Dançar já é um ótimo exercício físico que proporciona inúmeros benefícios para a saúde, quando aliada à tonificação dos músculos como é o caso da Zumba, é melhor ainda!

A modalidade além de queimar calorias, aumenta a flexibilidade, a resistência e os níveis de felicidade ao liberar endorfina pelo corpo.

Os movimentos aeróbicos embalados por um mix de ritmos e coreográficas latinas, como salsa, merengue, mambo, flamenco, rumba, reggaeton, samba e outros estilos como hip hop e dança do ventre, surgiu na década de 90 com o personal trainer colombiano de celebridades, Beto Peres.

Com a proposta de se exercitar em movimentos divertidos para modelar o corpo, Beto fundou a empresa Zumba Fitness que se tornou uma franquia mundial presente em mais de 150 países.

É realmente uma opção para quem quer emagrecer se divertindo!

zumba class atividade física para emagrecer
Aula de dança e tonificação dos músculos, para quem quer emagrecer se divertindo. Foto: Freepik,

Zumba emagrece?

A zumba emagrece e pode queimar até mil calorias por aula!

Isto porque é um exercício aeróbico, que além de melhorar o sistema cardiovascular, tonifica os músculos e queima calorias.

As aulas funcionam como o treino HIIT (sigla em português significa Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), que prezam pela alta intensidade e curta duração.

Assim, ao dançar intensamente uma música, mesmo que o ritmo seja mais leve na próxima, você continua queimando calorias.

Prepare-se para levantar e abaixar braços, múltiplos agachamentos e muita diversão!

Se o seu foco é realmente emagrecer, procure associar a zumba com outras aulas aeróbicas e mantenha hábitos saudáveis no seu dia a dia. Alimente-se de forma saudável, beba bastante água, evite o consumo de álcool e cigarro, durma bem, e lembre-se de nutrir pensamentos com muita fé e positividade.

Leia também: 7 dicas para emagrecer de maneira saudável

aula de zumba emagrece
Um hora de aula pode queimar até mil calorias. Foto: Freepik.

Outros benefícios da Zumba

– Acelera o metabolismo

Os exercícios aeróbicos aceleram os batimentos cardíacos, o que aumenta a queima de gordura localizada e também a gordura localizada no fígado. Queimando até 1.000 calorias em uma hora de aula!

– Fortalece pernas e bumbum

Enquanto você dança, o corpo todo é trabalhado, inclusive os músculos do core, como abdômen, lombar, oblíqueos, paravertebrais e membros superiores, porém os membros inferiores (quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilha) são os mais ativados, ajudando a fortalecer principalmente pernas e bumbum.

aula de zumba modalidades
Mulheres dançando. Foto: Freepik.

– Fortalece o sistema cardiovascular e a retenção de líquidos

E quando falamos o corpo todo funciona a pleno vapor, isso inclui também o coração, pulmões e sistema circulatório. Os passos animados e o seu ritmo estimulante são capazes de contribuir até para o sistema cardiovascular.

Com melhora do seu bem-estar cardíaco, diminuem os níveis de colesterol, glicose no sangue e de triglicerídeos, além de combater a retenção de líquidos ao melhorar a circulação sanguínea.

– Reduz o estresse

As aulas de zumba costumam ser muito animadas, e a liberação de endorfina, o famoso hormônio da felicidade, são um excelente antídoto contra o estresse.

Portanto você sente uma sensação de bem-estar e relaxamento muito grande, o que contribui também para a elevação da sua autoestima.

“Nós trabalhamos com energia positiva e diversão, não importa se você errar os passos ou não aprender de primeira, o importante é interagir e não deixar de tentar, promovendo um alto nível de disposição”, diz a professora especialista em zumba Caroline Desena Pereira Pascarello.

Aula de Zumba Equilibrio Atividade Física para emagrecer
Aula de Zumba melhora o equilíbrio e a coordenação. Foto: Freepik.

