Ícone do site Nada Frágil

Dicas para Organizar uma Reforma em Sua Casa

Modificar algo dentro de casa pode ser um sonho: repaginar o visual do ambiente em que moramos pode dar uma verdadeira injeção de ânimo, além de nos fazer gostar ainda mais do nosso cantinho. Mas fazer uma reforma pode também ser uma verdadeira dor de cabeça, em algumas situações… principalmente se alguns cuidados não forem tomados. Separamos algumas ideias básicas de como organizar uma reforma eficiente, rápida e com pouca sujeira – sim, é possível!

Confira e anote nossas dicas antes de arregaçar as mangas!

Mulher calculando gastos com reforma. Foto: Freepik

1. Coloque tudo no papel

Anote as mudanças que quer fazer em cada cômodo. Inclua todos os planos, desde as adaptações menores até as obras maiores. Defina o que será prioridade e faça a compra do material. Comprar muitos produtos de uma vez só pode gerar um desconto generoso, mas lembre-se que alguns produtos não podem ser comprados com muita antecedência, para não estragar.

Faça uma planilha para controlar seus gastos. Isso é importante para não estourar seu orçamento e também para ter em vista o progresso da obra. Anote tudo, cada gasto planejado e também cada produto imprevisto que você teve de adquirir.

2. Na hora de ir às compras…

Se tiver orçamento disponível, contrate um especialista para te ajudar na hora das compras. Ele é capaz de dar ótimas dicas de fornecedores e também sugerir materiais que sejam duráveis e mais em conta.

Se decidir fazer esta parte sozinha, lembre-se de pesquisar muito. Utilize a Internet para checar e comparar preços e também visite lojas físicas para conhecer bem o produto.

Mulher com rolo de pintura na mão sentada na cadeira. Foto: Freepik

3. Serviço profissional – sempre!

Busque o serviço de profissionais qualificados para realizar sua reforma. Não use preço como único fator determinante na hora de escolher a pessoa certa para te ajudar. Às vezes, o barato sai caro. Peça referências a conhecidos, busque informações e, se possível, visite lugares em que a pessoa já tenha atuado, para conhecer de perto seu trabalho.

E depois da contratação, sempre que possível, vistorie o trabalho. Procure observar se os materiais estão sendo usados de maneira correta, se o cronograma acertado está sendo cumprido e sempre tire dúvidas a respeito do andamento da obra. Lembre-se que a casa é sua e você é a principal interessada em vê-la “perfeita”.

4. Prepare a sua casa

Reforma é sinônimo de sujeira, certo? Então, cuide de seus móveis, pisos e revestimentos com carinho.

Retire cortinas, tapetes, adornos de vidro, quadros e qualquer outro tipo de objeto que corra o risco de quebrar. Deixe os cômodos que estão de fora da reforma bem fechados para que não entre pó.

No chão, espalhe carpetes e lonas para evitar que o assoalho fique riscado. Cubra as peças de mobília com plástico bolha e papel ondulado para afastar surpresas desagradáveis.

5. Limpeza final

Você pode contratar uma equipe especializada em limpeza, ou organizar sozinha essa parte. Com relação ao entulho, nunca jogue esse tipo de resíduo em terrenos ou espaços abertos – isso é errado e pode até dar multa. Há empresas especializadas em retirar todo o lixo diretamente no local da obra.

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile