Ícone do site Nada Frágil

Cirurgia à laser nos olhos é realmente segura?

mulher de óculos

Quem usa óculos e lentes de contato há muito tempo, para corrigir algum problema de visão, já deve ter considerado a possibilidade de cirurgia à laser nos olhos.

Mas será que é seguro?

Conhecida de maneira formal como cirurgia refrativa a laser, ela pode ser realizada com a técnica Lasik ou PRK.

A diferença está na camada atingida pelo laser: a Lasik atinge camadas internas, enquanto a PRK fica nas camadas superficiais da córnea.

A PRK também leva mais tempo para cicatrizar e necessita que sejam colocadas lentes protetoras por alguns dias dentro dos olhos.

Já a Lasik age nas camadas mais profundas da córnea e a melhora na visão é quase imediata. A recuperação é mais rápida e não é necessário usar lentes de contato como na PRK.

Em ambas as cirurgias, o paciente não precisa ficar internado e usa apenas colírios analgésicos e/ou anestésicos.

O procedimento é seguro quando todos os quesitos são atendidos. Quem determina se o paciente tem condições de ser operado é o oftalmologista.

Quem pode fazer?

As cirurgias a laser são indicadas para casos de miopia, astigmatismo e hipermetropia.

O grau deve estar estável por pelo menos 1 ano

Idade minima de 21 anos;

A paciente não pode estar grávida ou amamentando

Lentes de contato gelatinosas não podem ser usadas por 1 semana antes da cirurgia

Lentes de contato rígidas não podem ser usadas por 1 mês antes da cirurgia.

A cirurgia à laser nos olhos pode ser usada para corrigir a presbiopia. Essa condição aparece com a idade e dificulta o foco em objetos mais próximos, especialmente com luminosidade baixa.

A cirurgia devolve 100% da visão?

Em alguns casos, por conta do formato da córnea ou outras características, a cirurgia à laser nos olhos não corrige toda a miopia / hipermetropia / astigmatismo.

Por exemplo, uma pessoa com 6 graus de miopia pode ter o grau reduzido para 0,75 e usar óculos apenas quando muito necessário (para dirigir, ver filmes, etc.).

Quais são os riscos da cirurgia à laser nos olhos?

Apesar de parecer perigoso, afinal é um laser direcionado aos olhos, o procedimento é bem seguro. Algumas pessoas experimentam sequelas que, na maior parte, não comprometem o dia a dia.

Entre as sequelas mais comuns estão os olhos secos (uso de colírio lubrificante no dia a dia resolve) e visão distorcida e com halos à noite.

Além disso, pode haver sensibilidade à luz maior do que os de pessoas que não operaram – nada que óculos escuros não amenizem.

Ainda não está certa sobre a cirurgia e prefere ficar com os óculos? Confira nossa matéria sobre como escolher os óculos ideais para seu rosto!

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile