O papel de parede está sendo cada vez mais utilizado pelas pessoas na hora de decorar a casa. É possível encontrar uma estampa que esteja de acordo com a personalidade de cada um e deixar a casa com a cara do dono. Antes, muitos se limitavam a colocá-lo apenas nos quartos. Mas hoje o papel de parede pode ser usado em qualquer parte da casa sem medo.

Com a tecnologia que temos hoje é possível encontrar um papel de parede que tenha desenhos em alto relevo ou até mesmo imagens que ofereçam a impressão de um lugar maior. Ele pode servir tanto para a estética quanto para algo mais funcional ajudando em funções acústicas e térmicas do ambiente.

tipos de papel de parede
Sala decorada com papel de parede colorido. Foto: Freepik

Saiba como escolher: papel de parede x papel contact?

Vantagens do papel de parede

Não é incomum encontrar pessoas que sejam alérgicas ao cheiro forte das tintas. O primeiro ponto positivo do papel de parede é justamente esse: ele é facilmente instalado, não deixa sujeira, resíduo de qualquer produto ou mesmo aquele cheiro que fazem muitos espirrar o dia inteiro.

O papel de parede consegue também ser mais resistente às intempéries do tempo que muitas tintas e também oferece uma grande facilidade na hora de limpar. Hoje, é possível encontrar diversos produtos de higienização em supermercados específicos para esse tipo de higienização.

Veja mais dicas para decoração de ambientes pequenos.

O que levar em conta na hora de instalar

Prepare a parede

Para que o papel de parede fique bem instalado e com perfeição, a parede deve ser preparada. Retire qualquer irregularidade, texturas diferentes ou buracos que elas apresentem. Paredes que apresentem problemas com infiltração não podem receber o papel antes de resolver o problema.

Aguarde o término das obras

A colocação do papel de parede deve ser, sempre, a última etapa das obras. Isso dará uma garantia de que ele não seja estragado por qualquer acontecimento, como por exemplo, a quina de uma mesa passar na parede e rasgar o papel. Você terá que retirar ele por completo e chamar mais uma vez uma pessoa para instalá-lo.

  Cheiro forte de animais, como tirar da casa

Confira também nossas dicas de almofada de sofá para sala.

Saiba escolher o tipo

Os papéis de parede não diferem entre si apenas nos desenhos e nas cores. O material com o qual ele é fabricado poderá ter grande influência na sua escolha e será feito de acordo com o ambiente no qual ele será instalado. Vejamos:

  • TNT: esse tipo de papel imita um tecido e a sua higienização deve ser feita com detergente.
  • Tradicional: tem como principal componente a celulose, ou seja, é de fato um papel. Por este motivo o ideal é que seja colocado em ambientes secos como salas e quartos. Banheiros, cozinhas e varandas pedem outro tipo de papel.
  • Vinílico: ele é fabricado em PVC e ao contrário do material tradicional é muito resistente à umidade. Possui alta durabilidade e é muito fácil de ser lavado.
tipos de papel de parede
Papel de parede de tijolinho. Foto: Freepik

Modo de aplicação

Não existem apenas cores, texturas e tipos de papel diferentes. O modo de aplicação também pode ser diferente e isso influencia no efeito que você deseja dar àquele ambiente. As condições em que a parede se encontra e o quanto você pode gastar com ele também definirão o tipo de aplicação:

  • Teto: apesar de se chamar “papel de parede” ele pode ser aplicado também no teto. Esse tipo de aplicação é bastante usado para quartos de crianças por possuir desenhos que brilham no escuro.
  • Todas as paredes: aqui a melhor escolha é aquela que não se torne uma poluição visual. Por exemplo, utilizar um papel completamente vermelho para por na sala não é uma boa ideia. Além de deixá-la mais escura, com o tempo você acabará enjoando da cor. Por isso, os tons pastéis são os mais indicados para esse caso.
  • Uma parede: assim como as texturas em tinta é muito comum que você queira o papel de parede apenas em uma das paredes do cômodo. Neste caso você pode brincar com cores mais fortes e até mesmo utilizar texturas em alto relevo e estampas.
  Diferenças entre Armário Planejado, Embutido e Closet

Calcule a quantidade

Alguns fabricantes vendem por metro outros, por rolo. Para não haver desperdício de material você só precisa seguir uma dica bem simples: pegue uma fita métrica e comece a medir todo o ambiente sem deixar de considerar o rodapé ou o acabamento de gesso que pode ter. Também é importante pedir sempre um pouco a mais caso seja necessário refazer alguma área que não ficou muito boa.

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

  1. Para a decoração do quarto das crianças alguma dica de como trabalhar o papel de parede? Uso os personagens porém não fica com a aparência que eu quero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui