Ícone do site Nada Frágil

Tie-dye: 5 dicas para aderir a febre do momento

tie-dye

Efeito tie-dye com cores vivas. Foto: Freepik

Marcando uma geração, o tie-dye foi tendência entre os adeptos ao movimento hippie que ditou moda nas décadas de 60 e 70 e agora volta com força total em 2020. Com um apelo artesanal e alegre, essa proposta sugere uma maneira lúdica e criativa na hora de se vestir.

Em blusas, moletons e inclusive itens decorativos como capas de almofadas, o tie-dye confere um ar moderno e colorido que virou febre nas prateleiras de lojas renomadas como Chanel, Zara e Balenciaga.

Ainda que na mira da alta costura, o tie-dye ganhou principalmente a atenção de quem aprecia peças customizadas e cheias de personalidade. Com propostas de cores variadas e um passo-a-passo um tanto quanto simples, a técnica exige alguns tubos de tinta, elástico e tecido para a mágica acontecer.

Blusa customizada com tintas coloridas – Foto: Freepik

Como fazer tie-dye em casa

Se você quer colocar em prática os seus dons artísticos, confira a seguir o passo-a-passo para aprender a fazer em casa a técnica mais comum de tie-dye!

Antes de começar, certifique-se que você tem todo o material necessário:

Lembre-se que você vai fazer uma pintura, por isso escolha um local adequado e preferencialmente proteja o chão com um saco plástico ou material de sua escolha.

Passo- a-passo:

1. Umedeça levemente o tecido com água;

2. Pressione as pontas do garfo no meio do tecido e gire até que forme um espiral;

Tecido branco amarrotado. Foto: Freepik

3. Passe os elásticos diagonalmente formando um X e prenda o tecido;

4. No recipiente descartável, dilua as tintas em água até que fiquem bem líquidas;

5. Aplique as tintas pelo tecido fazendo as combinações que desejar;

 

Blusa amarrada e pintada com tintas. Foto: Freepik

6. Ainda amarrada, deixe a peça secar até o dia seguinte;

7. Desamarre o tecido e verifique se já secou por completo. Caso contrário, deixe-o secando, dessa vez aberto.

Blusa tie-dye pendurada em varal. Foto: Freepik

Prontinho! Agora você já pode curtir a peça da moda, e ainda melhor, feita de forma super personalizada.

Para que você fique por dentro de todos os detalhes envolvendo esse processo, separamos algumas dicas e curiosidades a seguir que vão te ajudar tanto na hora da produção quanto na manutenção da peça.

Textura marmorizada de tie-dye. Foto: Freepik

Técnicas para amarrar tecidos:

1. Efeito espiral

Essa é a mais tradicional técnica de amarração para composições tie-dye que consiste em enrolar a peça a partir do meio finalizando com a amarração feita por elásticos.

2. Efeito marmorizado

Essa é uma técnica simples pois não exige regras. De maneira aleatória, vá amassando o tecido até formar uma bola e finalize amarrando com os elásticos. O resultado é surpreendente e o efeito semelhante a padronagem mármore.

3. Efeito listrado

Para que o efeito visual fique certinho, compacte o tecido formando camadas equivalentes a cada listra. Tenha atenção a largura de cada uma bem como o espaço entre elas.

4. Efeito mandala

Esse efeito é bastante confundido com o espiral por conta dos círculos, porém o espiral consiste em um mesmo círculo formado por várias cores enquanto a mandala consiste em vários círculos sobrepostos. Defina o centro do tecido e em seguida vá compactando e amarrando as partes de forma similar a técnica das listras.

Tecido colorido em tons vibrantes. Foto: Freepik

Dicas valiosas para uma peça perfeita:

Blusa tingida com cores alegres. Foto: Freepik

Um dos principais apelos do tie-dye é a composição de cores, por isso opte por tons alegres e vibrantes. Busque fazer combinações usando as suas cores preferidas e não tenha medo de arriscar na hora da pintura. A criatividade é o ponto alto na hora de aderir a essa proposta!

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile