Em um mundo em que a ditadura da beleza parece cada vez mais forte, se manter em forma se torna uma das exigências a serem seguidas pela mulher moderna. Para isso uma boa dieta e uma rotina de exercícios que mantenham a saúde são essenciais, porém como encaixar o cardápio das dietas existentes na vida corrida que temos?
Para eliminar aqueles quilinhos indesejados acabamos nos privando de tudo que mais gostamos e, por esse motivo, uma hora ou outra perdemos a força de vontade e abandonamos qualquer programa alimentar escolhido, por melhor que ele seja. Mas e se precisássemos restringir nossa alimentação apenas por dois dias e ainda assim emagrecer?
Segundo uma pesquisa recente, realizada por uma instituição britânica que pesquisa formas de combate ao câncer, isso é possível.
Dieta por dois dias funciona?
Para os pesquisadores britânicos envolvidos nessa pesquisa, a dieta dos dois dias está entre as mais eficazes para emagrecer, além de ser mais fácil de seguir do que a grande maioria das dietas existentes.
A pesquisa realizada por esse grupo de cientistas e médicos do Reino Unido acompanhou um grupo de oitenta mulheres durante o período de quatro meses. Estas mulheres foram separadas em 3 grupos diferentes e seguiram dietas diferentes.
O primeiro grupo foi submetido a uma dieta de 1,5 mil calorias diárias durante todos os dias da semana. O segundo grupo fez uma dieta com restrição de carboidratos e consumo calórico de apenas 650 calorias por apenas dois dias da semana. Já o terceiro grupo fez a mesma dieta com restrição de carboidratos, mas sem limitação de calorias.
Os dois grupos que fizeram dieta apenas por dois dias obtiveram uma perda de peso igual, emagrecendo um quilo por semana. Já as mulheres do primeiro grupo, que realizaram a dieta com restrição calórica por todos os dias conseguiram emagrecer dois quilos em um mês, sendo um total aproximado de meio quilo por semana.
Por tanto, para a coordenadora da pesquisa, Michelle Harvie, uma dieta que abranja todos os dias da semana, por limitar a alimentação por um período muito longo de tempo, se torna difícil de seguir, por tanto, mais fácil de quebrar. Sendo assim, uma dieta rigorosa por um período de dois dias durante a semana se torna mais eficaz que uma dieta que se estenda por toda a semana.
O que não posso comer durante a dieta dos dois dias?
Na prática, esta dieta é semelhante à dieta da proteína, ou do doutor Atkins, mas a restrição de carboidratos não ocorre todos os dias como na dieta original. Por não haver um limite calórico a ser seguido, é sempre importante observar quais alimentos são proibidos e fugir deles.
Nós separamos a lista de alimentos mais consumidos pelos brasileiros e que possuem carboidratos, sejam eles simples ou complexos. Também chamados de carboidratos de queima rápida e de queima demorada.
- Leite e derivados
- Mel
- Açúcar
- Melado
- Pão
- Macarrão
- Milho
- Pizza
- Batata
- Cenoura
- Arroz
- Feijão
- Biscoitos
- Salgadinhos em geral
- Lasanha
- Massas em geral
- Doces
- Farinhas e derivados
- Mandioca
- Sagu
- Beterraba
- Ervilha
- Maisena
- Frutas
- Bolos e tortas
- Batata doce
- Cará
- Inhame
Quanto às bebidas, café, chá, suco de limão com adoçante e refrigerantes dietéticos ou os chamados Zero açúcar.
Uma dica para quem deseja seguir qualquer dieta é estar sempre abastecida de tridente ou outras gomas de mascar e balas sem açúcar para fugir da ansiedade nos dias da dieta.
Mas especialistas alertam quem deseja seguir a dieta dos dois dias que é necessário cuidado para não exagerar durante os outros 5 dias da semana, ou todo o esforço não irá adiantar de nada.
E ai? Que tal experimentar essa dieta e ver quais são os resultados? Mas lembre-se de nunca começar dieta nenhuma sem o acompanhamento de um nutricionista ou endocrinologista.
nossa…vou fazer sim… 🙂