Ícone do site Nada Frágil

Como Escolher um Perfume

O perfume, além de ser um excelente presente, todo mundo gosta de sair bem perfumado para onde for. Cada um tem uma preferência especial quando se trata de perfumes: tem os cítricos, florais, amadeirados e outras classificações que ajudam o comprador a escolher o perfume que mais combina consigo. Mas será que você sabe mesmo como escolher um bom perfume?

A maioria das pessoas escolhem um perfume pelo seu aroma inicial, o que é completamente errado. Aquele cheiro delicioso que exala logo após que a tampa é retirada não é o aroma verdadeiro dele. Não é esse o perfume que vai ficar fixo na sua pele, então nada de escolher perfume desse jeito. Mas e qual a maneira certa afinal de contas? É bem mais simples do que você imagina.

Escolhendo o perfume ideal – Foto: Freepik

História do Perfume

Se tem alguém aí que acha que os perfumes foram inventados em Paris, está enganado! O primeiro traço de perfume na história foi no Antigo Egito, 2.000 a.C. que era utilizado apenas pelos faraós e membros importantes do palácio. Não era usado apenas nos banhos, mas também nos ambientes para reduzir o ar seco e árido do deserto. Já no século IX um árabe resolveu investigar mais a fundo lançando um livro com 107 receitas de perfume e alguns ingredientes utilizados nelas tiveram o seu nome consagrado até os dias de hoje.

Mas foi, definitivamente na França, que o perfume conseguiu um grande avanço até se tornar um produto requintado e capaz de alcançar altos padrões e preços inimagináveis. Foi lá que as pesquisas nessa área se tornaram grandiosas e fizeram da França a capital dos perfumes. É desse país que saem os perfumes mais desejados por todos. Apenas algumas gotinhas é capaz de perfumar durante dias.

Passando perfume no pescoço – Foto: Freepik

Como escolher um bom Perfume?

A primeira coisa que você deve olhar quando escolhe um perfume é o seu poder de fixação. Como você já deve ter notado, alguns perfumes fixam por apenas algumas horas e outros podem ser sentidos durante todo o dia mesmo depois do banho. É claro que estes são mais caros, pois possuem mais extrato do que álcool e por isso duram muito mais tempo na pele. Você deve observar na embalagem no produto alguns nomes que vão te dar a dica da quantidade de essência que ele leva consigo:

Escolhendo o perfume ideal – Foto: Freepik

Notas

Existem outros detalhes que você precisa conhecer na hora de comprar um perfume. Sabe aquele cheiro que logo aparecer quando você prova um perfume? Aquele cheiro é chamado de nota de saída ou de cabeça. Normalmente são feitas de ingredientes frescos e cítricos como o limão, a laranja, bergamota, pinho e eucalipto.

Leia também: Conheça os perfumes femininos mais vendidos.

Aqui é a nota mais importante. A nota de coração ou de corpo é o principal ingrediente do perfume. O aroma dessa nota é a principal da fragrância, é mais encorpada e é a que permanece quando o aroma inicial evapora. São formadas principalmente a partir das flores, especiarias como a canela e folhas.

Já as notas de fundo são as que garantem o poder de fixação que os fracos dizem ter. Ela é que vai permanecer e se espalhar através da corrente sanguínea e te deixar com um cheiro delicioso o dia inteiro. Na hora de comprar o seu perfume, olhe na caixa quais são os ingredientes usados para fazer essa nota. Elas são formadas basicamente por resinas, madeiras e até ingredientes de origem animal.

Escolhendo o perfume ideal – Foto: Freepik

Dicas extras para escolha do perfume!

Agora que você já sabe como comprar um bom perfume e escolher qual o correto para cada ocasião, fique por dentro de umas dicas que vão fazer o seu perfume durar muito mais na sua pele:

Agora sim você está devidamente preparada para usar o seu perfume da melhor forma possível. Lembre-se: os perfumes cítricos duram menos e amadeirados e doces possuem maior duração. Outra coisa importante para saber na hora de aplicar é tomar um pequeno cuidado com o vício terrível de esfregar o perfume no corpo. Não tem nenhuma necessidade disso, além do mais, dessa forma as moléculas aromatizantes são quebradas modificando a composição do perfume na pele.

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile