Ícone do site Nada Frágil

Dicas Para Uma Alimentação Saudável

Ter uma alimentação saudável seja qual for a sua idade é primordial para garantir a manutenção da saúde e bem estar. Engana-se quem pensa que somente adultos e idosos necessitam de uma alimentação adequada, as crianças são as que mais precisam de uma boa alimentação para garantir um crescimento saudável e o desenvolvimento fisiológico.

Mulher comendo comida saudável – Foto: Freepik

A alimentação vem sendo uma preocupação constante, seja pela falta de alimentos saudáveis, ou pelo tipo de comida que as pessoas estão ingerindo. Somente escolher os alimentos certos não basta, para ter uma alimentação saudável é preciso escolher os alimentos na quantidade certa e nos componentes certos e, em cada etapa da nossa vida.

O tipo de comida que colocamos para dentro do nosso corpo tem uma grande influência na nossa saúde e no bem estar. Por exemplo, se uma pessoa tem um hábito de comer alimentos saudáveis, além de praticar atividades físicas, reduz-se e muito o risco dessa pessoa desenvolver algum tipo de doença relacionada à má alimentação, como doenças do coração, diabetes e câncer, por exemplo. Mas também alimentar-se de forma adequada protege o nosso organismo contra infecções.

Para uma alimentação ser considerada saudável ela precisa ser composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, mas também deve ser rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta bastante diversificada, de preferência que contenham todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. A forma como você prepara os seus alimentos também influência e muito no risco de contrair doenças. Ao fritar, grelhas ou preparar carnes na brasa em temperaturas bem elevadas, por exemplo, podem ser criados diversos compostos que podem aumentar o risco de câncer de estômago.

Mulher com um prato bem balanceado – Foto: Freepik

Por isso, os métodos de cozimento que usam temperaturas baixas são as escolhas mais saudáveis para você e para a sua saúde. De preferência, prefira os alimentos cozidos a vapor, na fervura, ensopados, guisados, cozidos ou assados. Confira abaixo diversas dicas para você seguir uma alimentação saudável.

Leia também nosso artigo sobre os melhores chás para emagrecer, ou confira nosso texto sobre a dieta da proteína.

Realizar de 5 a 6 refeições por dia

O nosso corpo necessita de todas as refeições, desde jejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Todas essas refeições precisam ser feitas de três em três horas. Ótimas opções de lanche entre as principais refeições são as frutas secas, por exemplo, damasco, banana, uva, maçã e abacaxi. Além das frutas oleaginosas, como nozes, castanhas, pistache, amêndoa e avelã.

Abranger cereais integrais no cardápio

Vários tipos de cereais – Foto: Freepik

Existem muitos produtos simples que consumimos ao longo do dia que podem ser facilmente substituídos por versões integrais, Por exemplo, arroz, pão e macarrão integral. Mas existem alimentos que podem ser incluídos em nossas refeições como aveia, centeio, cevada e amaranto. Esses alimentos são riquíssimos em fibras que causam saciedade, além de auxiliar no controle dos níveis de glicose e colesterol.

Comer frutas, verduras e legumes

Grande variedade de alimentos saudáveis – Foto: Freepik

As frutas, verduras e legumes não podem ficar de fora do cardápio de qualquer individuo, devem ser ingeridas diariamente.  Além, se serem fontes de vitaminas e minerais, estimulam o sistema imunológico, protegendo o nosso organismo contra vírus e infecções. De preferência para as preparações cozida, assadas e grelhadas. Evite frituras.

Diminua o consumo de carnes gordurosas

As carnes vermelhas e carne de porco são ricas em gorduras saturadas. A gordura saturada não é adequada para uma alimentação saudável, além de não fazer bem para o nosso organismo. Por isso, é mais aconselhável o consumo de carnes magras, como peixe e peite de frango, por exemplo.

De preferência para os óleos vegetais

Mulher colocando azeite na comida – Foto: Freepik

Óleos vegetais são ricos em gorduras insaturadas. Ao contrário da gordura saturada, a insaturada trás muitos benefícios para o nosso organismo, além de auxiliar na redução dos níveis de colesterol.  Prefira o azeite de oliva, extra virgem, óleo de linhaça, óleo de macadâmia, óleo de canola, óleo de gergelim, entre outros.

Evite produtos embutidos

Geralmente, os alimentos industrializados são ricos em sódio, açúcar e gordura trans. Ou seja, todas essas substâncias se ingeridas em excesso, com certeza serão bastante prejudiciais ao seu organismo.

Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes

Mulher se recusando a beber algo alcoolico – Foto: Freepik

Se por acaso não houver tempo para preparar um suco natural de frutas, a melhor opção é optar pelos sucos prontos orgânicos ou chás gelados. Nunca prefira os refrigerantes ou bebidas alcoólicas. Com certeza o suco de frutas será mais benéfico a sua saúde, além de ser mais refrescante do que as outras bebidas.

Evite consumir líquidos durante as refeições

Ingerir líquidos durante as refeições pode dificultar o processo digestivo do organismo, causando gases e constipação. Além disso, inibe a perda de peso.

Não exagere no sal dos alimentos

Use apenas temperos, como ervas aromáticas para realçar o sabor dos alimentos. Jamais espalhe o sal pela comida toda, isso é um veneno para a saúde. Prefira as ervas como, alecrim, orégano, açafrão, cominho e tomilho.

Evite açúcar

Colocando adoçante no café – Foto: Freepik

O consumo exagerado de açúcar pode prejudicar a sua saúde. Utilize adoçantes naturais, pois possui baixo índice glicêmico, além de contar minerais como, ferro, cálcio, potássio e magnésio.

Coma em lugares calmos

Pode parecer bobagem, mas fazer as refeições em lugares calmos pode fazer muito bem para a saúde. Lembre-se, uma boa mastigação estimula o centro da saciedade, fazendo com que você se satisfaça com quantidades menores de comida. Evite comer em frente à televisão ou do computador.

Beba muita água

O mais aconselhável é ingerir cerca de 8 a 10 copos de água todos os dias. Dessa forma, você estará garantindo uma hidratação adequada para o seu corpo, além de melhorar o funcionamento do intestino e facilitar a filtração do sangue.

Pratique atividades físicas

Bom, essa dica já estão todos cansados de saber. Praticar exercícios físicos regularmente previne a obesidade. Além de melhorar a circulação sanguínea, oxigenação e aumentar a disposição e resistência do individuo.

Mulher praticando pilates – Foto: Freepik

Dicas importantes…

Uma alimentação saudável não se pratica de repente, mas é sem dúvidas uma opção que você pode optar no seu dia-a-dia. Confira abaixo alguns segredos para manter um corpo com um bom funcionamento por anos e anos, veja:

Para abrir seu apetite veja abaixo algumas fotos de deliciosos e saudáveis alimentos:

[nggallery id=427]

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile