Ícone do site Nada Frágil

Benefícios da Pílula Anticoncepcional

A pílula anticoncepcional foi um marco para todas as mulheres do mundo. Poucos anos atrás nós não podíamos controlar quantos filhos poderíamos ter ou então, ter a opção de querer ou não engravidar e de quando isso poderia acontecer. Felizmente os tempos são outros e hoje podemos ter o poder sobre o nosso próprio corpo, mas as pílulas possuem muito mais benefícios que esses. Elas são capazes de prevenir doenças e reduzir as dores.

Mulher com pílula anticoncepcional na mão. Foto: Freepik

Composição da pílula Anticoncepcional

As pílulas são fabricadas a partir de dois hormônios principais: o estrogênio e a progesterona. Dependendo da quantidade e do tipo que cada fabricante produz, é possível individualizar a escolha, sendo cada vez mais específico. O estrogênio pode ser encontrado de duas formas, como etinilestradiol (sintético) ou valerato de estradiol (natural). Já a progesterona, é possível encontrar de vários tipos, entre eles estão o levonorgestrel, gestodeno, desogestrel e outros.

Benefícios do Anticoncepcional

Os cientistas ainda estão pesquisando mais benefícios que as pílulas trazem, mas já é possível identificar vários. Elas interferem na saúde da pele e até do cabelo. Vamos a eles:

Mulher segurando cartela de anticoncepcional. Foto: Freepik

Existem vários outros fatores que são incentivadores do consumo das pílulas anticoncepcionais. Quando você começa a tomar pílulas ou trocar de fabricante é normal sentir algum incômodo nos dois primeiros meses. É o tempo que o seu organismo leva para se adaptar àquela nova substâcia. O gestodeno, drospirenona e ciproterona são três substâcias encontradas nos anticoncepcionais que conseguem redular a oleosidade tanto da pele quanto do cabelo. Mas os efeitos não são sentidos do dia para a noite. Leva-se cerca de um a dois anos para conseguir aproveitar esses efeitos. E se você sofre com a irregularidade dos ciclos menstruais, pedir ao seu ginecologista para passar um anticoncepcional pode ser uma boa ideia.

Existem algumas mulheres que preferem não menstruar, seja pelo incômodo da dor ou por pequenos transtornos como estar menstruada na praia. Mas para isso é preciso consultar o especialista. Alguns médicos defendem a tese de que a mulher não deve menstruar, já outros acham que tomar a cartela sem dar intervalos mensais pode causar problemas. Portanto, não tome essa decisão sozinha.

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile