Ícone do site Nada Frágil

Os benefícios do colágeno são realmente comprovados?

colageno

Os benefícios do colágeno são propagados como milagrosos. Mas será que há provas de que essa substância realmente deixa a pele mais bonita. E nas articulações, ele realmente beneficia?

O colágeno, que é encontrado nos ossos, cartilagem e pele de animais (incluindo vacas, frango e peixe) tem ganho cada vez mais popularidade. Ele é vendido em forma de pó e está presente em barras de proteína, doces e bebidas.

Mas consumir produtos à base de colágeno realmente faz diferença? O colágeno não é encontrado apenas em animais, o corpo humano também o produz. De fato, ele é a proteína estrutural mais abundante no corpo humano.

Ele é o componente principal do tecido conjuntivo. Está presente em nossos ossos, tendões, ligamentos, cabelo, pele, órgãos, músculos e veias. Nosso corpo fabrica colágeno a partir de aminoácidos, que consumimos em alimentos ricos em proteínas.

Pesquisas mostram que outros nutrientes estão envolvidos com a produção de colágeno, como cobre e vitaminas A e C. Pigmentos de plantas chamados antocianidinas também contém colágeno. Esses pigmentos são encontrados em alimentos com coloração vermelha, roxa e azul.

Conforme o corpo envelhece, ele produz menos colágeno. Daí surgem as rugas flacidez e enfraquecimento das juntas.

Alguns maus hábitos também interferem na produção de colágeno. Fumo, álcool e exposição ao sol são prejudiciais nesse sentido.

Mas se o corpo produz colágeno, é útil consumi-lo? A resposta não é tão óbvia e simples. Alguns especialistas dizem que quando você ingere colágeno, ele é absorvido como um aminoácido.

Em outras palavras, ingerir colágeno não é diferente de ingerir alimentos ricos em proteínas. Porém, sem muitas pesquisas sobre os benefícios do colágeno, o processo de ingestão e absorção não é conhecido por completo.

O que a ciência diz sobre os benefícios do colágeno?

Em um estudo de 2014, o efeito do colágeno hidrolisado foi analisado na pele de mulheres. entre idades de 35 a 65 anos, 69 mulheres participaram do estudo.

Um grupo tomou o suplemento uma vez por dia por 8 semanas. O segundo grupo tomou um placebo. As mulheres do grupo que ingeriu o colágeno exibiu muitas melhoras na comparação com o segundo grupo.

Um mês depois do fim do estudo, os efeitos ainda eram bem melhores em mulheres mais velhas. Quanto à hidratação da pele, não houve diferenças significativas. Um outro estudo focalizou os benefícios para dores nas juntas.

Com 147 atletas homens e mulheres, o estudo durou 24 semanas e usou colágeno hidrolisado. O grupo que consumiu a substância registrou menos dor. As situações avaliadas foram: em repouso, andando, levantando, em pé e carregando objetos.

Apesar dos resultados positivos, é difícil saber se a ingestão traz todos os benefícios do colágeno como as embalagens dizem.

É possível, no entanto, estimular a produção de colágeno com alguns tratamentos. Leia mais sobre o assunto em nossa matéria sobre microagulhamento: perfuração com agulhas rejuvenesce?

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile