Principal motivo para mulher empreender e complementar a renda ou atingir a sua independência financeira. Pelo menos, é o que as pesquisas têm apontado sobre o assunto. Afinal, na era da globalização e do desenvolvimento, estamos diante de diversas oportunidades “escondidas” no mercado.

Assim, as mulheres têm demonstrado um olhar mais apurado às oportunidades, e é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Para ler mais tarde: 10 Negócios para empreender individualmente

Principal motivo para mulher empreender e complementar a renda, diz pesquisa

O principal motivo para mulher empreender é complementar a renda, segundo uma pesquisa feita pela MindMiners, encomendada pelo PayPal. A pesquisa tinha por objetivo compreender o comportamento das mulheres diante do empreendedorismo.

mulher empreender  e complementar a renda
Mulher empreendedora no telefone. Foto: Freepik

Para isso, foram entrevistadas mulheres que são donas de e-commerce, que pensam em abrir um e-commerce ou que já tenham aberto em algum momento de suas vidas. A pesquisa contou com a colaboração de 515 mulheres. Todas eram maiores de 18 anos, e faziam parte das classes sociais A, B e C, em todo o país. Os resultados apontam que, em essência, o principal motivo para mulher empreender é complementar a renda, mas, além disso, outros dados foram analisados:

Leia também: Como iniciar a carreira de modelo

  • 21% das mulheres apontam o complemento de renda como incentivo central.
  • 14% enxergam o empreendedorismo como a chance de ganhar mais dinheiro.
  • 11% entendem o empreendedorismo como uma oportunidade de se tornarem independentes.

Daquelas que já possuem o seu negócio próprio, os dados abaixo foram constatados:

  • 20% trabalham com artesanato;
  • 18% com cosméticos ou produtos de beleza; e
  • 15% com roupas.

Independente da área de atuação e do produto oferecido, 76% das mulheres vendem seus produtos apenas em loja online, e o restante também possui loja física. Outro ponto que merece destaque é o de que a maioria das mulheres possuem medo de não conseguirem lucrar com os seus negócios. Para saber mais dados sobre a pesquisa, acesse-a aqui.

Veja também: Como mudar de carreira sem grande estresse

Dicas para mulher empreender e complementar a renda

Que o principal motivo para mulher empreender é complementar a renda, isso ficou evidente com a pesquisa. Porém, é claro que esta não é a única razão. Como mencionamos, o desejo por independência financeira também é um ponto alto que deve ser analisado.

mulher empreender e complementar a renda
Mulher empreendedora com o seu negócio próprio. Foto: Freepik

Considerando isso, trouxemos algumas dicas que poderão auxiliar você, mulher, que deseja começar a empreender, mas ainda possui certo receio. Veja abaixo:

Mulher empreender e complementar a renda na internet pode ser o pontapé inicial

Para você que ainda tem dúvidas quanto à área em que empreenderá, e até mesmo acerca da aceitação do mercado, a internet pode sem dúvidas ser um pontapé inicial. Isso porque os investimentos tendem a ser menores, o que dá margem para que seja mais fácil testar alguns nichos e possibilidades.

Assim, você poderá criar a sua “vitrine virtual”, sem que ter que gastar fortunas com espaço físico, aluguel, etc. Além disso, poderá ter acesso ao feedback dos primeiros clientes, e assim, ir testando o seu trabalho/produto de uma maneira mais eficiente.

Leia também: Cursos profissionalizantes gratuitos

Tenha um foco é a principal dica para mulher empreender e complementar a renda

Muitas pessoas acabam mudando o foco abruptamente, logo no primeiro tropeço, e isso pode ser perigoso. Primeiro porque você poderá simplesmente se aventurar em um novo foco que talvez nem tenha pensado muito sobre, segundo porque você pode estar abandonando uma ideia mais positiva e inovadora.

É claro que isso não quer dizer que você deve simplesmente investir e insistir no “erro”, quando se deparar com muitas “falhas” no caminho. Mas, ao mesmo tempo, é preciso ter em mente que nenhum empreendimento será perfeito do início ao fim. Mas sim, haverá situações em que você irá tropeçar, e isso servirá de alicerce para o seu crescimento.

mulher empreender e complementar a renda
Mulher empreendedora concentrada fazendo anotações importantes. Foto: Freepik

Sendo assim, a dica que damos neste sentido é que você pare e analise o seu erro, juntamente com o seu foco. Pense no motivo de você ter escolhido aquele nicho e aquela forma de trabalhar, e veja os prós e contras sempre que necessário. Por fim, analise o erro e veja o que ele pode lhe ensinar para as próximas tomadas de decisão.

Estudar bastante o mercado é essencial para mulher empreender e complementar a renda

É importante você sempre se manter atualizada e estudar o mercado. Pois embora o principal motivo para mulher empreender é complementar a renda, você precisa ter uma pitada de ambição para sempre seguir em frente, desenvolvendo o seu negócio. Para isso, busque sempre saber mais sobre as tendências do mercado, além de se atentar as inovações que podem fazer parte do dia a dia do seu negócio.

Leia mais: Morar fora para aprender outro idioma: Vale a pena?

mulher empreender e complementar a renda
Mulher empreendedora concentrada no seu trabalho. Foto: Freepik

Para mulher empreender e complementar a renda é importante fazer analise do público que deseja atingir

Por fim, lembre-se que analisar o seu público, de perto, é de suma importância para que seja possível criar uma proximidade mais válida. Afinal, de nada adianta você investir mundos e fundos em marketing online, por exemplo, se você não direcionar ao seu negócio de uma maneira assertiva e efetiva.

Por isso, saiba com quem você está falando, e por qual motivo está falando. Conheça as dores do seu público, para que você seja capaz de vender os “analgésicos”. Antes de simplesmente se aventurar no seu empreendimento, entenda a sua missão, os seus valores e o quanto você poderá mudar a vida do seu público.

Leia também: Abrir um negócio: como pensam os grandes empresários

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui