Ícone do site Nada Frágil

Marca pessoal: Fortaleça nas redes sociais

Para que você fortaleça sua marca pessoal através das redes sociais é bom ficar por dentro das melhores práticas para este fim. Afinal, não basta ter um perfil bonito com boas fotos publicadas… É preciso entreter o seu público alvo da maneira correta, para que a interação aconteça e você seja lembrada pelos seus posicionamentos positivos.

Mas como fazer isso? O que levar em conta? Veja neste guia tudo o que você precisa saber sobre este importante assunto e prepare as suas mídias sociais para 2021!

Fortaleça sua marca pessoal através das redes sociais

Fortaleça sua marca pessoal através das redes sociais com um passo a passo super simples. Garanta autenticidade, recorrência e uma boa identidade visual e desfrute dos resultados. Veja como:

Mulher com celular na mão navegando nas redes sociais. Foto: Freepik

Marca pessoal: Tenha uma identidade visual de qualidade – é assim que você será lembrada

O primeiro passo para que você fortaleça sua marca pessoal através das redes sociais é criando uma imagem que faça com que as pessoas logo lembrem de você. Afinal, não dá para publicar mil coisas sem uma identidade visual, não é mesmo?

Pois você até poderá engajar os seus seguidores em seus conteúdos, mas, se eles não encontrarem características em sua identidade visual, podem não associar a publicação a você, e isso não é uma coisa lá muito interessante.

Primeiro porque você estaria sim atingindo as pessoas, mas sem o reconhecimento. Segundo porque se você quer fortalecer a sua imagem, é porque quer ter ela associada à coisas positivas que você publica, não é mesmo?

Mãos abaixo de diversos ícones de redes sociais. Foto: Freepik

Por isso, você deverá construir uma identidade visual para você. Vale apostar em logo, cores, fontes, enfim. Até mesmo a forma como você interage e escreve os seus textos faz parte da identidade. Pare e pense sobre isso antes de simplesmente criar uma enxurrada de conteúdos nas mídias sociais, ok?

Veja também: O que você deve evitar nas redes sociais durante o fim de ano

Marca pessoal: Saiba qual é a mensagem que você quer passar para o mundo

Ter em mente qual é a mensagem que você deseja passar para o mundo é uma das formas mais eficientes para que você fortaleça sua marca pessoal através das redes sociais:. Você precisa saber sobre o que você quer falar, quando quer falar e para quem você quer falar.

É claro que como as redes sociais são suas, você pode publicar o que desejar, no momento que se sentir à vontade. Porém, se o intuito é realmente trazer um público engajado, é de suma importância que você não caia no erro de não manter uma conexão cronológica com o público.

Ele precisa saber sobre o que você costuma falar, quais são as dicas, reflexões e pensamentos que você apresenta em sua rede. Apenas dessa maneira é que você poderá fortalecer a sua imagem para determinada área.

Grupo de amigos com celular na mão enquanto usam redes sociais. Foto: Freepik

Vamos a um exemplo? Se você quiser, por exemplo, que as empresas, clientes e pessoas lhe conheçam por ser uma ótima administradora, então é importante construir conteúdos voltados para este ramo.

Qual é a mensagem que você quer passar? Que a administração de uma empresa é a perna direita dela? Ou que com a administração é possível crescer? Ou ambos? Pense sobre isso e alinhe tudo que será mencionado e publicado nas suas redes.

Veja mais: Home Office: Dicas de decoração e organização para quem trabalha em casa

Fortaleça sua marca pessoal através das redes sociais: Crie conteúdos para o seu público

Ao partirmos da dica acima, você deverá criar conteúdos para o seu público. Sim, parece óbvio, mas vamos pensar um pouco mais profundamente sobre isso?

Quando mencionamos criar conteúdos para o seu público, não estamos falando de temas, mas sim, da maneira que você fará essa criação de conteúdo.

Ou seja, é importante que você saiba conversar a linguagem do seu público, e não a linguagem da rede social. Como por exemplo, há quem construa conteúdos para a web apenas pensando nos buscadores. Assim, criam mensagem muito robotizadas, para que os motores de busca encontrem determinado conteúdo.

Amigas juntas enquanto uma segura o ícone do LinkedIn. Foto: Freepik

Na prática, o motor de busca pode até encontrar, mas, quando o seu cliente ou visitante chegar ao seu conteúdo e se deparar com coisas muito “rebuscadas” e até “confusas”, ele simplesmente sairá correndo!

Por isso, sempre quando você sentar para escrever ou produzir algo para os seus clientes, pense em como você poderia conversar com ele de uma maneira mais leve. Evite todos aqueles excessos apenas para mostrar que você sabe algo… Mas sim, procure uma linguagem adequada para o seu público.

Acredite, as pessoas priorizam quem cria conteúdos REAIS, ao invés de IRREAIS e baseados em coisas muito técnicas apenas para demonstrar conhecimento. Afinal, as redes sociais ainda servem de interação, e não de escola a distância!

Veja também: Inglês ou espanhol: Qual idioma é mais importante para o currículo?

Fortaleça sua marca pessoal através das redes sociais: Seja consistente em suas publicações

Depois de fazer todo o seu planejamento estratégico, é preciso que para que você fortaleça sua marca pessoal através das redes sociais, você mantenha uma consistência. Ou seja, não adianta criar uma ótima identidade visual e conteúdos incríveis se você apenas publicar a cada seis meses! Isso não dará consistência para a sua marca pessoal.

Fortaleça sua marca pessoal através das redes sociais: Mulher em frente ao computador concentrada no seu trabalho. Foto: Freepik

Por isso, o ideal é que você monte um cronograma de conteúdos inteligente, que se baseie em um calendário preciso e esquematizado.

Vale você construir da seguinte maneira:

Sabemos que, no começo, pode ser difícil criar a recorrência. Mas acredite: quanto mais você se dedica à esta recorrência, melhores serão os seus resultados.

Veja também: Aprender um Novo Idioma pode Alavancar sua Carreira

Fortaleça sua marca pessoal através das redes sociais: Fuja de polêmicas

Já dizia Lacan: podemos saber o que dissemos, mas jamais o que o outro escutou. E isso é a mais pura verdade!

Por isso, para que você fortaleça sua marca pessoal através das redes sociais, fique longe de conteúdos que possam ter mil interpretações. Especialmente aqueles que envolvem muita polêmica!

Mulher usando seu celular enquanto navega nas redes sociais. Foto: Freepik

É claro que você pode dar a sua opinião sobre determinado assunto, mas esteja ciente que nem todas as pessoas terão a mesma interpretação que você. E, infelizmente, as redes sociais estão repletas de pessoas que não medem as palavras, e podem ofender você por conta disso.

Por conta destes fatores, se o seu objetivo for apenas engajar o seu público, para fins profissionais, fique longe de ideias que possam ser mal vistas. Tente manter certa neutralidade e foque apenas no seu conteúdo. 

Acredite, essa atitude poderá evitar muita dor de cabeça para você.

Leia também: Saiba tudo sobre organização pessoal no trabalho

Fortaleça sua marca pessoal através das redes sociais: Mostre autenticidade – fuja do efeito robô!

Por fim, uma das dicas mais importantes: fuja do efeito robô e tente manter-se o mais autêntico possível. É importante frisarmos que as pessoas buscam se conectar com pessoas nas redes sociais, e não com robôs.

Por conta disso, é importante que as suas fotos, vídeos e publicações sejam feitas de uma maneira autêntica, e não carregada de mil e uma produções.

É claro que você pode tratar as suas fotos e pensar em bons cliques e temas de vídeos, apenas tenha o cuidado de não querer deixar tudo “perfeito demais” e, no fim, acabar criando um efeito nada agradável: o de que você vive em um universo paralelo e irreal!

Mulher sorrindo com o celular na mão enquanto navega nas redes sociais. Foto: Freepik

Pois para você compreender o que estamos querendo dizer, basta observar alguns perfis pela rede que demonstram uma perfeição sem fim. As pessoas, além de saberem que aquilo não é verdade, poderão ainda sentir certo desconforto de consumir este tipo de conteúdo.

Por isso, procure criar uma imagem mais autêntica, que revele quem você realmente é. Não tente enfeitar demais! Lembre-se que quanto mais pessoal e autêntico, maiores serão os seus engajamentos e resultados.

Mostre o seu dia a dia, mostre os seus desafios e soluções diárias, crie uma conexão com pessoas, e não com um mundo irreal. Isso poderá ser a chave para o seu sucesso nas redes sociais.

Leia também:

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile