Ícone do site Nada Frágil

Veja os tipos de papel de parede para decorar sua casa

O papel de parede está sendo cada vez mais utilizado pelas pessoas na hora de decorar a casa. É possível encontrar uma estampa que esteja de acordo com a personalidade de cada um e deixar a casa com a cara do dono. Antes, muitos se limitavam a colocá-lo apenas nos quartos. Mas hoje o papel de parede pode ser usado em qualquer parte da casa sem medo.

Com a tecnologia que temos hoje é possível encontrar um papel de parede que tenha desenhos em alto relevo ou até mesmo imagens que ofereçam a impressão de um lugar maior. Ele pode servir tanto para a estética quanto para algo mais funcional ajudando em funções acústicas e térmicas do ambiente.

Sala decorada com papel de parede colorido. Foto: Freepik

Saiba como escolher: papel de parede x papel contact?

Vantagens do papel de parede

Não é incomum encontrar pessoas que sejam alérgicas ao cheiro forte das tintas. O primeiro ponto positivo do papel de parede é justamente esse: ele é facilmente instalado, não deixa sujeira, resíduo de qualquer produto ou mesmo aquele cheiro que fazem muitos espirrar o dia inteiro.

O papel de parede consegue também ser mais resistente às intempéries do tempo que muitas tintas e também oferece uma grande facilidade na hora de limpar. Hoje, é possível encontrar diversos produtos de higienização em supermercados específicos para esse tipo de higienização.

Veja mais dicas para decoração de ambientes pequenos.

O que levar em conta na hora de instalar

Prepare a parede

Para que o papel de parede fique bem instalado e com perfeição, a parede deve ser preparada. Retire qualquer irregularidade, texturas diferentes ou buracos que elas apresentem. Paredes que apresentem problemas com infiltração não podem receber o papel antes de resolver o problema.

Aguarde o término das obras

A colocação do papel de parede deve ser, sempre, a última etapa das obras. Isso dará uma garantia de que ele não seja estragado por qualquer acontecimento, como por exemplo, a quina de uma mesa passar na parede e rasgar o papel. Você terá que retirar ele por completo e chamar mais uma vez uma pessoa para instalá-lo.

Confira também nossas dicas de almofada de sofá para sala.

Saiba escolher o tipo

Os papéis de parede não diferem entre si apenas nos desenhos e nas cores. O material com o qual ele é fabricado poderá ter grande influência na sua escolha e será feito de acordo com o ambiente no qual ele será instalado. Vejamos:

Papel de parede de tijolinho. Foto: Freepik

Modo de aplicação

Não existem apenas cores, texturas e tipos de papel diferentes. O modo de aplicação também pode ser diferente e isso influencia no efeito que você deseja dar àquele ambiente. As condições em que a parede se encontra e o quanto você pode gastar com ele também definirão o tipo de aplicação:

Calcule a quantidade

Alguns fabricantes vendem por metro outros, por rolo. Para não haver desperdício de material você só precisa seguir uma dica bem simples: pegue uma fita métrica e comece a medir todo o ambiente sem deixar de considerar o rodapé ou o acabamento de gesso que pode ter. Também é importante pedir sempre um pouco a mais caso seja necessário refazer alguma área que não ficou muito boa.

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile