Alzheimer Afeta mais as Mulheres que os Homens

Um estudo recente divulgado pela Alzheimer’s Association comprovou que as mulheres com 60 anos ou mais têm duas vezes mais chances de desenvolver Alzheimer. Já para os homens, a proporção é de um caso de Alzheimer a cada onze indivíduos.

O relatório recente estima que existam cinco milhões de americanos com a doença hoje em dia. E os números assustadores não param por aí: A projeção é de que sejam 13 milhões nos próximos 35 anos. O mesmo estudo diz que a doença é extremamente voraz, matando 500.000 pessoas por ano, só nos Estados Unidos.

Causas e fatores de risco do Alzheimer

Sabe-se que a idade é o principal fator de risco, mas não está devidamente comprovado o que (e em quais circunstâncias) exatamente possa desencadear a doença. Vários testes, porém, já associaram alguns fatores genéticos e de estilo de vida ao problema.

Pesquisas e experiências feitas com portadores calcularam a porcentagem global de casos de Alzheimer que poderiam ter sido atribuídos à genética e a problemas de saúde como diabetes, hipertensão e depressão, e os que poderiam ter como causa o estilo de vida do indivíduo (sedentarismo, tabagismo e má alimentação).

Diário de uma paixão Alzheimer
No filme “Diário de uma paixão” (2004) a personagem Allie Calhoun tem Alzheimer e não consegue se lembrar do marido e da família

O resultado mostrou que a metade dos casos da doença parece ter sido mesmo desencadeada pelos segundos fatores, que estão diretamente ligados a maus hábitos e estilo de vida, o que nos leva a crer que mudar determinados fatores diários possa mesmo colaborar com a proteção.

Dicas para evitar o Alzheimer

Existem algumas ações naturais que podem ajudar seu cérebro a se preparar devidamente para o futuro e ajudar a espantar a doença. São medidas simples, possíveis de serem incorporadas no dia a dia, e que ajudam a prevenir diversas outras doenças também.

  • Praticar atividade física: o ideal é começar ainda na juventude e levar o costume com você pelo resto da vida. O exercício físico auxilia em vários âmbitos relacionados à saúde, ajudando a manter corpo e cérebro em dia.
  •  Consumir frutas: manter uma dieta saudável incluindo várias porções de frutas diárias parece ajudar realmente. Mirtilos, vegetais de folhas verdes, morangos e maçã são aliados.
  • Não fumar: o tabagismo é extremamente prejudicial à saúde.
  • Tratar a depressão: não hesite em procurar ajuda se estiver tendo quadros de depressão. Manter a terapia durante algum tempo, mesmo enquanto estiver se sentido bem é uma ótima maneira de livrar-se de uma vez por todas desse fantasma.
  A grande vilã chamada Carne Vermelha
Praticar atividade física
Manter hábitos saudáveis ainda é a melhor prevenção contra o mal de Alzheimer
  • Controlar o estresse: insira-se, sempre que possível, em atividades de lazer e relaxamento. Procure essas atividades de acordo com seu estilo de vida e preferências pessoais: dança, arte, jardinagem e meditação são excelentes maneiras de mandar o estresse para longe.
  • Aumentar o nível de educação: nunca deixe de estudar, ler e descobrir coisas novas. Procure inserir-se em ambientes diferentes ao menos uma vez ao ano (uma viagem para algum lugar novo ou um curso de línguas, por exemplo), que possibilite a você aprender a fazer, entender ou praticar algo novo.
  • Nunca parar de “treinar” o cérebro: No dia a dia, faça o mesmo com os movimentos repetitivos diários que você já não percebe que esta fazendo. Escovar os dentes ou pentear os cabelos com a mão invertida, usar o relógio no outro braço, ver as horas no espelho, andar de costas em casa, mudar objetos e coisas do lugar. Pode parecer maluquice, mas você vai perceber como no começo parecerá estranho fazer esse tipo de coisa. Isso acontece porque seu cérebro está acondicionado a cometer estas ações de determinada forma. Ao mudá-las, você o obriga a “pensar” melhor e agir diferente. As famosas palavras cruzadas e jogos como o sudoku também são aliados na hora de “desenferrujar” o cérebro.

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