Ícone do site Nada Frágil

Saiba tudo sobre o Sedentarismo

O sedentarismo está envolvido na vida de muitas pessoas e, praticamente se torna impossível viver sem ele nos dias de hoje. Será que você é uma pessoa sedentária? Pois então, você vai descobrir isso no decorrer deste artigo.

O que é o sedentarismo?

O sedentarismo é definido pela falta de atividade física, podendo afetar até mesmo a saúde da pessoa. Quando falamos em falta de atividade física, não necessariamente está ligada a pratica esportiva.  Atividades regulares como limpar a casa, caminhar, funções profissionais que exigem esforço, não são classificadas como sedentarismo, isso são atividades de rotina. O sedentarismo acontece quando uma pessoa gasta poucas calorias com atividades físicas.

Foto: Freepik

O sedentarismo pode levar a sérios fatores de ricos, principalmente fatores relacionados ao aparecimento de doenças, tais como hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos.

Portanto, podemos concluir que praticar atividades físicas é uma questão de saúde. Fazer qualquer tipo de exercícios após os 30 anos, não se torna uma escolha e sim uma obrigação. O corpo foi feito para estar sempre em movimentos, assim como os órgãos também necessitam dos movimentos para funcionarem perfeitamente.

O uso da tecnologia facilita ainda mais para levar as pessoas ao sedentarismo, principalmente os adolescentes.

Primeiramente, para combater o sedentarismo e ter uma vida saudável é preciso consultar um nutricionista e/ou um personal trainers. Depois, é preciso mudar alguns hábitos do cotidiano, como trocar o elevador pelas escadas, andar de bicicleta, caminhar ou mesmo levar o cachorro para passear. Qualquer uma dessas atividades simples do dia a dia  já é um exercício físico que estimula o bem-estar tanto físico como mental.

Pessoas que sofrem com o sedentarismo podem começar com atividades moderadas que podem ser conseguidas de diversas formas. Por exemplo, lavar carro, lavar janelas ou chão, jogar vôlei, jogar futebol, caminhar, pedalar, dançar, praticar atividades como: hidroginástica, natação, jogar basquete, pedalar, pular corda, subir escada, enfim… Existe uma variedade enorme de exercícios físicos que as pessoas sedentárias podem estar fazendo.

Quando uma pessoa é considerada sedentária?

Foto: Freepik

Embora a maioria das pessoas associe o sedentarismo com a falta de atividades físicas, a medicina define o sedentarismo como uma pessoa que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais, que podem ser atividades simples do cotidiano, como uma faxina da casa, a ida a pé ao trabalho, a padaria, ao mercado e etc. Uma pessoa sedentária não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana com atividades físicas.

Embora a realização de atividades físicas no dia a dia represente uma boa melhora no quadro de sedentarismo, os médicos recomendam a realização de atividades físicas com exercícios de intensidade moderada, como uma caminha vigorosa durante 60 minutos por dia, por exemplo. Essa pratica permite a manutenção para um peso e corpo saudável, prevenindo esse cidadão da obesidade e trás maiores benefícios a saúde em geral.

Os perigos e consequências do Sedentarismo

Benefícios das atividades físicas

As pessoas idosas são as que mais se beneficiam com as atividades físicas, pois fortalecem os músculos, reduz o risco de quedas e fraturas de ossos, além de aumentar a capacidade de o idoso viver mais independente.

Quanto aos adolescentes, as atividades físicas melhoram a força, constroem os músculos e diminuem o risco dessa pessoa sofrer com obesidade. Além disso, ajuda o adolescente a construir ossos fortes para o resto da vida.

Foto: Freepik

Já as pessoas que fazem dieta, a pratica de atividade física é fundamental, principalmente porque ajuda a queimar calorias e preserva a massa muscular eliminando somente a gordura do corpo. Essencial para quem deseja emagrecer e manter um corpo saudável.

Pessoas que vivem com depressão, mau humor ou ansiedade, a atividade física regular ajuda a melhorar o humor, aliviar a depressão e proporcionar um melhor bem-estar tanto físico como mental.  A boa noticia é que pessoas com deficiência física também podem e devem se beneficiar com a prática de atividades físicas, pois melhora a forma muscular e a resistência, dando uma melhor qualidade de vida para essa pessoa.

Cuidado com o Sedentarismo

A pessoa sedentária deve procurar imediatamente um médico para iniciar uma atividade física regular. No caso de pessoas com problemas cardiopatas, diabéticos, hipertensos e portadores de doenças vasculares, é muito importante procurar um especialista para fazer todos os exames necessários nesses casos.

Confira abaixo algumas dicas bem simples para começar a dar o primeiro passo e deixar o sedentarismo de lado. São movimentos simples que você pode fazer no dia-a-dia, veja:

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile