NadaFrágil.com.br

Dicas para organizar quarto pequeno com charme e utilidade


Milena Costa

Quem vai precisar se organizar em quarto pequeno pode achar que é impossível. Lógico que nós queremos tudo lindo e confortável. Mas às vezes não dá para ter tudo o que queremos, afinal o espaço é pequeno.

Por isso nesse artigo vamos falar sobre como organizar quarto pequeno com muito charme. É legal ter uma decoração de bom gosto, desde que esteja acompanhada de utilidade. Para não transformar o lugar em um espaço soterrado de coisas e que seja difícil de se mover nele.

quarto pequeno

Prefira cores claras

Mesmo quem é fã de cores bem vibrantes e mais das mais escuras. Optar por cores mais claras pode ser o ideal. Isso por que realmente as cores claras dão uma sensação de mais espaço. Branco, cinza ou bege claros são boas opções.

Se você quiser mais cores pode usá-las nos objetos. Um criado mudo colorido, almofadas coloridas. Isso pode trazer ainda mais estilo para o seu quarto pequeno. Tudo isso sem deixar de manter o quarto com cara de mais espaçoso.

O que você realmente usa

Quanto mais espaço mais o ser humano tende a acumular coisas. Mas nem sempre todas as coisas que temos são realmente úteis ou importantes. Vale a pena dar uma averiguada em todas as suas coisas.

O que você realmente gosta e usa, o que é importante e que cabe no espaço, pode ficar. Mas aquelas coisas que você tem por ter pena de jogar fora. Todas as aquelas roupas que você só tem dó de se desfazer, mas não usa. Ou todas aquelas coisas que você não usa, mas foi alguém que te deu.

Vale a pena fazer aquela faxina. Fique com o que tem utilidade para você. Com as coisas que você realmente gosta, as coisas que você gosta de usar. O que não se encaixar nessa descrição, doe, venda ou jogue fora.

Prateleiras

quarto pequeno

Aproveite as paredes. Faça prateleiras de uma forma que você possa aproveitar esse espaço. Nelas você pode colocar decoração, coisas importantes do trabalho. Até mesmo guardar suas coisas.

Sejam coisas pessoais, objetos, produtos, até mesmo roupas e outros objetos. As prateleiras, quando dispostas da forma certa podem ajudar muito e são perfeitas para guardar suas coisas sem atrapalhar o espaço de passagem.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre desapego material e como se livrar do desnecessário

Menos é mais

Essa frase é perfeita para tudo na vida. Você quer consumir menos e ser mais consciente sobre o que consome? Às vezes só queremos economizar e parar de gastar com coisas desnecessárias.

Essa é uma boa chance de fazer isso. Quer gastar menos ou consumir de forma mais consciente? Comece levando o necessário para o seu quarto pequeno e deixando para trás o que não precisa.

quarto pequeno

Com o tempo você vai começar a se adaptar e a levar para a sua vida não apenas o que cabe, mas apenas o que você precisa e que é importante para você. E isso não significa que seu quarto pequeno será feio. Dá para decorar de forma simples com alguns quadros, luminárias bonitas e almofadas coloridas, por exemplo. Faça do jeito que mais tem a ver com você.

Espaço embaixo da cama

Quem tem aquela cama vazada em baixo pode optar por gavetas ou até caixas bonitas em baixo dela. Assim você economiza espaço e tem um local para guardar suas coisas. Principalmente para quem tem muitas coisas e não quer ou não pode se desfazer.

Investindo em aproveitar esse espaço que fica ali escondido, você pode economizar espaço de passagem. E pode até mesmo reduzir prateleiras, para quem prefere paredes mais livres. Caixas organizadoras são uma ótima ideia.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como usar organizadores para arrumar casa

Closet aberto

quarto pequeno

O closet aberto pode ser ótimo para espaços pequenos. Mas é preciso cuidado, se você tem muita coisa pode ficar bagunçado. Quem quer se jogar de cabeça no quarto pequeno transformando sua vida para se adaptar a novidade pode gostar.

Uma arara e uma cômoda. Às vezes uma arara suspensa em uma prateleira também pode ser uma boa ideia. Alguns organizadores com nichos também são legais. Procure inspirações e tente adequar a ideia ao espaço que você tem.

Móveis planejados

quarto pequeno

Quem puder optar por móveis planejados tem uma vantagem. Adequando o móvel ao seu espaço fica tudo mais fácil. Você pode fazer um móvel que fique na cabeceira da sua cama com nichos e prateleiras.

Um mezanino também é uma boa ideia. Nesse caso requer mais planejamento e também será preciso ter um quarto com o teto alto. Se for possível, então essa ideia é um ótimo investimento.

Aproveite para ler também sobre como organizar o banheiro com muito charme

Cuidado com a circulação

Dica muito importante! Por mais que a gente queira deixar tudo lindo e cheio de estilo. É importante ter cuidado com a circulação. O quarto pequeno traz essa preocupação. Para evitar esbarrar nos móveis e se machucar é preciso ter atenção a isso.

Tente deixar a circulação o mais tranquila possível. Assim você vai evitar problemas e tem todo o cuidado para deixar tudo tranquilo e fácil de passar. Portanto quem andar pelo quarto, mesmo pequeno, não vai se sentir sufocado.

quarto pequeno

Espelhos

Espelhos no quarto pequeno ajudam muito a aumentar a sensação de espaço. Se você prefere um guarda roupa pode optar por um com espelhos nas portas completas. Dando a sensação de mais espaço.

Os espelhos grandes ajudam muito a deixar o ambiente com cara de mais espaçoso. Então se você gostar de espelhos essa é uma boa ideia para deixar seu quarto pequeno parecendo um pouco maior.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *