Ícone do site Nada Frágil

Depilação com Lâmina: Verdades e Mitos

Hoje em dia existem diversas maneiras de fazer depilação e eliminar os indesejáveis pelo nas sua pele. Algumas funcionam muito bem para determinadas partes do corpo, outras nem tanto. Há quem prefira a cera, os cremes depilatórios ou simplesmente a lâmina – seja por opção ou falta de tempo mesmo, já que é com certeza o método mais rápido (e barato) que existe, perfeito para aquelas horinhas em que você precisa ficar livre dos pelos rapidamente!

Tida como “vilã”, muitas vezes a lamina é deixada de lado, já que vários mitos circundam o uso da mesma. Entre as “acusações” mais comuns estão a de que os pelos encravam, a duração da depilação é ínfima, a pele fica machucada, etc. Mas afinal o que é verdade e o que é mito na hora de utilizar a lâmina? Fizemos uma lista para tirar de vez as suas dúvidas e acabar com qualquer mito depilatório. Vamos lá!

Mulher deitada na cama com as pernas depiladas. Foto: Freepik

1. A pele da axila escurece com a depilação com lâmina?

Infelizmente, isso é verdade. A depilação deixa a pele ligeiramente mais escura, mas vale lembrar que isso acontece com qualquer método depilatório. A lâmina é mais propícia de ocasionar pruridos ou cortes, deixando a pele marcada ou mais suscetível, mas é normal que uma área depilada várias vezes, como as axilas, escureçam.

Utilize sempre cremes hidratantes e desodorantes que contenham em sua fórmula calmantes para a pele e que ajudem a clareá-la.

2. É obrigatório depilar no sentido do crescimento do pelo?

Não exatamente. Você pode se depilar no sentido contrário dos pelos (por exemplo, na perna, comece de baixo para cima) também. Já nas axilas, o ideal é observar de que maneira você se sente mais confortável em tirar os pelos. Como eles não seguem exatamente uma direção certa, a maioria das mulheres depila de cima para baixo. Na virilha, opte pelo sentido de crescimento dos pelos, para evitar que encravem.

3. Utilizar lâmina nova machuca a pele, o ideal é utilizar lâminas antigas.

Isso é mito. O ideal mesmo é utilizar sempre lâminas novas. As lâminas usadas “sem corte” aumentam o risco de pelos encravados e irritações. Além disso, elas te obrigam a passar o aparelho mais de uma vez no mesmo local para a retirada do pelo. A lâmina nova só precisa ser passada uma única vez, agredindo menos sua pele.

4. A depilação com lâmina não dura muito tempo.

Em parte, isso é real. Os pelos não são retirados pela raiz, então seu crescimento aparenta  realmente ser mais rápido. O ideal é utilizar esse método no dia a dia, quando se quer praticidade.

Mulher segurando lâmina de depilação. Foto: Freepik

5. Depilar com lâmina favorece pelos encravados?

Antes de depilar a pele, é importante fazer uma esfoliação leve e uma limpeza com água morna. Isso é primordial para que a depilação – seja lá de qual método for – não agrida demais sua pele. É assim também que você evita os indesejáveis pelos encravados.

6. Esse método de depilação faz os pelos crescerem mais grossos?

Definitivamente não. Na verdade temos essa impressão porque a lâmina elimina apenas a parte fina do pelo e quando ele volta a crescer, você tem a sensação de que ele engrossou. O que não acontece com a cera, por exemplo, que tira o pelo até sua raiz.

Outras dicas importantes:

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile