Ensaio fotográfico: como escolher o melhor profissional

Todos gostam de ter os bons momentos registrados, principalmente quando uma grande ocasião está para acontecer. De uns anos para cá, fazer ensaios fotográficos virou uma verdadeira febre: ensaio fotográfico para casamento, noivado, batizado, após o nascimento de um filho, antes de um aniversário, entre várias outras opções que a imaginação permitir.

Mas qual o motivo de tudo isso? O amplo uso das redes sociais como o Facebook, Instagram e outros, as pessoas postam cada vez mais sobre suas vidas. Desta forma, podemos concluir que nunca as fotos foram tão compartilhadas e vista por tantas pessoas, conhecidas ou desconhecidas.

A questão aqui é que, por mais que a sua câmera seja altamente profissional, você não foi preparado para ser um fotógrafo. Não sabe pegar os ângulos de forma correta, encontrar as melhores posições para uma foto perfeita. Portanto, encontrar um bom profissional que faça isso, vale cada centavo.

Veja algumas dicas de como deixar a cerimônia de casamento perfeita.

Escolhendo o profissional para ensaio fotográfico

Aprenda a pesquisar

Tudo nessa vida exige pesquisa. Antes comprar qualquer produto ou serviço faça a sua. Peça portfólios, currículos e marque uma reunião com eles para saber qual é o real estilo de cada um e peça ideias sobre como fazer as fotos. Dependendo do que cada um disser, você conseguirá identificar qual deles realmente pegou “o espírito da coisa”.

Não olhe pelo preço

É claro que se você possui um orçamento em mãos, não pode ultrapassá-lo, porém, contratar o serviço mais barato pode dar uma grande dor de cabeça e você acabar tendo que refazer todo o serviço. Analise os trabalhos anteriores e peça o contato de outros clientes para saber a opinião deles.

  Casamento Mini Wedding: Tendência Moderna para seu Casamento

Tire todas as dúvidas

Pergunte, mas tudo mesmo o que precisar. Se possível, antes da reunião com o fotógrafo faça uma lista de perguntas para não esquecer de absolutamente nada. Lembre-se: você está selecionando alguém para um trabalho, é uma entrevista de emprego. Veja a forma de entrega do produto, horários para chegar, o material das fotos, tudo!

Faça um teste

Tente reunir todos os profissionais do ensaio que se envolverão com a parte visual dele: o pessoal do vídeo, da iluminação e também o fotógrafo. É muito importante que a equipe consiga trabalhar em harmonia para que um possa complementar o trabalho do outro.

Fale com outros clientes

É muito comum a contratação de serviços por indicação de amigos e parentes. Por exemplo, quando você precisa ir ao médico, você, normalmente, pede indicação a algum conhecido. O mesmo pode acontecer com o fotógrafo. Porém, ainda assim, pesquise outros clientes. As coisas podem ter dado certo com um e erradas com outro.

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

  1. Olá Calila, gostei bastante de ler esse conteúdo, sou fotógrafo e estou buscando entender melhor meus clientes.
    Em algumas das dicas que você deu, eu creio que já consigo facilitar a vida de meus clientes, procurando colocar o máximo de informações que consigo em meu site (www.pentagonix.com.br), como apresentação da equipe, informações sobre as características dos serviços e prévia dos preços. Em outros aspectos, ainda preciso melhorar, talvez facilitar a forma como os clientes podem entrar em contato para tirar dúvidas.
    Enfim, obrigado pelo texto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui