Ícone do site Nada Frágil

Alimentos Termogênicos – O que são? E como agem?

Alimentos Termogênicos

Canela em pau. Foto: Freepik

Quem anda “antenado” em boa forma e novidades para emagrecer, com certeza já ouviu falar nos alimentos e bebidas termogênicas. Eles passaram por um verdadeiro boom e estouraram nas prateleiras de farmácias, supermercados e lojas de produtos naturais e fitness. Mas antes de sair por aí comprando tudo o que na cabeça e na TV é melhor se informar primeiro.

Vasilha com pimentas. Foto: Freepik

O que são Alimentos Termogênicos?

Que eles ajudam a queimar aquela gordura a mais, isso todo mundo sabe, mas você sabe como eles funcionam exatamente? A ideia básica é a seguinte: esse tipo de alimento possuem substâncias que dão um pouco mais de trabalho para o nosso corpo fazer a digestão. Por isso, nosso organismo acaba gastando mais energia que de costume para coseguir tirar os nutrientes importantes e eliminar o que não é aproveitado. E essa energia acaba sendo retirada primeiramente dos carboidratos, que é a maior fonte de energia do corpo humano, impedindo que ela se transforme em gordura posteriormente.

Forma de consumo dos Alimentos Termogênicos

Infelizmente não podemos nos animar tanto assim. Muita gente pensa que os alimentos termogênicos vão fazer milagres e que vai perder peso rapidamente, mas a realidade é bem diferente. O primeiro porém é que eles devem ser consumidos com bastante frequência para realmente retornarem algum efeito para o nosso organismo. Comer apenas de vez em quando não vai fazer muita diferença e você começará a se sentir frustrado por estar ingerindo milhares de alimentos diferentes e nada acontece.

Em segundo lugar, só comer os alimentos com frequência também não é o suficiente. É preciso aliar a nova dieta com exercícios físicos e de preferência os aeróbicos. Isso é necessário porque com o aumento da temperatura corporal através da atividade física vai aumentar o desempenho das propriedades dos termogênicos. Ocorre um aumento do metabolismo fazendo com que o corpo precise consumir mais energia para manter as suas funções de maneira adequada.

Em terceiro lugar, a notícia que eu tenho para lhes dar não é nada animadora: consumir alimentos termogênicos, mesmo fazendo tudo maneira correta (comendo com frequência e aliando a isso exercícios físicos), eles só conseguem aumentar de 5% a 10% do consumo de calorias a mais que o metabolismo normal. O que os nutricionistas recomendam é na verdade, aliar esse tipo de alimento à dupla dinâmica: alimentação balanceada e atividade física.

Gengibre. Foto: Freepik

Quais são os alimentos termogênicos?

Provavelmente você já os consome na sua dieta normalmente e nem se dá conta. Veja agora alguns alimentos comuns que possuem essa propriedade: [nggallery id=589]

Contra Indicações dos Alimentos Termogênicos

É preciso ter alguns cuidados para quem quer investir nesse tipo de dieta, afinal de contas tudo demais é sobra. Por acelerar o metabolismo, os alimentos termogênicos possuem contra indicações para certos grupos de pessoas. Um exemplo clássico são pacientes com hipertireoidismo, que já possuem o metabolismo bastante acelerado e a ingestão desse tipo de comida pode piorar bastante a situação. Para os hipertensos e cardiopatas, os cuidados também devem ser redobrados, pois com o aumento do metabolismo o coração precisa trabalhar mais fornecendo maior quantidade de sangue por minuto ao organismo. Assim, o músculo cardíaco pode sofrer uma sobrecarga de trabalho e sofrer um aumento exacerbado da frequência cardíaca.

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile