Ícone do site Nada Frágil

Baixo nível de estrogênio merece atenção

corpo de mulher

O estrogênio é um dos hormônios mais importantes para a mulher. O baixo nível de estrogênio altera o funcionamento de todos os sistemas do corpo feminino.

Ele é um hormônio sexual que dá à mulher suas características. Os quadris mais largos, seios desenvolvidos e gordura corporal (que geralmente é em taxa maior que a dos homens).

Homens têm um porcentual menor de estrogênio, é claro. Porém, quando os níveis de estrogênio caem no corpo feminino, pode haver muito desconforto. Reconhecer os sintomas e procurar tratamentos para estabilizar é necessário.

Causas mais comuns

Sintomas gerais

Em mulheres que passam pela menopausa, o sintoma mais comum é distúrbio do sono. Fadiga é outro sintoma. Ressecamento da pele, olhos e mucosas; dores nas juntas; dor de cabeça. Até mesmo infecções de bexiga e uretra; libido baixa e depressão derivada dos sintomas já citados.

O sinal mais comum de baixo nível de estrogênio em mulheres jovens é a ausência de menstruação. Abaixo dos 40 anos, isso pode levar à menopausa precoce. Infertilidade também pode ser um sinal de baixo nível de estrogênio.

Como tratar o baixo nível de estrogênio

Mudanças de estilo de vida são necessárias. Uma dieta com baixa ingestão de carboidratos e alta ingestão de proteínas e fibras. Atividade física moderada também pode ajudar. No campo medicinal, terapia de reposição hormonal é recomendada.

Apenas o médico pode identificar se o nível de estrogênio está baixo, pedindo exames e avaliando os sintomas.

Alimentos como soja, farelos, grãos, frutas, vegetais, ervilhas e feijão são ricos em fitoestrógenos. Eles podem ajudar a equilibrar a falta de estrogênio.

Quer saber como sobre o assunto? Veja nossa matéria sobre como os hormônios afetam sua saúde!

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile