NadaFrágil.com.br

Chapinha – Como usá-la corretamente!


Amanda Brandão

Manter os cabelos lisos, bonitos, sedosos e hidratados faz parte do desejo de muitas mulheres. Deve ser por isso que os métodos para alisamentos capilares aumentam cada vez mais para deixar as mulheres satisfeitas com o tão sonhado liso perfeito. Hoje em dia, existem centenas de tratamentos e fórmulas de tornar o sonho das mulheres real.

Chapinha - Como usá-la corretamente!

O método mais usado hoje em dia, talvez seja a chapinha, também conhecida como prancha, ela agrada o público feminino, além de ser acessível para todas as mulheres. A chapinha é o único método que apresenta resultado satisfatório rápido.

Porém, o uso contínuo e prolongado da chapinha pode causar danos para os cabelos se usado incorretamente, principalmente deixá-los sem brilho e sem vida. Confira as dicas a seguir para usar a chapinha corretamente sem prejudicar a saúde dos cabelos.

Chapinha - Como usá-la corretamente!

Cuidados Básicos com a Chapinha

Para usar a chapinha corretamente é preciso seguir uma série passos. Primeiramente, o mais aconselhável de fazer antes de usar a chapinha nos cabelos é fazer uma boa lavagem dos cabelos, secando cuidadosamente com a toalha – sem esfregá-lo ou torcer os fios para não abrir as cutículas e evitar a quebra dos fios, só depois quando o cabelo estiver um pouco úmido você pode utilizar o secador para agilizar as etapas e, aí sim você poderá usar a chapinha depois dos cabelos estarem totalmente secos.

Chapinha - Como usá-la corretamente!

O uso excessivo da chapinha pode estragar os cabelos, deixando-os sem vida e ressecados. Até mesmo os aparelhos milagrosos que prometem hidratar os cabelos enquanto alisam podem provocar danos aos fios. Para esquivar-se dos estragos que a chapinha oferece aos cabelos, o mais aconselhável é utilizar protetores termo ativos e condicionadores sem enxágue nos cabelos.  Esses produtos são especiais e importantíssimos para os cabelos, pois criam uma camada protetora entre o aquecimento da chapinha e os fios.

Qual a melhor Chapinha?

Chapinha - Como usá-la corretamente!

Hoje em dia, existem tantas opções e modelos de chapinhas no mercado que muitas vezes até as próprias mulheres acabam ficando confusas na hora de escolher a chapinha ideal. A única chapinha que leva vantagem em relação às outras concorrentes, principalmente as de titânio, são as chapinhas de cerâmica.

A chapinha de cerâmica faz com que a temperatura da prancha espalhe-se por toda a superfície da placa de metal da chapinha de forma estável, ou seja, isso faz com que os cabelos fiquem mais protegidos do calor da chapinha durante o procedimento de alisar os fios, diferente do que ocorre com as de titânio.

Chapinha - Como usá-la corretamente!

Outro ponto positivo da chapinha de cerâmica é que ela facilita o tempo de alisamento dos fios, pois não há necessidade de ficar passando a prancha várias vezes na mesma mecha para alisar totalmente os cabelos. No entanto, deve ser levado em conta na hora de escolher a chapinha que os aparelhos que proporcionam mais calor aos fios alisam com mais facilidade e diminuem o tempo de utilização, porém abre mais procedentes para danificar os fios.  Confira abaixo algumas marcas de chapinhas de cerâmica:

Chapinha

Quanto à espessura da chapinha, é aconselhável que seja meio termo, nem muito grande, mas também não precisa ser pequena demais, o ideal é o tamanho médio. Dessa forma, permite os alisamentos de mais fios e tornará o processo de alisar os fios mais rápidos.

Pranchas para Chapinhas – Como escolhê-las?

As chapinhas ou pranchas alisadoras é uma ótima opção para as mulheres de todos os tipos de cabelo que desejam deixar as madeixas lisas e cheias de movimento. São rápidas e práticas, porém no mercado existem diversos modelos de chapinha que acabam deixando as mulheres um pouco confusas na hora de escolhê-las.

Chapinha - Como usá-la corretamente!

Existem aquelas com pentes laterais, que ajuda na hora de direcionar a mecha e passar a prancha, outras são indicadas para quem não tem tempo de secar os cabelos, ou seja, podem ser feitas no cabelo molhado.

Encontram-se também diferentes modelos de chapinhas, algumas mais leves outras mais pesadas, as que alisam e também enrolam, e tem até as pranchas sem fio. Normalmente, o material mais utilizado nas chapinhas são aquelas de cerâmica. Ela é que deixa os cabelos mais lisos, uma vez que este é o objetivo principal da prancha alisadora.

Chapinha - Como usá-la corretamente!

As pranchas de íons também são muito recomendadas, pois são bastante eficientes, além de evitar que os cabelos fiquem com aqueles fiozinhos arrepiados. Existem as pranchas alisadoras que são feitas com turmalina – uma pedra mineral. As pranchas alisadoras com turmalina proporcionam mais brilho, suavidade e leveza aos fios de cabelo.

Chapinha - Como usá-la corretamente!

Há também as pranchas alisadoras que são feitas com mármore frio, que por sinal é muito recomendado, pois é excelente para proteger o cabelo do calor excessivo no processo de alisamento dos fios. Outro modelo de chapinha é a de porcelana que tem como objetivo amolecer a estrutura capilar e alisar os cabelos, principalmente aqueles com processos químicos. Ou seja, indicado para os cabelos quimicamente tratamentos com produtos para alisamento.

Chapinha - Como usá-la corretamente!

Hoje em dia, os modelos de chapinha são inúmeros, podem ter a ponta compacta para caber na sua bolsa, ergonômicos para proporcionar maior conforto na hora de utiliza-lo, ligeiramente curvados para proporcionar mais movimento as pontas dos cabelos, mais finos e alguns até desenvolvidos principalmente para o alisamento na raiz dos cabelos. Ou seja, as opções e as finalidades das pranchas alisadoras são inúmeras.

Chapinha - Como usá-la corretamente!

O tempo de aquecimento necessário para a chapinha aquecer corretamente varia de acordo com o aparelho. O tempo de aquecimento varia bastante dependendo da resistência da prancha alisadora. No entanto, a maioria dos modelos de chapinhas alcançam a temperatura ideal em apenas trinta segundos. Ideal para as mulheres que necessitam de rapidez, praticidade e eficiência devido o dia-a-dia corrido e agitado.

Dicas para melhor utilização da Chapinha

  • Lave os cabelos e enxágue-os com cuidado para evitar que restos de shampoo e condicionador acumulem nos cabelos.
  • Tire toda a umidade dos cabelos apenas com ajuda de uma toalha, o cuidado deve ser o mesmo se a sua chapinha for apropriada para os fios molhados, nada de usá-la com o cabelo pingando água.
  • Antes de usar a chapinha aplique sob os fios um protetor térmico para evitar os danos do calor em contato com os cabelos.

Chapinha - Como usá-la corretamente!

  • Alguns especialistas recomendam o uso da chapinha em uma temperatura que não passe os 180 graus. Por isso, fique atenta a temperatura da sua prancha.
  • Recomenda-se aplicar um reparador no comprimento do cabelo, principalmente após o procedimento, ou seja, depois de ter feito a chapinha. Aplique um reparador de pontas à base de silicone.
  • Na hora de começar o processo de alisamento com a chapinha, divida os cabelos em mechas de dois a três dedos para facilitar o uso da chapinha e tornar o seu tempo mais ágil. Comece utilizando-a da nuca, passando a prancha da raiz até as pontas. Cuidado com os movimentos da chapinha, não é recomendado passá-la varias vezes na mesma mecha e nunca deixe a prancha parada em uma mecha por um tempo prolongado, pode queimar os fios do seu cabelo.

Chapinha - Como usá-la corretamente!

  • Hidratação é a palavra certa quando nos referimos aos cabelos lisos com ajuda da chapinha. Muitos produtos para hidratação exigem apenas três minutos do seu banho e podem ser encontrados facilmente em mercados e lojas de cosméticos. Portanto, não se esqueça deles, pois a hidratação é muito importante para manter os cabelos sempre lindos.

Facebook NadaFrágil.com.br

5 respostas para “Chapinha – Como usá-la corretamente!”

  1. nataxa alícia disse:

    adorei mim ensinou muita coisa na verdade ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  2. Fernanda disse:

    Sim , utilizei essa técnica em meus cabelos e adorei o resultado .
    Beijos linda espero que tenha gostado do blog .
    Até mais u.u

  3. gabyy negah disse:

    ameiiiiii adorei foi llegal de mais sabeer disso

  4. Fernanda disse:

    a minha prancha saiu a camada vermelha que tinha tipo um esmalte sera que posso continuar usando?

  5. jose willian rosa fernandes disse:

    ola sol distribuitor de cosmeticos aqui em goiania gostaria de saber si voce tem uma chapinha digital com 450fenagen eque seja fina e voutagem 220voutis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.