– Melhora o equilíbrio e a coordenação

Além de melhorar a condição cardiorrespiratória, a dança também trabalha o equilibro e a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos.

Isto porque alguns passos exigem uma boa dose de estabilidade, mantendo o peso do corpo em um pé só, por exemplo. Com o agachamento, você trabalha de uma só vez a força de quadríceps, glúteos e pernas, fora a capacidade de descer e subir sem cair.

A combinação de movimentos e velocidades diferentes são os maiores responsáveis por este ganho. Os movimentos são fáceis de serem acompanhados, ideal para quem deseja abandonar o sedentarismo.

– Melhora a memória e a agilidade

A maioria dos exercícios físicos que fazemos caem nos movimentos automáticos, com a zumba ocorre justamente o contrário. Portanto com tantos ritmos e movimentos, sua memória trabalha de forma dinâmica e com muito mais agilidade

– Resultados rápidos

Ao praticar a atividade física regularmente, ao menos três vezes por semana, é possível notar resultados rápidos com relação ao controle do peso e melhora do condicionamento físico. Em torno de três meses já é possível perceber resultados visíveis.

Uma pesquisa publicada no Health Education Journal descobriu que ir a três aulas de zumba por semana pode dar mais disposição às pessoas e aumentar a qualidade de vida.

Aula de Zumba reduz o estresse
Atividade física ajuda no controle do peso e melhora do condicionamento físico. Foto: Freepik.

Agora que você já conhece todos os benefícios da zumba para sua saúde, que tal fazer uma aula experimental?

Especialistas recomendam a pratica da atividade física em grupo, devido ao tom da música no ambiente e o contato com outras pessoas, que gera uma motivação extra e faz toda a diferença!

Porém, se você não tem tempo para se dedicar à aula em grupo, há diversos vídeos como este abaixo para iniciantes que ensinam passo a passo como dançar zumba em casa:

Modalidades de Zumba

Você encontra a aula de zumba em quase todas as academias do país. Cada academia ou professor pode se especializar em uma modalidade. Conheça algumas delas:

Zumba Fitness

É a aula mais tradicional e próxima àquela que originou o programa. São passos simples, fáceis de aprender que trabalham o corpo todo.

Aqua Zumba

A aula contém os mesmos movimentos da zumba fitness, porém é realizada dentro da piscina. Como a água cria uma resistência natural, cada passo se torna mais desafiador trabalhando o corpo todo de forma intensa.

aqua zumba aula na piscina
Aqua Zumba. Foto: Freepik.

Zumba Gold

Esta modalidade foi adaptada para o público idoso ou com alguma restrição de movimentos. Trabalha os mesmos movimentos da versão original, mas em uma intensidade menor.

Zumba Gold-Toning

Esta é uma variação da Zumba Gold, a diferença é a utilização de toning sticks, que são pesos leves. Aqui a finalidade é estimular a força física, postura, mobilidade e coordenação.

Zumba Atividade Física para Terceira Idosos
Zumba Gold, modalidade adaptada para a terceira idade. Foto: Freepik.

Zumba Step

Esta modalidade tem um poder incrível de tonificação e fortalecimento que definem o core e as pernas já que une a prática de zumba com o step, uma pequena plataforma que simula um degrau.

Zumba Circuit

Em vez de uma hora, as aulas duram, em média 30 minutos e contemplam treinos de fortalecimento que aceleram o metabolismo aliando dança com treinamento em circuito.

Zumba Kids

Aulas direcionadas especialmente aos pequenos, com intuito de socializar com outras crianças, incluem atividades, jogos ao som das músicas.

Zumba Kid Atividade Física para Crianças
Zumba Kids, atividade física para crianças. Foto: Freepik.

Você pode escolher qualquer uma das modalidades para se exercitar em 2021. Só não vale deixar de experimentar.

Zumba é qualidade de vida!

Depois conte aqui nos comentários como se sentiu? Vamos adorar saber!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui