Ícone do site Nada Frágil

Como clarear as madeixas negras?

As mulheres e seu insaciável desejo de renovação. Optar por esmaltes glamourosos, o make do verão, um corpo malhado ou siliconado, renovar seu guarda-roupa  e seu estoque de sapatos? Claro, tudo isso ajuda nas pequenas metamorfoses femininas, mas nada como uma mudança do visual capilar. Desde alternativas mais gradativas  e menos invasivas a modificações mais radicais e reviravoltosas, tudo isso compõe uma necessidade nada frágil da elevação da autoestima feminina e de sua afirmação perante o mundo. Em linhas gerais, as madeixas são o cartão de visita das moças, símbolo de sensualidade e de beleza, objeto de estudos comportamentais: a força está nos cabelos! Somos o Sansão nos novos tempos, por assim dizer.

Mulher com cabelos negros e lindos. Foto: Freepik

Em posse desse instinto de mutação, os fios são modificados em comprimento, na intensidade e  na característica de sua coloração, a tudo se recorre: chapinhas, permanentes, escovas – de todas as naturezas -, clareamentos, cortes com lâminas ou com esqueiros, luzes ou balaiagens. Falemos porém de um dos procedimentos mais rigorosos, só que muito pedido entre as mulheres em todos os salões e centros de beleza especializados: a mudança radical das tonalidades escuras para as mais aloiradas madeixas.

Ao se pensar em tingir o cabelo negro de uma cor mais clara, uma série de dúvidas povoam a nossa mente. É possível fazê-lo e manter os cabelos saudáveis? Consigo alcançar a intensidade desejada em apenas uma operação? Quais os métodos mais eficazes? E os mais baratos? Como tingir os cabelos escuros de claros várias vezes sem agredi-los? Como alcançar a cor desejada com tantos produtos químicos essencialmente prejudiciais às madeixas? Como cuidar para que os fios não fiquem quebradiços, maltratados, opacos e ressecados, ainda que pintados? Irei me arrepender?

Observemos algumas maneiras de se abandonar o visual da morenice para adotar a alcunha de acastanhada, ruivíssima ou loira fatal. Em princípio, preste atenção se o cabelo tem algum antecedente de tintura ou de outro tratamento químico à base de amônia ou não, uma vez que, se isso ocorreu, o processo de pintura dos fios negros será diferente e receberá uma atenção especial. Mas caso os cabelos não tenham sofrido nenhuma espécie de aplicação de tintura anteriormente, basta utilizar nele o tonalizante de sua preferência – fácil e sortidamente encontrado em farmácias e comércios especializados – com tom um pouco mais claro do que a cor desejada, de modo que a variação não interfira na cor obtida no resultado final. Nesse caso, deixe que o produto aja por mais ou menos meia hora nos fios e logo depois tire a tinta com água corrente.

Atenção: Jamais dispense seu cabelo de uma boa hidratação, isso ajudará a manter a cabeleira longe do aspecto maltratado, das pontas quebradiças, duplas, triplas e secas após a aplicação. Dica: Saiba que somente uma aplicação de tonalizante provavelmente não clareará seus fios do modo como você imaginou, aplique outras vezes com um intervalo saudável de uma semana entre os procedimentos.

No caso dos cabelos já quimicamente tratados, é necessário o uso de descolorantes, inevitavelmente. Na ocasião, a técnica é outra: você deverá escolher por uma sequência de aplicações de descoloração para se atingir a cor almejada. Novamente atenção! Os pós descolorantes costumam ser extremamente nocivos às madeixas, mais do que nunca, não recuse as hidratações.

No caso de cabelos já tingidos, embora saibamos que o desejo radical de mudança não costuma ser paciente ou compreensivo, o mais indicado ainda é aguardar que a coloração anterior mais escura dos fios tenha sumido ao máximo com o crescimento e corte dos cabelos, para que então se inicie um processo de descoloração não tão agressivo ou invasivo.

Moça com cabelos castanhos. Foto: Freepik

Dica: Nos dias de hoje, há algumas marcas de xampus, condicionadores e cremes sem enxágue com ação clareadora bastante eficazes para esse fim. É uma interferência mais gradual, porém menos danificadora aos cabelos. Opte também por produtos à base da planta camomila, já que são naturalmente clareadores.

Viu só? A mudança radical no clareamento de seus fios negros não é um bicho de sete cabeças. Metamorfosear-se é tudo! É apenas preciso ficar atenta aos modos mais saudáveis de se clarear os seus fios. Troque ideias com as profissionais de beleza sobre tinturas e suas tonalidades, nunca economize na escolha de seu tonalizante, compre a marca que tiver todos os avais de qualidade e estiver mais de acordo com sua preferência e necessidade da vez.

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile