Ícone do site Nada Frágil

Chapinha – Como usá-la corretamente!

Manter os cabelos lisos, bonitos, sedosos e hidratados faz parte do desejo de muitas mulheres. Deve ser por isso que os métodos para alisamentos capilares aumentam cada vez mais para deixar as mulheres satisfeitas com o tão sonhado liso perfeito. Hoje em dia, existem centenas de tratamentos e fórmulas de tornar o sonho das mulheres real.

Foto: Freepik

O método mais usado hoje em dia, talvez seja a chapinha, também conhecida como prancha, ela agrada o público feminino, além de ser acessível para todas as mulheres. A chapinha é o único método que apresenta resultado satisfatório rápido.

Porém, o uso contínuo e prolongado da chapinha pode causar danos para os cabelos se usado incorretamente, principalmente deixá-los sem brilho e sem vida. Confira as dicas a seguir para usar a chapinha corretamente sem prejudicar a saúde dos cabelos.

Cuidados Básicos com a Chapinha

Para usar a chapinha corretamente é preciso seguir uma série passos. Primeiramente, o mais aconselhável de fazer antes de usar a chapinha nos cabelos é fazer uma boa lavagem dos cabelos, secando cuidadosamente com a toalha – sem esfregá-lo ou torcer os fios para não abrir as cutículas e evitar a quebra dos fios, só depois quando o cabelo estiver um pouco úmido você pode utilizar o secador para agilizar as etapas e, aí sim você poderá usar a chapinha depois dos cabelos estarem totalmente secos.

O uso excessivo da chapinha pode estragar os cabelos, deixando-os sem vida e ressecados. Até mesmo os aparelhos milagrosos que prometem hidratar os cabelos enquanto alisam podem provocar danos aos fios. Para esquivar-se dos estragos que a chapinha oferece aos cabelos, o mais aconselhável é utilizar protetores termo ativos e condicionadores sem enxágue nos cabelos.  Esses produtos são especiais e importantíssimos para os cabelos, pois criam uma camada protetora entre o aquecimento da chapinha e os fios.

Qual a melhor Chapinha?

Hoje em dia, existem tantas opções e modelos de chapinhas no mercado que muitas vezes até as próprias mulheres acabam ficando confusas na hora de escolher a chapinha ideal. A única chapinha que leva vantagem em relação às outras concorrentes, principalmente as de titânio, são as chapinhas de cerâmica.

A chapinha de cerâmica faz com que a temperatura da prancha espalhe-se por toda a superfície da placa de metal da chapinha de forma estável, ou seja, isso faz com que os cabelos fiquem mais protegidos do calor da chapinha durante o procedimento de alisar os fios, diferente do que ocorre com as de titânio.

Foto: Freepik

Outro ponto positivo da chapinha de cerâmica é que ela facilita o tempo de alisamento dos fios, pois não há necessidade de ficar passando a prancha várias vezes na mesma mecha para alisar totalmente os cabelos. No entanto, deve ser levado em conta na hora de escolher a chapinha que os aparelhos que proporcionam mais calor aos fios alisam com mais facilidade e diminuem o tempo de utilização, porém abre mais procedentes para danificar os fios.  Confira abaixo algumas marcas de chapinhas de cerâmica:

Quanto à espessura da chapinha, é aconselhável que seja meio termo, nem muito grande, mas também não precisa ser pequena demais, o ideal é o tamanho médio. Dessa forma, permite os alisamentos de mais fios e tornará o processo de alisar os fios mais rápidos.

Pranchas para Chapinhas – Como escolhê-las?

As chapinhas ou pranchas alisadoras é uma ótima opção para as mulheres de todos os tipos de cabelo que desejam deixar as madeixas lisas e cheias de movimento. São rápidas e práticas, porém no mercado existem diversos modelos de chapinha que acabam deixando as mulheres um pouco confusas na hora de escolhê-las.

Existem aquelas com pentes laterais, que ajuda na hora de direcionar a mecha e passar a prancha, outras são indicadas para quem não tem tempo de secar os cabelos, ou seja, podem ser feitas no cabelo molhado.

Encontram-se também diferentes modelos de chapinhas, algumas mais leves outras mais pesadas, as que alisam e também enrolam, e tem até as pranchas sem fio. Normalmente, o material mais utilizado nas chapinhas são aquelas de cerâmica. Ela é que deixa os cabelos mais lisos, uma vez que este é o objetivo principal da prancha alisadora.

As pranchas de íons também são muito recomendadas, pois são bastante eficientes, além de evitar que os cabelos fiquem com aqueles fiozinhos arrepiados. Existem as pranchas alisadoras que são feitas com turmalina – uma pedra mineral. As pranchas alisadoras com turmalina proporcionam mais brilho, suavidade e leveza aos fios de cabelo.

Há também as pranchas alisadoras que são feitas com mármore frio, que por sinal é muito recomendado, pois é excelente para proteger o cabelo do calor excessivo no processo de alisamento dos fios. Outro modelo de chapinha é a de porcelana que tem como objetivo amolecer a estrutura capilar e alisar os cabelos, principalmente aqueles com processos químicos. Ou seja, indicado para os cabelos quimicamente tratamentos com produtos para alisamento.

Hoje em dia, os modelos de chapinha são inúmeros, podem ter a ponta compacta para caber na sua bolsa, ergonômicos para proporcionar maior conforto na hora de utiliza-lo, ligeiramente curvados para proporcionar mais movimento as pontas dos cabelos, mais finos e alguns até desenvolvidos principalmente para o alisamento na raiz dos cabelos. Ou seja, as opções e as finalidades das pranchas alisadoras são inúmeras.

O tempo de aquecimento necessário para a chapinha aquecer corretamente varia de acordo com o aparelho. O tempo de aquecimento varia bastante dependendo da resistência da prancha alisadora. No entanto, a maioria dos modelos de chapinhas alcançam a temperatura ideal em apenas trinta segundos. Ideal para as mulheres que necessitam de rapidez, praticidade e eficiência devido o dia-a-dia corrido e agitado.

Dicas para melhor utilização da Chapinha

Foto: Freepik

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile