Ícone do site Nada Frágil

Dieta Detox – Uma Semana de Reeducação Alimentar

Você percebe que exagerou no fim de semana e está se sentindo pesada nos outros dias? Isso não é bom: significa que você ingeriu substâncias demais e em sua maioria, extremamente calóricas e pouco saudáveis.

Que tal tentar fazer um cardápio diferenciado por uma semana? Além de ser super benéfico, a reeducação alimentar ajuda a perder peso sem perder a saúde.

E você ainda vai ficar se sentindo muito mais leve e disposta de verdade, pronta para trabalhar mais e melhor, além de ficar com o humor nas alturas.

Conheça também a dieta do limão, a dieta dos carboidratos e também nosso artigo especial sobre as melhores dietas.

Mulher anotando informações sobre dieta. Foto: Freepik

Para começar

Três coisas precisam ser lembradas de antemão:

Controle as suas compulsões

Afaste-se de alimentos salgados por natureza e nada de temperar saladas e cozidos com muito sal. Você já deve ter percebido que o sal “vicia” e é praticamente impossível consumir alimentos sem a adição do mesmo. Isso acontece porque quanto mais se consome sal, mas o corpo deseja a consumi-lo. Reduzir o sal é essencial para prevenir a retenção de líquido e consequentemente, o inchaço.

Só para você ter uma ideia de como a coisa é mesmo séria, basta saber que a hipertensão (pressão alta) é a doença vascular que mais causa mortes no mundo. Em abril, durante a comemoração do Dia Mundial da Saúde, a OMS apelou fortemente para que as pessoas reduzam o consumo de sal no dia a dia.

Durante esta semana, ao experimentar alimentos com menor (ou nenhuma adição) de sal, é normal que você sinta estranheza: mas saiba que é perfeitamente possível temperar sua comida com ervas frescas e hortaliças, azeite, tomilho, cebola, alho, limão… e então é bem provável que você perceba que o sal nem faz tanta falta assim.

Doces e produtos industrializados ficam de fora

Durante a sua semana de “detox”, alimentos industrializados como congelados e embutidos devem ficar de fora. Outra tentação são os doces, que também devem ser abolidos. Para evitar a vontade de beliscar uma bobagem, alimente-se a cada três horas e quando for hora da sobremesa, prefira investir em uma fruta ou gelatina light.

Para os lanches entre as refeições, escolha chás, vitaminas e sucos de frutas como melão e melancia.

Conheça também a dieta dos doces.

Mulher usando fita métrica na cintura. Foto: Freepik

Almoço e Jantar “do bem”

Consuma salada: escolha verduras de cor verde escuro e também opte por legumes de cores variadas. Fique com o arroz integral, que é mais saudável que o branco, feijão cozido e carne branca como peixe assado ou cozido.

Se for almoçar fora, lembre-se que não deve abrir mão de sua reeducação alimentar, mesmo no restaurante. Procure estabelecimentos que ofereçam opções saudáveis de pratos.

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile