Ícone do site Nada Frágil

Repelentes são seguros para gestantes?

repelente

Foto: Freepik

O uso de repelente tornou-se quase obrigatório não apenas para aqueles que praticam atividades em parques, jardins, lagos e rios, mas para todos que queiram evitar algumas doenças bastante sérias, como a dengue, chikungunya e zika. Transmitidas todas pelo mesmo mosquito, o Aedes Egypti, essas doenças são propagadas em todos os ambientes, devido à facilidade de reprodução do inseto.

Foto: Freepik

A zika em especial aterroriza as mulheres devido à comprovada conexão entre essa doença e casos de microcefalia em recém-nascidos, fato que ocupa os noticiários nacionais e internacionais.

Mas os repelentes são seguros para mulheres grávidas? Quais são mais indicados e como aumentar a eficácia deles? Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não há “qualquer impedimento para a utilização destes produtos por mulheres grávidas, desde que estejam devidamente registrados na Anvisa e que sejam seguidas as instruções de uso descritas no rótulo”.

Aproveite e confira também nosso artigo sobre os exames que as gestantes devem fazer.

Foto: Freepik

É importante conferir no rótulo o registro da Anvisa e também o componente principal do produto: n,n-Dietil-meta-toluamida (DEET), Hydroxyethyl isobutyl piperidine carboxylate (Icaridin ou Picaridin) e Ethyl butylacetylaminopropionate (EBAAP ou IR 3535), e óleos essenciais, como Citronela.

Restrições para o uso de repelentes:

Os ativos disponíveis no Brasil são os mesmos regularizados nos Estados Unidos, onde os repelentes são muito recomendados para gestantes.

Repelentes ambientais e inseticidas

Foto: Freepik

Novamente, o rótulo desses produtos deve conter registro da Anvisa e instruções de uso e os locais onde são aplicados podem ser frequentados por gestantes, mas como são destinados a superfícies e ambientes, não são apresentados estudos com aplicação direta em pessoas. A superexposição ao produto pode não ser segura. São eles:

Foto: Freepik

Medicamentos: A Tiamina ou Vitamina B não apresenta eficácia comprovada como repelente e esta indicação de uso não é aprovada pela Anvisa.

Gostou das dicas? Como você se protege contra os mosquitos e pernilongos? Deixe seu comentário abaixo!

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile