Ícone do site Nada Frágil

Cisto de Ovário – Causas, Sintomas e Tratamentos

cisto no ovário

Mulher segurando coração em frente à virilha. Foto: Freepik

O Cisto no ovário é uma bolsa de líquidos que aparece próximo ou dentro do ovário. Ele pode ser um cisto funcional, quando é formado no ciclo menstrual, ou proveniente de câncer e doenças.

Sintomas – Cisto de ovário

O cisto de ovário quase não apresenta sintomas que possam ser percebidos, mas em geral eles podem trazer dor e irregularidades no período menstrual.

Geralmente causam dor quando estão aumentando de tamanho, estão se rompendo ou sangrando ou sofrerem qualquer contato durante uma relação sexual. Veja outros sintomas que podem ser sinais de cisto de ovário:

Abdômen inchado, dor a fazer necessidades, dor na pélvis próximo ao período menstrual e dor durante as relações sexuais.

Mulher fazendo exame ginecológico. Foto: Freepik

O que fazer quando suspeito de Cisto de Ovário?

Imediatamente marque uma consulta com o seu médico e diga os sintomas que tem sentido.

Mesmo que não tenha sentido dor, mas teve um aumento no sangramento, perda de apetite ou perda de peso involuntária, você deve procurar uma ajuda especializada.

Seu médico pode pedir exames físicos ou ecografia, um exame feito para diagnosticar o cisto. Ele pode pedir ainda uma tomografia computadorizada, ressonância magnética ou qualquer outro exame pélvico.

Exames de sangue também podem ser pedidos, como o exame CA 125, exames para medir o nível de hormônios e HCG, para verificar uma possível gravidez.

Como tratar Cistos de Ovário

Quando o cisto é ovário é funcional normalmente não tem tratamento, já que eles desaparecem naturalmente até 12 semanas após o surgimento. Pode se fazer o uso de anticoncepcionais de 4 a 6 semanas para prevenir o surgimento de novos cistos, mas é importante ressaltar que o anticoncepcional não tem o poder de alterar o cisto já formado, apenas de prevenir novos.

Mulher com dores abdominais. Foto: Freepik

Pede-se cirurgia somente em casos de cistos que não desaparecem, que sejam maiores de 5 centímetros e mulheres que estão na menopausa. Poderá ser feito então uma Laparotomia exploradora ou uma Laparoscopia para a remoção do cisto, e em alguns casos, do próprio ovário.

Como Prevenir Cistos no Ovário?

Para as mulheres que não estão tentando engravidar e desejam prevenir o surgimento de cistos no ovário é indicado o uso de pílulas anticoncepcionais. Mas o uso das mesmas deve ser acompanhado e receitado por um profissional da área, já possuem taxas de hormônios.

Se tiver alguma suspeita de cisto de ovário procure o seu médico o mais rápido possível e fale com ele sobre o caso. Ele poderá receitar anticoncepcionais para ajudar na prevenção de novos e em casos mais graves pedir uma cirurgia.

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile