios e pontas. Gaste de dois a três minutos inteiros para se certificar que realmente massageou tudo.

PASSO 5: Enxaguar e repetir

lavagem de cabeloEnxague seu cabelo pendendo a cabeça para trás e deixando a água escorrer em direção à nuca, da raiz às pontas. Com a ajuda das mãos retire todos os vestígios de shampoo. É recomendado que você reaplique o produto e massageie novamente, dessa vez pode ser mais rápido, só para complementar. Se você não costuma repetir todo o processo, e sente que isso não prejudica a limpeza do cabelo, não tem problema. Algumas marcas de shampoo garantem limpeza com uma única aplicação.

PASSO 6: Condicionador

A dica é mais do que conhecida: nada de condicionador na raiz dos cabelos. Aplique o produto apenas no comprimento dos fios e nas pontas. Deixe o produto agindo de acordo com as instruções da embalagem. Enxague em seguida, com muita, muita água.

Se o shampoo é responsável pela limpeza efetiva do cabelo, o condicionador, por sua vez, é o responsável pelo resultado do cabelo depois de seco. Escolha um produto especializado em seu tipo de fios. Se tiver dúvida sobre marcas, pesquise antes com seu cabeleireiro para não errar na escolha.

secar os cabelosPASSO 7: Secar corretamente

Com uma toalha, retire o excesso de água dos cabelos, pressionando delicadamente comprimento e pontas. Não aperte com força para não danificar os fios. Se você faz uso de algum produto pós-lavagem, esse é o momento de aplicá-lo. Se costuma utiliza o secador diariamente, sempre escolha uma temperatura mais “fria”. O ar muito quente é muito prejudicial. Deixe para secar mais demoradamente quando for sair ou fazer um penteado especial.

  Mechas californianas: inspire-se nas fotos e faça as suas

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

  1. eu queria saber qual é o melhor shampoo e condicionador e a marca melhor para meu cabelo. os meu cabelo é fino e cacheador e eu não tenho cabeleiro para pergunta o que eu faco me ajude por favor?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui