Ícone do site Nada Frágil

Qual o Perfume Ideal para Você?

Você com certeza já deve ter percebido que determinadas marcas e fragrâncias simplesmente não “caíram bem” quando você tentou usá-las. Isso acontece porque cada pele tem uma “personalidade própria” e a fixação do perfume não é a mesma em todo mundo.

O cheiro também fica diferente de pessoa para pessoa, porque ele é diretamente influenciado por questões genéticas, transpiração, hábitos alimentares e um monte de outros detalhes que tornam as pessoas diferentes entre si.

Na hora de escolher seu perfume ideal, leve em consideração essas dicas básicas para não errar na escolha.

Moça segurando frasco de perfume. Foto: Freepik

Descubra sua família olfativa preferida

Os perfumes são classificados em “famílias” olfativas. Ou seja: eles são separados de acordo com a mistura de ingredientes feitos para se chegar ao resultado final, o perfume propriamente dito.

Floral: a popular família que lembra o perfume das flores costuma misturar aromas de jasmim, rosas, lírios e outras flores. Ideais para mulheres clássicas que preferem cheiros levemente adocicados.

Frutal: fragrâncias naturais que misturam morangos, maçã, pêssegos e outras frutas com cheiros marcantes. São perfumes frescos, mas também com toque adocicado.

Cítrico: notas de frutas cítricas como laranja e limão. Ideais para serem usados durante o dia, os perfumes cítricos dão aquela sensação de “banho tomado”.

Orientais: nessa família olfativa estão os perfumes mais “quentes”. São notas exóticas que mesclam orquídeas, baunilha e canela. Perfeitos para mulheres de personalidade forte e sofisticadas que querem “marcar presença” com o perfume.

Frescos: perfumes frescos costumam mesclar o cheiro cítrico ao cheiro marinho. As mulheres mais esportistas e que amam o cheiro da natureza vão curtir.

Mulher aplicando perfume no pescoço. Foto: Freepik

Diferença entre produtos

Engana-se quem pensa que “perfume é tudo a mesma coisa”. A diferença entre as colônias e os perfumes vão além do preço. A composição é completamente diferente, o que leva a uma fixação também diferente.

Vamos lá:

Parfum é a fragrância nítida, da sua forma mais pura. Há maior concentração de óleos e extratos. O preço é o mais alto e a duração na pele é bem longa. Deve ser aplicado em pouquíssima quantidade.

Eau de Parfum é aquele que vemos com mais freqüência em lojas e sites. Contem menos óleos e extratos. Não é um produto barato, mas se considerarmos seu custo-benefício, ele vale muito a pena. A fixação costuma ser boa e há fragrâncias para todos os gostos.

Eau de Toilette é a famosa “colônia” pós-banho. É um produto mais popular e de preço mais acessível, por conter menos ingredientes. A maioria dos componentes do Eau de Toilette evapora em no máximo 4 horas.

Eau de Cologne geralmente vem em embalagens spray e duram no máximo 2 horas. Os aromas evaporam rápido. São colônias simples e de preço super em conta.

Na loja

Sempre experimente os perfumes que você gostaria de comprar. De preferência, e se houver possibilidade, passe na loja em dias alternados. Num dia peça para conhecer alguns, no máximo 3,  e no outro mais 3… e assim por diante.

Jovem de perfil abrindo frasco de perfume. Foto: Freepik

Algumas lojas disponibilizam pequenos vidrinhos com grãos de café para neutralizar os cheiros, e também há lojas que permitem que você leve para casa uma amostra pequena do perfume para experimentar durante o dia.

Na loja, geralmente o perfume é borrifado na fita olfativa. Aguarde alguns instantes antes de sentir a fragrância. Detalhe: esse primeiro cheiro que você vai sentir são das notas de saída, é aquele cheirinho mais forte que você sente assim que aplica o produto. Volte a inspirar o cheiro da fita depois de cinco, seis minutos e perceba que já houve uma mudança considerável no cheiro.

Borrife o perfume nos pulsos e aguarde novamente. Observe como o perfume “se comporta” na sua pele. Se você deseja que o perfume dure o dia inteiro, escolha um com boa fixação. Aquele cujo cheirinho continuou na sua pele mesmo várias horas depois que você deixou a loja.

Como aplicar o perfume

– O ideal é que o perfume seja a primeira coisa a ser aplicada em seu corpo depois do banho. Atenção para hidratantes e desodorantes: eles devem ser neutros, com fragrâncias quase imperceptíveis, para não comprometer o cheiro do perfume que você aplicará em seguida.

– Se o perfume for spray, você pode espirrar, literalmente, o perfume para o alto e correr para debaixo da “nuvem”. Esse jeito divertido possibilita uma aplicação uniforme do perfume.

– O Eau de Parfum deve ser aplicado apenas em algumas áreas do corpo. Pulsos, atrás das orelhas, clavículas e até mesmo nos tornozelos – locais em que se pode sentir seus batimentos cardíacos. Duas gotinhas são suficientes e você evita que as pessoas ao seu redor enjoem do cheiro forte.

– No verão e também para o trabalho, opte por fragrâncias leves e frescas. No inverno (e na balada) você pode ousar um pouco mais e escolher uma fragrância mais marcante.

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile