Ícone do site Nada Frágil

Afta: o que causa e como lidar com esse problema?

Só quem já teve afta sabe que, apesar do tamanho, elas criam um incômodo muito grande para o portador desse problema.

Essa feridas que nascem dentro da boca, especialmente no lado de dentro da bochecha, região limítrofe gengiva e mucosas e língua. Aftas dificilmente aparecem nos cantos da boca, ou lábios exteriores. Se é possível ver uma ferida sem que a pessoa abra a boca para mostrá-la, não deve ser afta.

Afta – Foto: Freepik

Para variar, mulheres são “abençoadas” com esse problema mais frequentemente que os homens. Ao menos 1 em 5 pessoas pode desenvolver esse tipo de afta em algum estágio de suas vidas.

Tipos de aftas

O que pode “disparar” uma afta

Mulher com afta – Foto: Freepik

As aftas ocorrem entre os 10 e 40 anos e a causa delas não é conhecida. Mas elas não são contagiosas nem transmissíveis e ocorrem em pessoas completamente saudáveis.

Muitas vezes, no entanto, situações podem ser o gatilho para o surgimento dessas terríveis feridas: lesões por aparelhos dentários, dentaduras, escovação inadequada; mudanças hormonais, com aftas aparecendo antes da menstruação; lesões causadas por alimentos como casca de pães, torresmos e outros itens ásperos e duros, que ferem a mucosa na mastigação; stress e ansiedade; frutas ácidas como abacaxi e limão.

Como aliviar o problema

Mulher com afta – Foto: Freepik

As aftas costumam ir embora sozinhas, mas para aliviar é possível usar pomadas e remédios encontrados na farmácia.

Um bochecho com água e sal também ajuda a aliviar os sintomas. Caso a afta dificulte a mastigação ou ingestão de líquidos, é possível optar por comidas mais macias, que não arranhem ou pressionem a ferida. canudos para bebidas também devem ser usados (mas não para bebidas muito quentes!).

Veja também: Como manter a saúde dos dentes de forma natural

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile