Ícone do site Nada Frágil

Será que estou trabalhando demais?

Apesar de todas as tecnologias, que deveriam facilitar as nossas vidas, nos tornamos cada vez mais dependentes do trabalho. Algumas mulheres se afundam tanto nele que esquecem de suas vidas pessoais. É claro que em algum momento isso trará consequências ruins e você poderá se sentir sozinha e deixada de lado não apenas pela família como também pelos amigos. Veja a seguir alguns sinais de você está trabalhando demais.

Leia também: Veja como se vestir para uma entrevista de emprego.

Mulher sentada com dores nas costas. Foto: Freepik

A família é a primeira a reclamar

Como ela convive com você é claro que será a primeira a sentir os problemas causados pelo seu excesso de trabalho. Os filhos sentem sua falta e pedem mais a sua presença, o companheiro também reclama que já não existe mais tempo para os dois. Pior ainda, é quando todo o seu estresse causado pelo trabalho é descontado em quem mais te ama. Isso causa inúmeras brigas e você será a única culpada.

Quer economizar ainda mais tempo? Veja nossas dicas para encontrar um bom curso de inglês online.

Que tal umas férias?

Alguns podem até discordar, mas tirar férias também faz parte de ser um bom profissional. Tirar um descanso é de suma importância para recarregar as energias e renovar a criatividade. No retorno ao trabalho você se sentirá mais preparado para encarar os problemas. Ficar mais de uma no sem tirar férias afeta não apenas você e sua família como também o bom desempenho com os colegas.

Como anda a sua saúde?

Você trabalha tanto que não se dá um tempo nem mesmo para ir ao médico fazer exames básicos. Saber como anda a glicose sanguínea, o colesterol e todos as outras substâncias. O ideal é que seja feito um exame geral, pelo menos, uma vez ao ano. Algumas empresas fazem isso com os funcionários, mas como essa atitude é rara, o melhor é que cada um cuide da própria saúde.

Nada de saídas nos finais de semana

Se você precisa sacrificar até mesmo o seu final de semana com os amigos ou com a família, então é melhor pensar duas vezes se esse emprego realmente vale a pena. Os finais de semana não devem ser sacrificados em prol do trabalho. É justamente esses poucos dias que você tem para arejar a mente e ter um tempo só para você, amigos e família. Divirta-se!

Mulher cansada em frente ao computador. Foto: Freepik

Você dorme mal

Dormir mal é um sinal clássico de quem trabalha demais. Primeiro porque você deve passar noites em claro e isso prejudica o sistema do sono. Quando o organismo não tem um horário fixo para dormir é bem possível que você tenha sérios problemas com o sono. Ter horas regulares para dormir e não se preocupar tanto com os problemas do trabalho pode ajudar a ter uma noite mais tranquila.

Sua vida amorosa não vai bem

Você prioriza o trabalho em vez de sua vida pessoal. Seu namorado se sente jogado de lado e em algum momento não vai mais aguentar esse tipo de relacionamento. As brigas se tornam constantes e ele pode procurar outra pessoa para satisfazer os anseios criados pelo relacionamento atual. Depois não adianta chorar o leite derramado.

Tudo demais é sobra. É preciso ter equilíbrio na vida em todas as áreas. Não é preciso deixar de trabalhar para ter uma família feliz ou ter momentos de lazer, muito menos para ter um relacionamento amoro e bons amigos. É preciso saber dosar tudo o que está a nossa volta. Se o trabalho é importante para você cuide para ser uma funcionária indispensável e não o burro de carga dos seus superiores. Você não precisa levar nas costas uma empresa que não é sua.

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile