Ícone do site Nada Frágil

Alzheimer Afeta mais as Mulheres que os Homens

Alzheimer

Um estudo recente divulgado pela Alzheimer’s Association comprovou que as mulheres com 60 anos ou mais têm duas vezes mais chances de desenvolver Alzheimer. Já para os homens, a proporção é de um caso de Alzheimer a cada onze indivíduos.

Casal de idosos – Foto: Freepik

O relatório recente estima que existam cinco milhões de americanos com a doença hoje em dia. E os números assustadores não param por aí: A projeção é de que sejam 13 milhões nos próximos 35 anos. O mesmo estudo diz que a doença é extremamente voraz, matando 500.000 pessoas por ano, só nos Estados Unidos.

Causas e fatores de risco do Alzheimer

Sabe-se que a idade é o principal fator de risco, mas não está devidamente comprovado o que (e em quais circunstâncias) exatamente possa desencadear a doença. Vários testes, porém, já associaram alguns fatores genéticos e de estilo de vida ao problema.

Pesquisas e experiências feitas com portadores calcularam a porcentagem global de casos de Alzheimer que poderiam ter sido atribuídos à genética e a problemas de saúde como diabetes, hipertensão e depressão, e os que poderiam ter como causa o estilo de vida do indivíduo (sedentarismo, tabagismo e má alimentação).

Mulher com Alzheimer – foto: Freepik

No filme “Diário de uma paixão” (2004) a personagem Allie Calhoun tem Alzheimer e não consegue se lembrar do marido e da família

O resultado mostrou que a metade dos casos da doença parece ter sido mesmo desencadeada pelos segundos fatores, que estão diretamente ligados a maus hábitos e estilo de vida, o que nos leva a crer que mudar determinados fatores diários possa mesmo colaborar com a proteção.

Dicas para evitar o Alzheimer

Existem algumas ações naturais que podem ajudar seu cérebro a se preparar devidamente para o futuro e ajudar a espantar a doença. São medidas simples, possíveis de serem incorporadas no dia a dia, e que ajudam a prevenir diversas outras doenças também.

Manter hábitos saudáveis ainda é a melhor prevenção contra o mal de Alzheimer

Idosa exercitando a mente – Foto: Freepik

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile